Leiam o artigo da nossa implementadora Michele Rezende, no site sempreupdate
Aprenda a programar brincando com Scratch
0 154
Criar nos dias de hoje estratégias para ensinar dentro das salas de aula tem sido um desafio diário para nós professores. E esse desafio chegou também aos laboratórios de informática, uma vez que as redes sociais, além do YouTube e outros sites tem sido o centro das atenções dos alunos. Atrelar interesse e conhecimento (e não apenas informação) é o que nos faz pensar em novas práticas educacionais.
Em nossa customização VRlivre, baseada no Ubuntu, temos o software Scratch – Aprenda a Programar Brincando. O defino literalmente como foi nomeado “Aprenda a Programar Brincando.” É isso mesmo – brincando! Totalmente gratuito e traduzido, apresenta uma interface bem atrativa, além de intuitiva, fazendo despertar no aluno a criatividade e o interesse para a criação de algo de sua própria autoria usando a programação como suporte, mesmo nunca tendo programado algo.
Interface do software Scratch
Nele, o aluno tem a oportunidade de criar animações e até jogos, arrastando e encaixando blocos, como em um quebra-cabeça ou como os famosos blocos de montagem da LEGO, seguindo uma sequência de comandos bem simples, sem a necessidade (como já foi dito) de entender de programação e digitar “códigos enigmáticos”.
Apresento todos os anos o Scratch aos alunos do 4º Ano de Escolaridade da nossa escola. Logo nas primeiras aulas eles conhecem os primeiros comandos e já ficam entusiasmados com a ideia de, por exemplo, mover uma imagem ou objeto escolhido. Outra possibilidade do software é “dar vida” a desenhos criados pelos alunos no papel ou no próprio software. Não é sem razão que a forma lúdica como o Scratch se apresenta, além das inúmeras possibilidades de criação que proporciona, tem despertado a curiosidade e a atenção desses alunos.
A possibilidade de interagir com outras crianças, jovens e adultos é outro ponto positivo do software. Em sua comunidade oficial, o aluno tem a oportunidade de compartilhar suas criações depois de finalizadas com pessoas do mundo inteiro, além de assistir as inúmeras já postadas, tirar dúvidas nos fóruns existentes, ou seja, compartilhar conhecimento. Por isso, nada mais significativo de ter o Scratch como mais uma ferramenta em nosso Sistema, pois faz com que os alunos, através da interação (que é um dos objetivos da filosofia livre) troque experiências com usuários de todo o mundo sem saírem de casa. É claro que para isso ele deverá criar uma conta, e lembro aqui a necessidade da autorização dos responsáveis para isso (caso for menor de idade). Mas, o que destaco é o diferencial dessa comunidade nesse assunto pois, por se tratar de ter principalmente crianças e jovens como usuários, em sua política de privacidade eles limitam as informações dos mesmos, tendo em vista a responsabilidade dessas informações.
Como o objetivo desse artigo não se destina a ensinar passo a passo como usar o Scratch, seguem abaixo alguns links que já darão um norte a quem deseja começar a aprendê-lo:
Tutorial passo a passo (videos em inglês)
Assinar:
Postagens (Atom)
0 comentários: