Herói ou Vilão



    A utilização do celular como recurso pedagógico

      Mocinho ou bandido? O celular deve ser utilizado pelo professor como recurso tecnológico. Como qualquer ferramenta tem que ser manuseado com cuidado e quem a utiliza deve conhecer seus recursos, potencialidades, benefícios e riscos. Mas sem dúvida alguma as possibilidades são incríveis, prazerosas e dinâmicas. Quando planejamos aulas utilizando tais recursos, disponibilizando ferramentas, oportunizamos um ambiente de inclusão e construção do conhecimento.
       Você deve estar se perguntando: Mas e os perigos? Os riscos? Eles existem na mesma proporção que na vida real. Acompanhar, orientar nossos alunos e filhos na escolha de suas companhias, leituras, atravessar a rua, não aceitar alimentos de estranhos, este acompanhamento deverá ser na mesma medida que no mundo virtual. Afinal de contas não permitimos que nosso filho ou aluno fique 6 horas fora de casa. Porque deveríamos deixar que ele fique 6 horas em um site que não conhecemos. Não permitimos 6 horas de esportes porque permitimos 6 horas de jogos virtuais. E assim por diante…
    Precisamos diminuir a distância entre professores e alunos, estabelecer critérios, limites, dinamizar, incluir. Reconhecer que precisamos utilizar a ferramenta que temos literalmente  em  "Mãos"

 Sugestões da utilização do celular
como ferramenta de aprendizagem



  • Consultar informações
  • Registro através de fotos
  • Para realizar vídeos
  • Para realizar testes
  • Para ler notícias
  • Como dicionário
  • Como tradutor
  • Como agenda e anotações
  • Para ouvir, criar e editar áudios
  • Para ver e editar fotos e imagens:
  • Para revisar conteúdos antes das avaliações
  • Como cronômetro
  • Para leitura de Livros Digitais
  • Como gravador
  • Para descobrir novos recursos de estudo
  • Como scanner
  • Como calculadora
  • Para editar vídeos
  • Para publicar no Blog
  • Para acompanhar as visitas ao Blog
  • Armazenar o material (como pen drive)
  • Como controle remoto (utilizando aplicativos)
  • Para comunicação
  • Como biblioteca de fórmulas
  • Para controlar o ruído na sala de aula: Seu telefone celular pode dizer quando o nível de ruído ultrapassa os limites estabelecidos. Utilizando um aplicativo
  • Para localização em Mapas
  • Para estudar vocabulário em outras línguas
  • Como relógio
  • Para compartilhar anotações ou material de aula
  • Para incluir, utilizando aplicativos de leitura de tela, leitura de imagens, libras e pranchas de comunicação.


Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. 
E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá- la, mas refazê-la. 
(FREIRE & PAPERT, 1996)


Inspirador não é?
E você conhece mais alguma sugestão ?

Utiliza outros recursos? Compartilhe conosco


Ana Paula Batista Rodrigues

2 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática