Orçamento Doméstico 2013 - Planilha para download

2013 está começando e uma boa dica é organizar o orçamento para o ano.  Esta planilha está super completa e poderia ser usado inclusive com os alunos para o estudo de como gerenciar a renda familiar?. No blog Valeu cara apresenta algumas dicas:


..."A saída da crise pode não ser fácil, mas o primeiro passo a ser dado para começar a colocar as finanças em ordem todo o mundo já conhece: ter tudo anotado, despesa por despesa, mês a mês. 10 em cada 10 pessoas que saíram do sufoco e hoje estão com a vida controlada são unânimes em afirmar sobre a importância das anotações.

A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa simples. É necessário definir quais são as suas necessidades e a partir daí começar a planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível. A partir deste orçamento é possível começar a economizar e quitar as dívidas.

Basicamente é necessário relacionar os ganhos fixos - salário, aplicações, etc., e separadamente relacionar todas despesas fixas: luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação etc.

Depois, a lista deve contar as despesas eventuais: remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer e outras. TODOS os gastos devem ser relacionados, sem nenhuma exceção.

Economizar em pequenas coisas faz uma grande diferença em seu orçamento no final do mês. Por isso, tente mudar sua rotina habituando-se, por exemplo, a apagar a luz toda vez que sair de um recinto, a fechar bem a torneira, para que ela não fique pingando, a diminuir a chama do fogão quando os alimentos começam a ferver, a pesquisar preços antes de comprar qualquer produto ou contratar serviços." Leia mais!



1 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática