Olá,
A partir de agora estão disponíveis no site do Linux Educacional as vídeo-aulas preparadas pelos técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda (NTMVR).
As Vídeo Aulas expõem de maneira didática os mais diversos assuntos relacionados ao Linux Educacional: da instalação do sistema e servidores até a criação de vídeos e apresentações.
Por favor, nos ajudem a divulgar!
Obrigada!
Carla Rizzotto
Equipe Linux Educacional - C3SL
Formação continuada: “Materiais Virtuais Interativos e Aplicativos para o ensino de Matemática” - UNIJUI
Estão abertas inscrições para o curso formação continuada para professores de Matemática, com o tema: “Materiais Virtuais Interativos e Aplicativos para o ensino de Matemática”.
O curso é totalmente à distância e gratuito. Fornece certificado registrado na secretaria acadêmica da UNIJUÍ. Maiores informações acesse o curso.
Trabalhando com efeito fade em imagens utilizando GIMP
O trabalho na área gráfica - GIMP, Inkscape e Scribus é uma das propostas do nosso trabalho, além do projeto de jornal e/ou html.
Para quem está trabalhando com Edição gráfica, uma sugestão é aplicar a técnica fade apresentada no site do GIMP Brasil . De maneira rápida podemos aplicar esta técnica em cartões, cartazes, jornais, apresentações... Uma ótima sugestão para trabalhar também no Sábado na Escola.
Prepare uma aula utilizando este tutorial. Disponibilize na pasta_de_aula as imagens que serão utilizadas.
Explore o site do GIMP Brasil, lá você encontra vários tutoriais , vídeo- aulas, fórum dúvidas, download...
Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa Edição 2012
Implementadores e seus alunos,
O Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa, dirigido a docentes e alunos de centros escolares de todo mundo, consiste na realização de trabalhos com as TIC relacionados com os temas do currículo escolar. Inscrições de 9 de abril até 20 de maio.
Temos muitos trabalhos desenvolvidos na Rede Pública de Ensino e esta é mais uma ótima oportunidade para os implementadores que possuem projetos com seus alunos, divulgarem os trabalhos. O prêmio possui diversas categorias e modalidade. Leiam ao regulamento completo.
A Fundação Telefônica Vivo vai reconhecer globalmente os educadores inovadores que utilizam as TIC com estudantes de 3 a 17 anos.
Trabalhando com, cartões, informativos, folderes, jornais
Ao trabalhar com os alunos na formatação de textos, criação de apresentações, cartões, folderes, jornais... Estejam atentos a seguintes orientações:
- Planeje sempre. Planejamento é fundamental;
- Mantenha sempre o foco;
- Se está trabalhando formatação use textos prontos;
- Se está trabalhando a criação de texto divida de maneiras a oportunizar diferentes alunos; Para cada edição utilize uma grupo ou turmas;
- Não crie a mesma atividade em muitas turmas, diversifique o trabalho e/ou temas trabalhados;
- Ofereça diversos modelos como referência;
- Faça a análise dos modelos oferecidos;
- Esteja atentos a qualidade do produto final que o aluno apresentou;
- Faça parceria com o professor de Arte ou alguém que tenha este conhecimento ou bom gosto;
- Cada publicação tem suas características técnicas. Se não as conhece faça uma busca rápida pela web;
- Crie uma identidade;
- Esteja atento a qualidade das imagens;
- Opte por usar ferramentas específicas ao invés de fazer tudo no pacote de escritório, conforme conteúdos mínimos propostos pela coordenação;
- Oportunize seus alunos : GIMP, Inkscape, Scribus para edição de imagens, diagramação e editoração;
- Estude tutoriais comece pelo Scribus.
Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã
Para quem já começou o trabalho, vale para sugestões e aprofundamento, para quem ainda não começou ajudará para que tenha mais consistência! Boa leitura e bom trabalho!O Artigo publicado na Revista Eptic serve para ajudar neste trabalho. Leia o trecho abaixo:
Como saber se a utilização destas tecnologias tem contribuído para aprendizagem?
Isto nos têm feito pensar, no que (VALENTE, 2005), afirma:
Como saber se a utilização destas tecnologias tem contribuído para aprendizagem?
Isto nos têm feito pensar, no que (VALENTE, 2005), afirma:
"... essa ampla gama de atividades pode ou não estar contribuindo para o processo de construção de conhecimento. O aluno pode estar fazendo coisas fantásticas, porém o conhecimento usado nessas atividades pode ser o mesmo que o exigido em uma outra atividade menos espetacular".
O uso de podcast na educação é uma das proposta a ser implementadas nos laboratórios das nossas escolas, porém mais que a simples gravação e utilização dos recursos, precisamos atuar de forma consciente do nosso papel. Talvez, se o foco das produções fosse... Leia na íntegra.
Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación
www.eptic.com.br, vol. IX, n. 1, ene. – abr. /2007
Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã
Barros, Gílian C.1
Menta, Eziquiel 2
Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación
www.eptic.com.br, vol. IX, n. 1, ene. – abr. /2007
Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã
Barros, Gílian C.1
Menta, Eziquiel 2
Assinar:
Postagens (Atom)
0 comentários: