EXPOSIÇÃO ROBÓTICA EDUCACIONAL - TURMA I - E. M. Pref. José Juarez Antunes - 25/06/2016

A Turma I de Robótica Educacional da E.M.  Pref. José Juarez Antunes, estará realizando a sua Mostra  de Trabalhos no dia 25 de junho 2016 de 9h às 12h.
Implementador: Edson Lacerda
Quem gosta, quer aprender ou quer conhecer o trabalho de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres... 

  •  O grupo 1 está desenvolvendo o robô Xavier detector de mentiras. 
  • O grupo 2 está desenvolvendo a maquete de trefilaria industrial, 
  • O grupo 3 está montando maquete de uma boate com luzes controláveis, 
Faça uma visita! 

Vejam os preparativos do evento!!
Maquete de trefilaria industrial

maquete de uma boate com luzes controláveis 
maquete de uma boate com luzes controláveis 
Maquete de trefilaria industrial
Maquete de trefilaria industrial 
ônibus iluminado

Maquete Treeway


0 comentários:

Concurso Tochas Olímpicas E.M. Wladir Telles

As Escolas Municipais estão trabalhando com o Projeto Rio 2016, segue abaixo o trabalho realizado na E. M. Wladir Telles: http://escolawladirtelles.blogspot.com.br/

TOCHAS OLÍMPICAS


DURANTE ESTE BIMESTRE, OS ALUNOS DO 4º ANO, NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E SALA DE LEITURA, FIZERAM A RELEITURA DA TOCHA OLÍMPICA RIO 2016, COM O TEMA VOLTA REDONDA.


VISTO QUE ESTÃO ESTUDANDO SOBRE NOSSA CIDADE, ESCOLHERAM ESTE TEMA PARA PARTICIPAR DO CONCURSO INTERNO QUE REALIZAMOS PARA A ESCOLA DA TOCHA QUE REPRESENTARÁ A NOSSA ESCOLA NO DIA 28 DE JULHO, QUANDO NOSSA CIDADE TERÁ A HONRA DE RECEBÊ-LA.


O CONCURSO FOI UMA INICIATIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOLTA REDONDA E OS ALUNOS FICARAM MUITO MOTIVADOS E ENVOLVIDOS COM ESTE TRABALHO.


NO 1º TURNO, INICIAMOS COM A APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS COM A EXIBIÇÃO DOS VÍDEOS DRAW MY LIFE MOVIMENTO OLÍMPICO/PARALÍMPICO RIO 2016.


DURANTE AS AULAS , OS ALUNOS CONHECERAM AS TOCHAS QUE REPRESENTARAM OUTRAS CIDADES SEDE EM EDIÇÕES OLÍMPICAS ANTERIORES E O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS.
ENTÃO, ATRAVÉS DE DESENHOS CADA GRUPO CRIOU A SUA TOCHA, FAZENDO O ESBOÇO E LISTANDO O MATERIAL QUE SERIA USADO, E FEZ A DESCRIÇÃO DO SIGNIFICADO DAS IMAGENS E CORES PRESENTES NA TOCHA .


DIA DA VOTAÇÃO NO 1º TURNO












A TOCHA ESCOLHIDA DO 1ºTURNO FOI DA TURMA 402




RELEITURA DA TOCHA OLÍMPICA

Os alunos da E.M.ProfºWladir de Souza Telles,da cidade de Volta Redonda, situada na região Sul Fluminense do Estado RJ, fizeram uma releitura da tocha Olímpica 2016.

Usaram os seguintes materiais: papel celofone,papel laminado,figuras,lata de batata,garrafa pet.

Significados das cores e desenho :

As cores vermelhas e amarelas representam o fogo que derrete o aço.

A cor prata representa o aço e o alto forno representa a importância da CSN para nós.

A figura do Cristo Redentor representa o Rio de Janeiro. A curva do Rio Paraíba do Sul simboliza a origem do nome da nossa cidade.

As figuras da bandeiras de Volta Redonda e do Brasil mostram a importância de Volta Redonda para o país.

ALUNOS : ERIC, IASMYM, DANDARA, RITA E THEYLOR

0 comentários:

Concurso Tochas Olímpicas - E.M. Prof.ª Antonietta Motta Bastos

A Escola Prof.ª Antonietta Motta Bastos, realizou seu concurso de Tocha Olímpica. Veja a reportagem completa!!  http://antoniettamottabastos.blogspot.com.br/ 


GRANDE CONCURSO DE TOCHAS OLÍMPICAS

No mês de junho a Escola Antonietta realizou o concurso para escolher a Tocha Olímpica que representará a Escola. O concurso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e nossa Escola não poderia deixar de participar. Como já é de conhecimento de todos, no dia 27 de julho de 2016, Volta Redonda receberá a Tocha Olímpica.
O Tema escolhido foi Volta Redonda e sua História e participaram do concurso alunos dos quartos e quintos anos de escolaridade, uma vez que os mesmos estudaram sobre a história de nossa cidade.
Os alunos se inscreveram e nos dias 15, 16 e 17 foram realizadas as votações para escolher a melhor tocha, dentro dos critérios estabelecidos.
Pais representantes, membros do CCE, direção e professores participaram da votação.
Os demais alunos, apesar de não votarem, puderam visitar a sala onde estava sendo realizada a votação e conhecerem as tochas .
Conheçam abaixo as seis tochas escolhidas na primeira etapa de votação:

Todos os participantes receberam medalha de participação e, apesar de não terem vencido o concurso, deram um show de criatividade. Parabéns!
As tochas confeccionadas por Emanuelle Vitória de Morais Ghisi, Thallytta Cristina Esteves Emerick e Matheus Magno de Mattos Campos,  foram escolhidas e passaram para a segunda etapa de votação do primeiro turno.

Todas lindas demais, mas como em todo concurso, apenas uma poderia conquistar o primeiríssimo lugar... Matheus Magno de Mattos Campos se emociona ao saber que sua tocha foi a grande vencedora do concurso. Um parabéns muito especial para você.




0 comentários:

Formação Continuada - Anos Iniciais, Anos Finais e Educação Infantil


Estaremos realizando vários encontros e oficinas para Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Anos Finais e Educação Infantil.Foram enviados para escola Via Sistema de Atendimento a listagem dos profissionais e respectivos dias e horários.
Os encontros acontecerão na Sede da SME, mas uma vez a secretaria promove Formação Continuada em serviço, visando o aprimoramento dos implementadores de Informática.

Agenda: 
Local: Laboratório de Informática:

  • Dia  28/06/16 - Anos Iniciais - Turma 1 - Manhã-7h30min às 11h30min.
  • Dia  28/06/16 - Anos Iniciais - Turma 1 - Tarde-13h30min às 17h30min.
  • Dia  01/07/16 - Anos Iniciais - Turma 2 - Manhã-7h30min às 11h30min.
  • Dia  01/07/16 - Anos Iniciais - Turma 2 - Tarde-13h30min às 17h30min.


Local: Sala de Reuniões:
  • Dia  05 de julho - Anos Finais - Turma 1 - Manhã -7h30min às 11h30min.
  • Dia  05 de julho - Anos Finais - Turma 1 - Tarde -13h30min às 17h30min.
Local: Laboratório de Informática:
  • Dia  07 de julho - Educação Infantil - Turma 1 - Tarde-13h30min às 17h30min

0 comentários:

TIME LAPSE - DESENHANDO O MASCOTE VINICIUS COM INKSCAPE



Neste vídeo o Bruno Pereira (13 anos) vai nos mostrar como vetorizar o Mascote Vinicius, usando o INKSCAPE, pegando um desenho em JPG, vetorizando, ajustando, colorindo o mesmo e colocando efeitos de sombras, permitindo com isso que possamos ter uma imagem de qualidade e que poderá ser ampliada sem perda de qualidade, para ser usada em trabalhos escolares, ele gastou 1h18 (78 minutos) para executar esse trabalho, transformamos em TIME LAPSE de 5 minutos, para que todos pudessem curtir o trabalho do rapaz que vem melhorando a cada desenho.


Obs.: Todos os direitos e créditos ao desenho original devem ser dados a seus detentores oficiais, o que fizemos aqui foi apenas mostrar de forma rápida e aberta como pegar um desenho seja ele qual for e vetorizar, usando uma ferramenta livre, para que possamos ter imagens de qualidade para serem usados em trabalhos escolares ou mesmo para o aprendizado da ferramenta de desenho vetorizado Inkscape, como é o caso deste desenho. 

O que é Time-lapse?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fotografia Time-lapse é um processo cinematográfico em que a freqüência de cada fotograma ou quadro (frame) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing). A fotografia Time-lapse pode ser considerada a técnica oposta à fotografia de alta-velocidade.

Alterações que normalmente surgem como sutis aos nossos olhos, como o movimento do Sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes. O Time-lapse é a versão extrema de uma técnica cinematográfica de manipulação lenta e pode ser por vezes confundida com animação de paragem de movimento (stop motion).


Clique aqui e acesse nosso canal

Ficou curioso, com inkscape? acesse: https://inkscape.org/pt/

Quer aprender um pouco artes gráficas com Software Livre, acesse o canal/playlist da Barbara Tostes

0 comentários:

Projeto Maurício de Souza -

Quadrinhos de Maurício de Souza ajudar a mobilizar as crianças para terem uma vida financeira saudável, uma iniciativa da SPC Brasil



Turma da Mônica: Dinheiro e Prioridades
Historinha: Turma da Mônica: Dinheiro e Prioridades | Meubolsofeliz.com.br

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática