Dia D - Dia Debian na UGB 18/08/2012

UGB realizará o ‘Dia Debian’ no Campus Volta Redonda
Iniciativa, que mobilizará estudantes e profissionais, acontecerá no próximo sábado, dia 18 de agosto, das 8h30min às 18 horas, no Auditório I
Assessoria de Imprensa


O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) por meio da Coordenação do Curso de Sistemas de Informação realizará no próximo sábado, dia 18 de agosto, das 8h30min às 18h, no Auditório I do Campus Volta Redonda, o Dia Debian.

A iniciativa, que visa reunir profissionais e estudantes, é um evento tradicional na área de tecnologia, realizado dia 16 de agosto ou no final de semana mais próximo, para comemorar o aniversário do Sistema Operacional Debian.

De acordo com a Coordenadora de Sistemas de Informação, professora Lívia Vidal, é um dia totalmente dedicado a divulgação e contribuições ao Projeto ‘DebianDay’, que em português é ‘Dia Debian’. “Nos anos anteriores, foram realizados em outras instituições do estado. A data é comemorada em diversos países e este evento é realizado simultaneamente em vários estados, sendo este, organizado pelo Grupo de Usuários Debian do Estado do Rio de Janeiro”, explicou a professora Lívia Vidal.

A programação começará às 8h30min com a abertura do evento; às 9 horas, a palestra ‘Debian, vamos dominar o Universo!’ por Claudio Martinelli; às 10 horas, será a apresentação do ‘Projeto VR Livre’ com Giany Abreu e Sérgio Graças; às 11 horas, teremos discussões sobre ‘Licenças de Software’ com Rodrigo Pançardes; às 13 horas, a palestra ‘Introdução ao Python’ por Flávio Amieiro; às 14 horas, o tema será ‘Kivy – Desenvolvimento rápido de aplicações que fazem uso de interfaces de usuário inovadoras’ com Diego Moreira Guimarães; às 15 horas, será a vez de Eduardo Maçan falar sobre ‘Replica Sets: Replicação e Failover com Mongo DB’, inclusive, com demonstração prática; às 16 horas, terá a palestra ‘Arduino: Robótica com hadware e software livre’ por Álvaro Justen; e às 17 horas, será aberta uma mesa redonda. 

0 comentários:

A lei do ODF no estado do Rio de Janeiro (5978/2011)

LEI Nº 5978, DE 24 DE MAIO DE 2011.

DISPÕE QUE OS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA, AUTÁRQUICA E FUNDACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BEM COMO OS ÓRGÃOS AUTÔNOMOS E EMPRESAS SOB O CONTROLE ESTATAL ADOTARÃO, PREFERENCIALMENTE, FORMATOS ABERTOS DE ARQUIVOS PARA CRIAÇÃO, ARMAZENAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º. Os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

Art. 2º. Entende-se por formatos abertos de arquivos aqueles que:

I – possibilitam a interoperabilidade entre diversos aplicativos e plataformas, internas e externas;

II – permitem aplicação sem quaisquer restrições ou pagamento de royalties;

III – podem ser implementados plena e independentemente por múltiplos fornecedores de programas de computador, em múltiplas plataformas, sem quaisquer ônus relativos à propriedade intelectual para a necessária tecnologia;

Art. 3º. Os entes, mencionados no art. 1º desta lei, deverão estar aptos ao recebimento, publicação, visualização e preservação de documentos digitais em formato aberto, de acordo com a norma ISO/IEC 26.300 (Open Document format – ODF).

Art. 4º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.


Rio de Janeiro, 24 de maio de 2011.
SÉRGIO CABRAL
Governador

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática