Hackspace II - Formaçao Continuada 07/03/2015



Para a Robótica Livre no Projeto "Sábado na Escola" e no Projeto Piloto "Robótica Livre na Escola Integral", preparamos três encontros. No dia 7 de março na E.M. Jiulio Caruso foi o segundo encontro para auxiliarmos os profissionais que atuarão nos Projetos 2015.

Criamos um makerspace ou o também conhecido hackerspace . Através desta proposta os implementadores puderam socializar dúvidas e certezas sobre a realização do Projeto, experimentaram, colocaram mão na massa realizaram ligações eletrônicas, digitaram a programação, conheceram os materiais...

Foi uma manhã agradável e de muito aprendizado!

Segundo a Wikipedia,
"Um hackerspace ou hackspace (de Hacker e Espaço) (também conhecido como hacklab, makerspace ou creative space) é um local real (em oposição ao virtual) com o formato de um laboratório comunitário que segue a ética hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Nele, pessoas com interesses em comum, normalmente em ciência, tecnologia, arte digitalou eletronica podem se encontrar, socializar e colaborar. Um hackerspace pode ser visto como um laboratório comunitário, uma oficina ou um estúdio onde pessoas de diversas áreas podem trocar conhecimento e experiência para construir algo juntos.


Muitos hackerspaces colaboram na divulgação e no desenvolvimento de software livre, open hardware e mídia alternativa e podem ser encontrados em infoshops, centros sociais e espaços comunitários."

Roteiro:
Desafio do dia:
Supermáquina 
Interação  via teclado

Vejam algumas partes deste encontro!!!
Implementadores: Michelle, Márcia, Elaine, Marcio, Carol e Catiene.

Assistam ao vídeo com um registro deste momento de aprendizagem!











0 comentários:

Visita Técnica e Pedagógica 05/03/2015

Visita Técnica e Pedagógica na E.M. Fernando de Noronha, para substituição dos Terminais por computadores individuais, orientação  e atualização do laboratório. A Direção e implementadora Jaqueline acompanharam o trabalho realizado. Acompanhem um pouquinho do trabalho!






0 comentários:

As Escolas de Tempo Integral, terão além das aulas de Informática o Projeto Robótica Livre.


As Escolas de Tempo Integral, terão além das aulas de Informática o Projeto Robótica Livre.
Estivemos em visita técnica e pedagógica para acompanhar o trabalho de Escola de Integral - Projeto Robótica Educacional, onde atualizamos e organizamos os laboratório e orientações sobre a sua utilização.
Laboratórios atendidos: Mato Grosso e Maria Carraro.



Laboratório E.M. Maria Carraro


0 comentários:

hackerspace - Formação Continuada


Para a Robótica Livre no Projeto "Sábado na Escola"  e no Projeto Piloto "Robótica Livre na Escola Integral", preparamos três encontros nos dias 28 de fevereiro, 7 e 14 de março para auxiliarmos os profissionais que atuarão nos Projetos 2015.
Criamos um makerspace ou o também conhecido hackerspace no laboratório da SME. Através desta proposta os implementadores puderam socializar dúvidas e  certezas sobre a realização do Projeto, experimentaram, colocaram mão na massa  realizaram ligações eletrônicas, digitaram a programação, conheceram os materiais...
Foi uma manhã  agradável e de muito aprendizado!

Segundo a Wikipedia,
"Um hackerspace ou hackspace (de Hacker e Espaço) (também conhecido como hacklabmakerspace ou creative space) é um local real (em oposição ao virtual) com o formato de um laboratório comunitário que segue a ética hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Nele, pessoas com interesses em comum, normalmente em ciênciatecnologiaarte digitalou eletronica podem se encontrar, socializar e colaborar. Um hackerspace pode ser visto como um laboratório comunitário, uma oficina ou um estúdio onde pessoas de diversas áreas podem trocar conhecimento e experiência para construir algo juntos.
Muitos hackerspaces colaboram na divulgação e no desenvolvimento de software livreopen hardware e mídia alternativa e podem ser encontrados em infoshopscentros sociais e espaços comunitários."

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática