Muitas escolas estão realizando o Projeto Olimpíada 2016 e os implementadores estão atuando neste trabalho.
Na oficina, oferecida pelo implementador João Paulo, vocês puderam vivenciar a organização de uma aula. Ter uma pasta com todos os arquivos que serão utilizados pelos alunos naquela aula ou projeto, sejam eles: áudios, imagens, vídeo e etc.....
Lendo alguns planejamentos estamos orientando:
- Ter duas ou mais aulas para pesquisa de imagens sobre olimpíadas ou qualquer outra coisa durante as aulas ...Esta atividade é um desperdício de tempo.
- O professor deverá salvar as imagens previamente e disponibilizá-las na pasta de aulas.
- Assistir vídeos também é uma atividade que deve ser realizada com a turma toda, possibilitando maior otimização do tempo.... Parceria com a sala de aula, substituições etc.
- Focar em determinado aplicativo durante o bimestre. Evitar duas aulas de tuxpaint, duas aulas de Write, duas aulas Scratch, duas aulas de vídeo... total 8 aulas.Neste modelo nenhum aplicativo é trabalhado direito.... Parece uma colcha de retalhos.... Criar trabalhos com início , meio e fim.
- Criação de vídeo/ Imagination é diferente de Edição de Vídeo. Edição pressupõe cortar, juntar, retirar áudio,transições e etc....
- Evitar que todas as turmas/ano de escolaridadde realizem o mesmo trabalho. É importante diversificar.
- Atender aos pedidos dos professores, 6º ao 9º, otimizando as aulas destinadas ao desenvolvimento de projetos, fora das aulas regulares. Isto é para evitar que os alunos só fiquem usando Impress e "pesquisa na Internet".
- Na programação das aulas colocar apenas o quantitativo de cada grupo.... Não repetir aula1 Grupo 1.. Aula 2 Grupo 2... Se cada grupo terá 4 aulas, fazer o planejamento das 4 aulas e não 8 aulas;
0 comentários: