O mundo comemora os 25 anos da Web
Os usuários da Web em todo o mundo compartilham mensagens de aniversário com a hashtag #web25 para marcar o dia em que Tim Berners- Lee inventou a World Wide Web
12 de março de 2014. Hoje, em todo o mundo, as pessoas estão se unindo ao inventor da Web, Tim Berners- Lee para desejar feliz aniversário pelos 25 anos da World Wide Web. Para marcar a ocasião, todos estão convidados a compartilhar mensagens de felicitações em redes sociais usando a hashtag #web25. As mensagens selecionadas serão publicadas em um cartão de aniversário virtual no site webat25.org.
Berners-Lee e duas organizações próximas a ele - a World Wide Web Foundation e o World Wide Web Consortium, também chamarão as pessoas a tomar medidas para proteger e melhorar a Web aberta em 2014.
Lembrando o tema do seu famoso Tweet durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, Berners-Lee disse “Isto é para Todos”:
“Os bilhões de usuários da Web são o que a fizeram grande. Espero que muitos deles juntem-se a mim hoje para comemorar este importante marco. Eu também espero que este aniversário desencadeie uma conversa mundial sobre a nossa necessidade de defender os princípios que fizeram da Web um sucesso. É preciso desbloquear o potencial inexplorado da Web. Eu acredito que podemos construir uma Web que seja realmente para todos: uma Web que seja acessível a todos a partir de qualquer dispositivo e que capacite todos nós a alcançar nossa dignidade, direitos e todo o nosso potencial como seres humanos. Conte-nos seus sonhos para a Web com #Web25.”
Proposta em março de 1989, a Web tem transformado a forma como o mundo se comunica, cria e colabora. Mais de duas em cada cinco pessoas no mundo estão agora ligadas à Web, muitas vezes divididas geograficamente e socialmente. A cada minuto, elas enviam uns aos outros centenas de milhões de mensagens, compartilham 20 milhões de fotos e trocam pelo menos US$ 15 milhões em bens e serviços. O sucesso da Web pode ser atribuído ao seu desenho original, como um sistema descentralizado e uma arquitetura aberta que qualquer um poderia ajudar a construir.
No entanto, o verdadeiro potencial da Web aberta como uma ferramenta para o empoderamento em todo mundo ainda precisa ser realizado, e pode diminuir se os principais desafios não forem resolvidos. Ao longo de 2014 e posteriormente, Berners-Lee buscará engajar os usuários da Web, empresas e decisores políticos no debate crítico de questões como:
- Como podemos conectar as quase três em cada cinco pessoas em todo o mundo que ainda não estão conectadas à Web?
- Regulamentação da Internet está muito disputada em terreno mundial e nacional. Que novas soluções inclusivas podem evitar os danos de uma Web fragmentada?
- A nossa capacidade de usar a Web para falar e organizar coletivamente está sob ameaça de censura e vigilância, qualquer usuário online está ameaçado por cibercrimes. Como podemos atender a sociedade de necessidades crescentes de liberdade e privacidade online, bem como de segurança?
- Globalmente, menos de 10% do conjunto de dado-chave do governo têm sido abertos gratuitamente para re-uso online, limitando drasticamente o empoderamento de inovação da Web em áreas como a melhoria do transporte público e a luta contra a corrupção. Que medidas podem ser tomadas para despertar o verdadeiro poder dos dados abertos?
- A Plataforma Web aberta deve ser capaz de se expandir para atender a indústria que demanda por interoperabilidade, mobilidade e desempenho em dispositivos conectados de todas as formas e tamanhos. Como vamos enfrentar os desafios colocados por essa diversidade?
- Como vamos promover um rico ecossistema de diversidade e inovação a longo prazo, ao invés de jardins murados menos férteis?
“Se queremos uma Web verdadeiramente para todos, então todos devem ter um papel na formação de seus próximos 25 anos”, Berners-Lee concluiu.
0 comentários: