Nesta semana iniciamos as aulas, em um pequeno espaço liberado no laboratório de informática iniciamos com as turmas de 7º ano o trabalho com fotonovela, mas afinal...
O que é fotonovela?
Um pouquinho de história...
No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70, representando a idéia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.
Competências que a atividade permite construir/explorar...
A experiência envolvida na leitura e construção de fotonovelas permite a cada aluno desenvolver, principalmente, suas capacidades de leitura intersemiótica (ler e relacionar imagem e texto), a percepção de efeitos de sentido decorrentes de escolhas feitas em vários níveis (e nas várias linguagens), o desenvolvimento de capacidades inferenciais e uma maior apropriação dos elementos da narrativa. A demanda orientada para a produção permite desenvolver também habilidades referentes à escrita.
Objetivos:
Compreender o que é uma fotonovela, levando em conta suas condições de produção, seus temas típicos, sua estrutura – quadros, fotografia e texto verbal organizados de uma determinada forma -, e o estilo de linguagem utilizado.
Ler narrativas quadro a quadro como a fotonovela
Apreciar este gênero criticamente.
Criar e desenvolver personagens.
Compreender e criar conflito.
Utilizar as estratégias textuais de narração e de produção imagética para criar uma fotonovela.
Explorando as informações anteriores e conversando sobre esse gênero, vimos um vídeo produzido por alunos do 8º ano da EMEF Professor Francisco da Silveira Bueno
A escola está em reforma, porém, como podemos ver no texto da professora, podemos fazer o trabalho, o importante é "saber onde queremos chegar"
Fica aí uma sugestão...
Originalmente postado
aqui pela Professora Patrícia Osório
0 comentários: