Criando quadrinhos com Inkscape - Time Lapse

A utilização de Quadrinhos na Educação favorece o desenvolvimento da escrita, desenho, criatividade e etc...
Nas aulas de Informática, como conteúdo, temos o Software Inkscape, que pode ser utilizado na Vetorização de imagens, criação de logomarca, panfletos e etc...
Uma das proposta é a criação de quadrinhos com desenhos vetorizados.

 Neste vídeo o Aluno: Bruno Pereira da E. M. Tocantins, demonstra seu processo de criação de Quadrinhos através de uma Time Lapse - 10 minutos. 
O aluno poderá criar seus personagens, cenário e etc...
Vale ressaltar, que esta atividade foi desenvolvida em casa, porém é uma possibilidade para o desenvolvimento deste trabalho com nossos alunos.




Como vetorizar e montar uma tirinha com o "Coyote", que é um personagem de "Desenho Animado", usando o INKSCAPE, pegando um desenho em JPG/PNG/GIF, vetorizarizando, ajustando e colorindo-o, aplicando efeitos de sombras. Com isso é possível ter uma imagem de qualidade, que poderá ser ampliada sem perda de qualidade, para ser usada em trabalhos escolares, postagens, álbuns, etc...
Em um TIME LAPSE de 10 minutos, para que todos possam ter uma ideia da proposta.

Obs.: Todos os direitos e créditos ao desenho original devem ser dados a seus detentores oficiais, o que fizemos aqui foi apenas mostrar de forma rápida e aberta como pegar um desenho seja ele qual for e vetorizar, usando uma ferramenta livre, para que possamos ter imagens de qualidade para serem usados em trabalhos escolares ou mesmo para o aprendizado da ferramenta de desenho vetorizado Inkscape, como é o caso deste desenho. 

O que é Time-lapse?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fotografia Time-lapse é um processo cinematográfico em que a freqüência de cada fotograma ou quadro (frame) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing). A fotografia Time-lapse pode ser considerada a técnica oposta à fotografia de alta-velocidade.

Alterações que normalmente surgem como sutis aos nossos olhos, como o movimento do Sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes. O Time-lapse é a versão extrema de uma técnica cinematográfica de manipulação lenta e pode ser por vezes confundida com animação de paragem de movimento (stop motion).


Clique aqui e acesse o canal VRlivre

Clique aqui e acesse o canal do Bruno no youtube

Ficou curioso, com inkscape? acesse: https://inkscape.org/pt/

Quer aprender um pouco artes gráficas com Software Livre, acesse o canal/playlist da Barbara Tostes

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática