Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 8
Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Em nossa 8ª aula tratamos de:
Controle de servo motor, usando código e através do uso de potenciômetro como controlador de movimento. Partimos para apresentação aos 5 grupos, de vídeos sobre o tema e sobre material que deverá ser usado no desenvolvimento do projeto de conclusão desta primeira fase de nosso piloto, onde os alunos e seus respectivos professores de cada grupo, deverão criar, discutir, executar e demostrar o projeto em funcionamento. Vejam abaixo o material do potenciômetro e servo motor, vocês verão que é bem simples.
Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor ao Arduino
Código de programação do Servo Motor com o Arduino
Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Projeto - movimento esquerda e direita automático no ServoMotor #include <Servo.h> Servo servo; int value = 0; void setup(){ servo.attach(9); } void loop() { for(value = 0; value <= 180; value+=5) { servo.write(value); delay(30); } for(value = 180; value >=0; value-=5) { servo.write(value); delay(30); } }
Um exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro ao Arduino
Código de programação do Servo Motor + Potenciômetro com o Arduino
Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Projeto - Movimento esquerda e direita no ServoMotor com Potenciômetro
#include <Servo.h>
Servo servo;
int potpin = 0;
int val;
void setup()
{
servo.attach(9);
}
void loop()
{
val = analogRead(potpin);
val = map(val, 0, 1023, 0, 180 );
servo.write(val);
}
Outro exemplo do esquema de ligação do ServoMotor + Potenciômetro + Energia ou alimentação externa ao Arduino
As ideias para os 5 Projetos 1 - Professora Michelle - Piano Arduino
Observação: os vídeos e projetos foram encontrados na web e deixamos aqui o agradecimento e os devidos créditos, que devem ser dados aos seus criadores e desenvolvedores.
Veja as fotos que tiramos em nossa 8ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
A professora Regina, do 1º período, conversou com sua turma sobre a
apresentação de encerramento do ano letivo de 2019, que teria de ser mais
especial do...
*Mulheres*
*Pablo Neruda*
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervos...
No último dia 24/11 aconteceu em nossa escola a manhã "Sou coruja mesmo".
Um evento dedicado aos avôs e avós. Foi emocionante ver nossa escola
completa...
Folclore Brasileiro Aprendendo a fazer um bilboquê
A turma do 2º ano recebeu a presença da mãe da aluna Lara que ensinou a
fazer o brinquedo bilboquê com ...
*O que é a Campus Party?*
Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em
rede do mundo. Um encontro anual realizado desde...
Para ensinar as partes do corpo em Inglês, a profª Natália fez com os
alunos do 2º ano de escolaridade vários jogos e músicas.
Dessa forma os alunos aprende...
Nossa eleição para a escolha da equipe diretiva com chapa única aconteceu
no dia 22/11 das 7h às 19h.
As professoras Alessandra Ventura (diretora geral) e R...
Uma das atividades escolhidas pelos alunos foi aprender mais sobre como
fazer animações e jogos. Para isso usamos o programa Scratch. Aqui alguns
exemplos...
Os alunos do 1º Período 01, do CMEI Iracema Leite Nader concluíram o
Projeto de Trabalho "Vamos combater a Gripe H1N1". O produto final desse
projeto foi e...
A nossa exposição e feira de ciências foi um sucesso! Parabéns pelo
sucesso e empenho de todos os profissionais e alunos da nossa escola por
esse sucesso!...
*Informações do Produto:*
Cofrinhos personalizados para aniversário, casamento, datas comemorativas e
eventos em geral.
Pode ser montado de acordo c...
*Trabalhando a importância da natureza *
*com as turmas dos sétimos anos.*
*" Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um
tomas...
Queridos alunos do 9º ano, a pedido da Professora Ana Lúcia estamos
disponibilizando a prova do SAERJ/2013 para que vocês possam estudar para a
prova deste...
Durante esta semana, os Mediadores Tecnológicos estão se apresentado às
escolas e realizando levantamento de dados, para propor ações, de uso das
TICs, em ...
Hoje estava pensando sobre como tem sido legal e motivador o uso do blog
com meus alunos.
É muito bom senti-los interessados e realizados em ver seus trabal...
*BULLYING*
*Bullying *é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere
a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, int...
Estamos trabalhando com diversos mini-cursos e cursos na área da
Informática Educativa. Se você entrar na seção de Vídeos encontrará
diversas sugestões q...
0 comentários: