Orientações para os implementadores sobre o planejamento
Após visitas e leitura dos planejamentos estamos disponibilizando dois exemplos para que os implementadores comparem com seu planejamento e faça as devidas correções para o terceiro bimestre.
- O planejamento dos Anos Escolares devem conter os objetivos e conteúdos de informática (software ou ferramentas dos softwares), porém a integração com as disciplinas e/ou projetos devem estar presentes;
- Cada Ano de escolaridade deverá apresentar conteúdos diferentes de informática e/ou seu aprofundamento (ferramentas dos softwares). Ex: Projeto Primavera atividades diversas e não a escola toda fazendo as mesmas atividades/conteúdos ( Tuxpaint/ Impress). O ideal é diversificar o trabalho nas turmas ou ano de escolaridade.
- turma A - animação;
- turma B - vídeo;
- turma C - áudio;
- turma D - Scratch - animação, jogos;
- turma E - folder/jornal;
- turma F - Criação de jogos - JClic;
- turma G - HTML;
- turma H - .....;
- Otimizar o tempo das aulas, verificando se os objetivos e os conteúdos propostos de informática (ferramentas dos softwares), no bimestre , são aplicados no cronograma das aulas. Ex.: Objetivo: "Trabalhar com vários recursos do Scribus", porém no cronograma de 10 aulas apresentam apenas uma ou duas aulas com a utilização do Scribus" - Texto retirado de um planejamento. Quais seriam os vários recursos do Scribus?
- Os conteúdos mínimos propostos, servem como referência para os implementadores;
- O planejamento é ferramenta de organização do trabalho do implementador, quanto melhor planejado, melhor será o resultado!
- Seguir as orientações do Projeto IAESMEVR.
0 comentários: