Curso gratuito aberto ao público!!

Novidades e oportunidades!! Divulguem a ideia!

Saiu no site do Cederj


Curso de aplicativos para celular

FUNDAÇÃO CECIERJ INSCREVE PARA CURSOS DEDESENVOLVIMENTO EM APLICATIVOS PARA CELULARES
Os cursos são a distância, gratuitos e não exigem escolaridade
Nos últimos anos tornaram-se frequentes as novidades em aplicativos para celulares, smartphones e tablets, aumentado assim o acesso à tecnologia da comunicação na palma da mão. A criação de aplicativos(apps) tornou-se um dos mercados mais promissores atualmente. Com o intuito de facilitar o acesso aos interessados nesta área e nas oportunidades de geração de renda que ela traz, a Fundação Cecierj firmou parceira com a primeira Comunidade Iberoamericana de Empreendimento Digital - Unx, para oferecer curso gratuito a distância de Empreendimento e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis (App Inventor), no sistema Android. As inscrições já estão abertas e as aulas estão previstas para iniciarem no começo de maio. O curso terá duração de seis semanas.
As aulas são abertas a qualquer pessoa disposta a se engajar em um aprendizado inovador - destaca Carlos Bielschowsky, Presidente da Fundação Cecierj.  Além disso, não é necessário ter conhecimentos técnicos prévios de programação e não há exigência de grau de escolaridade. Os interessados podem se inscrever pelo site: www.redunx.org. A parceria da Fundação com a UnX possibilitou disponibilizar as aulas na Língua Portuguesa, levando o conhecimento e a técnica da modalidade de educação a distância, aberta e de qualidade.
Em junho, serão abertas inscrições para o curso de Planejamento e Controle de Projetos, entre outros módulos na área de empreendedorismo. Por meio da comunidade virtual UnX, é possível que pessoas busquem informações para tornar realidade seus projetos - da ideia de negócio à constituição de uma pequena ou média empresa (PME), passando pela procura de sócios, contribuindo para as possibilidades de sucesso empresarial. Os cursos também auxiliam quem já possui uma empresa e quer aprender como melhorar os serviços oferecidos aos clientes através da formação em empreendimento.
A UnX foi apresentada no Mobile World Congress de Barcelona, na Espanha, em fevereiro deste ano. Além da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, o projeto conta com apoio de instituições de reconhecido prestígio como o Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT dos EUA, a Universidade Nacional de Educação à Distância – UNED da Espanha, a Telefónica, o Banco Santander, o Universia e o Centro Superior para o Ensino Virtual – CSEV, da Espanha.
Especializada em educação a distância, a Fundação Cecierj/Consórcio Cederj é vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do RJ.
Aprenda, empreenda e conecte-se!

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Mais uma Rádio - Podcast na Educação

Em breve estará no ar mais um trabalho de áudio realizado pela implementadora Michelle da E.M. Paulo VI. Visitem o trabalho dos alunos do 5º ano de Escolaridade.
Conheça o trabalho!

Nossa meta é chegar em 100% dos laboratórios. Faça você a sua parte!


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Mais um trabalho de jornal sendo implementado E.M. Profª Antonieta Motta Bastos



Veja a Fala da implementadora Priscila, da E.M Prof Antonieta, em visita ao Diário do Vale.
.. "Segundo a professora de Informática Priscila da Silva Guimarães Abreu, a partir desse trabalho os estudantes vão produzir um jornal da escola.

- O projeto do jornal faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Educação. Eles vão desenvolver textos sobre a escola, o bairro e até sobre a família, que serão digitados durante a aula de Informática e distribuídos para toda a instituição - finalizou." Leia mais: 

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Jornal VIRA-AÇÃO da E. M. Amazonas

Saiu mais uma edição do Jornal Escolar 2013.
 Veja o relato da implementadora:
"Neste ano o jornal do 2º turno continua sendo feito pela turma do 5º ano.
Os assuntos são escolhidos na aula de Informática e mandados como pesquisa para casa. Os alunos digitam os textos e a profª Elizangela auxilia na formatação." 
Acesse aqui a edição 2013!

Um dos projetos previstos para o laboratório de informática é o Jornal Escolar. A proposta prevê que a escrita criada na escola cumpra seu papel social. 
 O que iremos divulgar? Como? Por quê? Para quê? São perguntas  que deverão nortear o trabalho.

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Integração Laboratório de Informática e Sábado na Escola


Estamos com Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola . A implementadora Michelle tem realizado um trabalho durante a semana com estes alunos complementando e aplicando o conhecimento adquirido no projeto.

Acompanhe o Projeto na Plataforma Moodle e acompanhe o trablho desenvolvido durante a semana.

Aula 5
Nesta quinta aula, relembramos o que foi aprendido na aula anterior (como controlar o pisca pisca do led usando o potenciômetro). Os alunos refizeram a montagem dos componente na protoboard.

Após, os alunos conheceram a possibilidade de usar o teclado, além de outros objetos eletrônicos com controle remoto, celular... para interagir com a placa Arduino. Acompanhem na íntegra nossa quinta aula em http://iaesmevr.org/moodle/mod/page/view.php?id=2228

A tarefa de casa foi: "Escrever e trazer escrito, no papel, um código fonte para acender e apagar 8 LEDs, usando o teclado para controlar os mesmos individualmente."

Nos reunimos durante a semana para realizar a tarefa.
Baseados no exemplo leds_pelo_teclado, começamos a criar o código para os 8 leds. Enquanto nomeávamos os leds, a aluna Aline dava início a escrita da programação no quadro.









Enquanto isso, um grupo de alunos já "passava" para o computador, o código fonte da programação que estava sendo criada, para ser apresentado na próxima aula.





Ficou assim:


//VRlivre
//Virmal_divx
//**************************

int ledPin1 = 13;
int ledPin2 = 12;
int ledPin3 = 11;
int ledPin4 = 10;
int ledPin5 = 9;
int ledPin6 = 8;
int ledPin7 = 7;
int ledPin8 = 6;

void setup(){

Serial.begin(9600);

pinMode(ledPin1, OUTPUT);
pinMode(ledPin2, OUTPUT);
pinMode(ledPin3, OUTPUT);
pinMode(ledPin4, OUTPUT);
pinMode(ledPin5, OUTPUT);
pinMode(ledPin6, OUTPUT);
pinMode(ledPin7, OUTPUT);
pinMode(ledPin8, OUTPUT);

}

void loop(){


char tecla;
tecla = Serial.read();


// se pressionado "1" liga o led1
if(tecla == '1')
{
digitalWrite(ledPin1, HIGH);
}

else
//Se pressionado "2" liga o led2
if(tecla == '2')
{
digitalWrite(ledPin2, HIGH);
}
else
//S pressionado "3" liga o led3
if(tecla == '3')
{
digitalWrite(ledPin3, HIGH);
}

else
//Se pressionado "4" liga o led4
if(tecla == '4')
{
digitalWrite(ledPin4, HIGH);
}

else
//Se pressionado "5" liga o led5
if(tecla == '5')
{
digitalWrite(ledPin5, HIGH);
}


else
//Se pressionado "6" liga o led6
if(tecla == '6')
{
digitalWrite(ledPin6, HIGH);
}

else

//Se pressionado "7" liga o led7
if(tecla == '7')
{
digitalWrite(ledPin7, HIGH);
}

else


//Se pressionado "8" liga o led8
if(tecla == '8')
{
digitalWrite(ledPin8, HIGH);
}


else

//Se pressionado "d" desliga todos os leds
if(tecla == 'd')
{
digitalWrite(ledPin1, LOW);
digitalWrite(ledPin2, LOW);
digitalWrite(ledPin3, LOW);
digitalWrite(ledPin4, LOW);
digitalWrite(ledPin5, LOW);
digitalWrite(ledPin6, LOW);
digitalWrite(ledPin7, LOW);
digitalWrite(ledPin8, LOW);
}
delay(1000);
}





Vamos conferir na próxima aula se nossos pequenos realizaram com sucesso a tarefa!!


E nossa campanha “Descarte consciente do lixo eletrônico" continua!!!

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Resultado do Flisol 2013


Ficamos muito contentes quando ficamos sabendo que com nosso trabalho podemos colaborar com o trabalho de outros colegas que lutam pela educação em nosso país, vejam o relato de um professor que esteve presente em nossa palestra no Flisol 2013

"Bom Dia Sergio,

Assisti sua palestra no último FLISOL no CEFET, Rio de Janeiro, e você
me passou algum material sobre o VRLivre.

Utilizei o vídeo sobre o simulador de circuitos do GCompris na nossa
salinha de informática na comunidade do Pimentel (Teresópolis) e foi um
sucesso.

Registrei com o meu celular e deixei o vídeo no link:


E obrigado pela sua dica para instalar os pacotes do KDE sem acesso à
Internet.

Estou planejando ir a Volta Redonda para conhecer de perto as atividades
de Robótica Educacional, mas só tenho disponível os sábados.

Quando seria melhor para você para agendarmos uma visita?

Parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda."

Um Abraço,
Markos
www.c2o.pro.br

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Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 6


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



Em nossa 6ª aula tratamos de:

1 - Aprendemos como deve ser feita a ligação de um Motor de 3 ou 5 volts ao Arduino, com a ajuda de um Resistor, um TIP (Transistor) 120 ou 122 e um CASE para 4 Pilhas AA.

Um exemplo do esquema de ligação do Motor ao Arduino

Código de programação para rodar o Motor com o Arduino

Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Inicio do programa Controle de um Motor com TIP 120/122 

int MotorPin = 9;   // Seleciona o pino para o Motor

void setup() {
  
pinMode(MotorPin, OUTPUT);  // Declara MotorPin como saida
  
}

void loop() {

digitalWrite(MotorPin, HIGH); // Faz o motor rodar
delay(4000);                  // Espera 4 segundos
digitalWrite(MotorPin, LOW);  // Faz o motor rodar
delay(4000);                  // Espera 4 segundos

}



2 - Partimos então para o projeto "Controlando a velocidade do Motor com Potenciômetro",  onde a ideia era controlar a velocidade com que o Motor iria girar, enquanto o potenciômetro fosse girado para esquerda ou para direita (0 ou 1023).

Um exemplo do esquema de ligação do Motor e Potenciômetro ao Arduino

Código de programação Motor e do Potenciômetro na IDE do Arduino


Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Inicio do programa Controle de um Motor com Potenciometro 

int potPin = 2;     // Seleciona o pino de entrada para o potenciometro
int MotorPin = 9;   // Seleciona o pino para o Motor
int velocidade = 0; // Variavel para guardar o valor proveniente da entrada analogica

void setup() {
  
pinMode(MotorPin, OUTPUT);  // Declara MotorPin como saida
  
}

void loop() {
  
velocidade = analogRead(potPin);     // Le o valor da entrada analogica
velocidade = velocidade/4;           // Converte 0-1023 para 0-255
analogWrite(MotorPin, velocidade);   // Faz o motor rodar
  
}



3 - Continuando nossa aula, agora colocamos 2 motores para funcionar.

Um exemplo do esquema de ligação de 2 Motores ao Arduino

Código de programação dos 2 Motores com o Arduino

Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Projeto 2 motores ao Arduino

int Motor1 = 9;   // Seleciona o pino para o motor 1 (direita)
int Motor2 = 11;   // Seleciona o pino para o motor 2 (esquerda)
int valor1 = 0;       // Variável para guardar o valor de rotação para o motor 1
int valor2 = 0;       // Variável para guardar o valor de rotação para o motor 2

void setup() {
  
pinMode(Motor1, OUTPUT);  // Declara MotorPin como OUTPUT (saída)
pinMode(Motor2, OUTPUT);  // Declara MotorPin como OUTPUT (saída)

}

void loop() {

valor1 = 200;    // Aciona o motor com alta velocidade
valor2 = 200;    // Aciona o motor com alta velocidade
analogWrite(Motor1, valor1);    // Aciona o Motor direito
analogWrite(Motor2, valor2);    // Aciona o Motor esquerdo
delay(5000);

valor1 = 0;    // Desliga motor direito
valor2 = 0;    // Desliga motor esquerdo
analogWrite(Motor1, valor1);    // Desliga o Motor direito
analogWrite(Motor2, valor2);    // Desliga o Motor esquerdo
delay(5000);

valor1 = 0;    // Aciona o motor com alta velocidade
valor2 = 200;    // Aciona o motor com alta velocidade
analogWrite(Motor1, valor1);    // Aciona o Motor direito
analogWrite(Motor2, valor2);    // Aciona o Motor esquerdo
delay(5000);

valor1 = 0;    // Desliga motor direito
valor2 = 0;    // Desliga motor esquerdo
analogWrite(Motor1, valor1);    // Desliga o Motor direito
analogWrite(Motor2, valor2);    // Desliga o Motor esquerdo
delay(5000);

valor1 = 200;    // Aciona o motor com alta velocidade
valor2 = 0;    // Aciona o motor com alta velocidade
analogWrite(Motor1, valor1);    // Aciona o Motor direito
analogWrite(Motor2, valor2);    // Aciona o Motor esquerdo
delay(5000);

}


Já no final da nossa aula, fizemos um trabalho em equipe, onde juntamos todos os alunos para mostrar aos mesmos como poderiamos começar a programação de nosso "PRIMEIRO CARRINHO" automatizado e programado, onde a ideia era entender o funcionamento dos 2 motores e consequentemente controlar os mesmos para que o nosso ROBÔ.






Na próxima aula, teremos a continuidade dessa mão na massa.



Os desafios da semana foram:

1 - Os alunos devem, caso tenham desejem doar, carrinhos e outros brinquedos a pilha quebrados ou danificados e que os mesmos devem ser trazidos para a nossa aula (SÁBADO), onde vamos juntar essas doações ao nosso cantinho das peças recicláveis.

2 - Treinar a lógica de programação que foi usada nos 2 motores, fazendo simulações no arduino, para que o conteúdo da semana possa ser bem fixado.


Veja as fotos que tiramos em nossa 6ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras


Assista abaixo, a vídeo aula que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 6ª aula presencial

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Trabalho usando Inkscape

A professora Patrícia E.M. Rubens Machado está usando o programa INKSCAPE para criar a logotipo da Rádio desenvolvida em sua escola. Assim o desenho será vetorizado (transformado em cálculos Matemáticos), sendo um arquivo mais leve e usado em diversos tamanhos sem perder a qualidade  e poderá ser usado em diversas situações. Quem criou logo da Rádio usando desenho em papel poderá vetorizá-lo!

Rádio Rubão

Então veja o trabalho desenvolvido:

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