Trabalho realizado na Escola João Paulo Pio de Abreu (Em Reforma)

Nesta semana iniciamos as aulas, em um pequeno espaço liberado no laboratório de informática iniciamos com as turmas de 7º ano o trabalho com fotonovela, mas afinal...


O que é fotonovela?

Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.

Um pouquinho de história...

No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70, representando a idéia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.

Competências que a atividade permite construir/explorar...

A experiência envolvida na leitura e construção de fotonovelas permite a cada aluno desenvolver, principalmente, suas capacidades de leitura intersemiótica (ler e relacionar imagem e texto), a percepção de efeitos de sentido decorrentes de escolhas feitas em vários níveis (e nas várias linguagens), o desenvolvimento de capacidades inferenciais e uma maior apropriação dos elementos da narrativa. A demanda orientada para a produção permite desenvolver também habilidades referentes à escrita.

Objetivos:

Compreender o que é uma fotonovela, levando em conta suas condições de produção, seus temas típicos, sua estrutura – quadros, fotografia e texto verbal organizados de uma determinada forma -, e o estilo de linguagem utilizado.
Ler narrativas quadro a quadro como a fotonovela
Apreciar este gênero criticamente.
Criar e desenvolver personagens.
Compreender e criar conflito.
Utilizar as estratégias textuais de narração e de produção imagética para criar uma fotonovela.

Explorando as informações anteriores e conversando sobre esse gênero, vimos um vídeo produzido por alunos do 8º ano da EMEF Professor Francisco da Silveira Bueno


disponível no YouTube.



A escola está em reforma, porém, como podemos ver no texto da professora, podemos fazer o trabalho, o importante é "saber onde queremos chegar"


Fica aí uma sugestão...

Originalmente postado aqui pela Professora Patrícia Osório

0 comentários:

Vídeo aula 22 - Criando videos ou apresentações com Imagination no Linux Educacional 4

Nessa vídeo aula mostraremos como é simples utilizar o Software Livre Imagination para criar vídeos partindo de arquivos de imagens e áudio com diversas transições automáticas e/ou aleatórias e exportar para o formato de vídeo .mpg que pode futuramente ser distribuído ou convertido para ser assistido em um DVD de nesa.

Este processo é o que fazemos aqui em Volta Redonda, quando pensamos em fazer uma apresentação onde só queremos exibir imagens com uma música tocando ao fundo e com transições criamos um vídeo ao invés de usar o Impress, deixamos o Software de Apresentação para ser usado quando existir um palestrante e/ou locutor interagindo com os Slides.

Essa é a 22ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

1 comentários:

Atividades em sala

Ensinando com o gcompris

Leitura obrigatória para Professores do ensino fundamental! ( As primeiras atividades dos nossos pequenos )

A primeira versão do Gcompris foi feita em 2000 por Bruno, um engenheiro de software francês. É um software livre e pode ser encontrado em praticamente todas distribuições linux da atualidade. Sem dúvidas trata-se do mais completo projeto de software livre educacional. Possuí excelente suporte aos três idiomas que o EducatuX se propõe a trabalhar, Inglês, Espanhol e Português do Brasil.

A origem do nome GCompris é um trocadilho francês. Em que língua é pronunciado o mesmo que a frase "eu compreendi", J'ai compris

A diversidade de atividades e propostas educacionais para as crianças é enorme, e tem se mostrado muito eficiente dentro das salas de aulas digitais.

A psicopedagoga Sheyla Acioli explica e lista abaixo, as habilidades pedagógicas de cada uma das atividades disponíveis na suite Gcompris.

Leia a matéria inteira aqui

0 comentários:

Ministro defende cumprimento da Lei do Piso em encontro de secretários

Aloizio Mercadante pediu apoio e defesa do cumprimento do piso nacional de salário do magistério e de 1/3 de carga horária para estudo, planejamento conforme Plano Nacional de Educação, na abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Natal. Leia a reportagem na íntegra!

0 comentários:

Rádio Web - Criando Podcast com Audacity

Rádio Web - Criando Podcast com Audacity

Dê vez e voz aos seus alunos!

pinguim fone

"A criança tem direito à liberdade de expressão.
Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."

ARTIGO 13º - CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA


Leiam as matérias disponíveis no Portal do Professor. Várias experiências com a criação de rádio na escola. Esperamos que novos implementadores criem este projeto na sua escola!

Veja também a reportagem sobre o Rio de Janeiro no Portal do MEC


1 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática