A
utilização do celular como recurso pedagógico
Mocinho
ou bandido? O celular deve ser utilizado pelo professor como
recurso tecnológico. Como qualquer ferramenta tem que ser manuseado
com cuidado e quem a utiliza deve conhecer seus recursos,
potencialidades, benefícios e riscos. Mas sem dúvida alguma as
possibilidades são incríveis, prazerosas e dinâmicas. Quando
planejamos aulas utilizando tais recursos, disponibilizando
ferramentas, oportunizamos um ambiente de inclusão e construção do
conhecimento.
Você
deve estar se perguntando: Mas e os perigos? Os riscos? Eles existem
na mesma proporção que na vida real. Acompanhar, orientar nossos
alunos e filhos na escolha de suas companhias, leituras, atravessar a
rua, não aceitar alimentos de estranhos, este acompanhamento deverá ser na mesma
medida que no mundo virtual. Afinal de contas não permitimos que
nosso filho ou aluno fique 6 horas fora de casa. Porque deveríamos
deixar que ele fique 6 horas em um site que não conhecemos. Não
permitimos 6 horas de esportes porque permitimos 6 horas de jogos
virtuais. E assim por diante…
Precisamos diminuir a distância entre professores e alunos, estabelecer critérios, limites, dinamizar, incluir. Reconhecer que precisamos utilizar a ferramenta que temos literalmente em "Mãos"
Sugestões da utilização do celular
como
ferramenta de aprendizagem
- Consultar
informações
- Registro através de
fotos
- Para realizar vídeos
- Para realizar testes
- Para ler notícias
- Como dicionário
- Como tradutor
- Como agenda e
anotações
- Para ouvir, criar e
editar áudios
- Para ver e editar
fotos e imagens:
- Para revisar
conteúdos antes das avaliações
- Como cronômetro
- Para leitura de
Livros Digitais
- Como gravador
- Para descobrir novos recursos de estudo
- Como scanner
- Como calculadora
- Para editar vídeos
- Para publicar no Blog
- Para acompanhar as
visitas ao Blog
- Armazenar o material
(como pen drive)
- Como controle remoto
(utilizando aplicativos)
- Para comunicação
- Como biblioteca de
fórmulas
- Para controlar o
ruído na sala de aula: Seu telefone celular pode dizer quando o
nível de ruído ultrapassa os limites estabelecidos. Utilizando um
aplicativo
- Para localização
em Mapas
- Para estudar
vocabulário em outras línguas
- Como relógio
- Para compartilhar
anotações ou material de aula
- Para incluir,
utilizando aplicativos de leitura de tela, leitura de imagens, libras
e pranchas de comunicação.
Eu continuo lutando no sentido
de pôr a escola à altura do seu tempo.
E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-
la, mas refazê-la.
(FREIRE & PAPERT, 1996)
Inspirador não é?
E você conhece mais
alguma sugestão ?
Utiliza outros
recursos? Compartilhe conosco
Ana Paula Batista Rodrigues
Acho uma ferramenta incrível! Mas falta ainda quebrar tabus, preconceitos e trazer o celular para o lado do "bem" ...
ResponderExcluirMuito boa reflexão!Precisamos desmistificar o uso do celular, usando com responsabilidade para enriquecer o trabalho pedagógico em nossas salas.
ResponderExcluir