Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Nossa aula de hoje foi uma revisão e conclusão do desafio lançado na aula anterior:
Partindo do código para acender 1 LED, os alunos teriam que construir, em primeiro momento, somente a digitação do código para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds.
Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.
Um exemplo do esquema de ligação de cinco (5) LEDs ao Arduino
Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
int luz11 = 11;
int luz9 = 9;
int luz7 = 7;
int luz5 = 5;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);
pinMode(luz9, OUTPUT);
pinMode(luz7, OUTPUT);
pinMode(luz5, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
digitalWrite(luz9, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9
digitalWrite(luz7, HIGH); // aqui eu acendo o pino 7
digitalWrite(luz5, HIGH); // aqui eu acendo o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(luz11, LOW); // aqui eu apago o pino 11
digitalWrite(luz9, LOW); // aqui eu apago o pino 9
digitalWrite(luz7, LOW); // aqui eu apago o pino 7
digitalWrite(luz5, LOW); // aqui eu apago o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação que possa simular um "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Dica: Comecem pelo LED verde (SIGA), depois passe pelo LED amarelo (ATENÇÃO) e finalize com o LED vermelho (PARE), agora continuem, tendo em vista que um Semáforo deve funcionar 24 por dia.
No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES).
Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula.
Veja as fotos que tiramos em nossa 3ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 3 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial que foi ministrada pelas professoras Marília, Márcia e Elaine, uma vez que a Coordenação se encontrava participando do FLISOL 2013 no Rio de Janeiro.
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