Aprenda a programar brincando com Scratch


Leiam o artigo da nossa implementadora Michele Rezende, no site sempreupdate

Home Artigos Aprenda a programar brincando com Scratch
Aprenda a programar brincando com Scratch

ArtigosEducaçãodez 15, 2014
0 154




Criar nos dias de hoje estratégias para ensinar dentro das salas de aula tem sido um desafio diário para nós professores. E esse desafio chegou também aos laboratórios de informática, uma vez que as redes sociais, além do YouTube e outros sites tem sido o centro das atenções dos alunos. Atrelar interesse e conhecimento (e não apenas informação) é o que nos faz pensar em novas práticas educacionais.

Em nossa customização VRlivre, baseada no Ubuntu, temos o software Scratch – Aprenda a Programar Brincando. O defino literalmente como foi nomeado “Aprenda a Programar Brincando.” É isso mesmo – brincando! Totalmente gratuito e traduzido, apresenta uma interface bem atrativa, além de intuitiva, fazendo despertar no aluno a criatividade e o interesse para a criação de algo de sua própria autoria usando a programação como suporte, mesmo nunca tendo programado algo.


Interface do software Scratch

Nele, o aluno tem a oportunidade de criar animações e até jogos, arrastando e encaixando blocos, como em um quebra-cabeça ou como os famosos blocos de montagem da LEGO, seguindo uma sequência de comandos bem simples, sem a necessidade (como já foi dito) de entender de programação e digitar “códigos enigmáticos”.



Apresento todos os anos o Scratch aos alunos do 4º Ano de Escolaridade da nossa escola. Logo nas primeiras aulas eles conhecem os primeiros comandos e já ficam entusiasmados com a ideia de, por exemplo, mover uma imagem ou objeto escolhido. Outra possibilidade do software é “dar vida” a desenhos criados pelos alunos no papel ou no próprio software. Não é sem razão que a forma lúdica como o Scratch se apresenta, além das inúmeras possibilidades de criação que proporciona, tem despertado a curiosidade e a atenção desses alunos.

A possibilidade de interagir com outras crianças, jovens e adultos é outro ponto positivo do software. Em sua comunidade oficial, o aluno tem a oportunidade de compartilhar suas criações depois de finalizadas com pessoas do mundo inteiro, além de assistir as inúmeras já postadas, tirar dúvidas nos fóruns existentes, ou seja, compartilhar conhecimento. Por isso, nada mais significativo de ter o Scratch como mais uma ferramenta em nosso Sistema, pois faz com que os alunos, através da interação (que é um dos objetivos da filosofia livre) troque experiências com usuários de todo o mundo sem saírem de casa. É claro que para isso ele deverá criar uma conta, e lembro aqui a necessidade da autorização dos responsáveis para isso (caso for menor de idade). Mas, o que destaco é o diferencial dessa comunidade nesse assunto pois, por se tratar de ter principalmente crianças e jovens como usuários, em sua política de privacidade eles limitam as informações dos mesmos, tendo em vista a responsabilidade dessas informações.

Como o objetivo desse artigo não se destina a ensinar passo a passo como usar o Scratch, seguem abaixo alguns links que já darão um norte a quem deseja começar a aprendê-lo:



Tutorial passo a passo (videos em inglês)

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática