Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Em nossa 5ª aula tratamos de:
1 - Fizemos uma revisão da explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando o Pisca-Pisca do LED com Potenciômetro" e colocamos o mesmo para funcionar.
Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino
Código de programação LED e o Potenciômetro na IDE do Arduino
Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
// e informando as possiveis variaveis que usarei
int led = 9;
int potenciometro = 2;
int tempo = 0;
void setup() {
// Aqui eu digo que o pino escolhido e de saida
pinMode(led, OUTPUT);
}
void loop() {
// Leitura do valor do potenciômetro que é usada como delay
tempo = analogRead(potenciometro);
digitalWrite(led, HIGH); // aqui eu acendo o pino
delay(tempo); // temporizo a piscada com potenciometro
digitalWrite(led, LOW); // aqui eu apago o pino
delay(tempo);
}
2 - Partimos então para o projeto "Controlando o Brilho do LED com Potenciômetro", onde a ideia era controlar a intensidade do brilho em que o LED iria ser aceso, enquanto o potenciômetro fosse girado para esquerda ou para direita (0 ou 1023).
Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino
Código de programação LED e o Potenciômetro na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
// e informando as possiveis variaveis que usarei
int led = 9;
int potenciometro = 2;
int tempo = 0;
void setup() {
// Aqui eu digo que o pino escolhido e de saida
pinMode(led, OUTPUT);
}
void loop() {
// Leitura do valor do potenciômetro que é usada como delay
tempo = analogRead(potenciometro);
tempo = tempo / 4
digitalWrite(led, tempo); // aqui eu acendo o pino com o valor do Potenciometro
}
3 - Continuando nossa aula, agora vamos controlar a acendimento dos LEDs pelo teclado, usando o Monitor Serial do Arduino, ou seja, ao digitarmos uma ou mais teclas especificadas durante a programação, os LEDs deverão apagar ou acender.
Um exemplo do esquema de ligação dos 3 LEDs ao Arduino
Código de programação dos 3 LEDs ao Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro
//VRlivre
//Virmal_divx
//Controlando LEDs pelo teclado
int ledPin1 = 13;
int ledPin2 = 11;
int ledPin3 = 9;
void setup(){
Serial.begin(9600);
pinMode(ledPin1, OUTPUT);
pinMode(ledPin2, OUTPUT);
pinMode(ledPin3, OUTPUT);
}
void loop(){
char tecla;
tecla = Serial.read();
// se pressionado "g" liga o led1
if(tecla == 'g')
{
digitalWrite(ledPin1, HIGH);
}
else
//Se pressionado "h" liga o led2
if(tecla == 'h')
{
digitalWrite(ledPin2, HIGH);
}
else
//Se pressionado "j" liga o led3
if(tecla == 'j')
{
digitalWrite(ledPin3, HIGH);
}
else
//Se pressionado "d" desliga todos os leds
if(tecla == 'd')
{
digitalWrite(ledPin13, LOW);
digitalWrite(ledPin11, LOW);
digitalWrite(ledPin9, LOW);
}
delay(1000);
}
Os desafios da semana foram:
1 - Os alunos devem, caso tenham e desejarem doar, carrinhos e outros brinquedos a pilha quebrados ou danificados e que os mesmos devem ser trazidos para a nossa aula (SÁBADO), onde vamos juntar essas doações ao nosso cantinho das peças recicláveis.
2 - Escrever e trazer escrito, no papel, um código fonte para acender e apagar 8 LEDs, usando o teclado para controlar os mesmos individualmente.
Veja as fotos que tiramos em nossa 5ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
Em breve... assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 5ª aula presencial
... em breve ...
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