Mais de 100 trabalhos dos alunos do projeto de Robótica, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em nove escolas da rede municipal de ensino de Volta Redonda, estão sendo expostos hoje, na 2ª Mostra de Robótica Educacional com Hardware e Software Livre de Volta Redonda, que acontece até às 16 horas na Praça Rotary, no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. Entre as escolas que participam do projeto e estão expondo na mostra estão Amazonas, Espírito Santo, Dr. João Paulo Pio de Abreu, Professora Maria Rosa Rodrigues, Mato Grosso, Paraíba, Paulo VI, Rubens Machado e Tocantins.
De acordo com a implementadora de Informática da SME e coordenadora do projeto Robótica Educacional, Giany Abreu, o projeto é realizado através do Sábado na Escola e tem duração de 60 horas (10 aulas com duração de 3 horas), beneficiando atualmente cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino.
“No fim das aulas previstas no projeto de robótica cada grupo monta um projeto final e estes trabalhos que estão sendo expostos hoje nessa mostra”, disse Giany. Segundo ela, a implementação da Robótica nas escolas possibilita aos alunos o desenvolvimento lógico de programação, conceitos básicos de eletrônica, desperta o interesse pelo trabalho cooperativo, descobre talentos entre estes alunos, além de ensinar o inglês e como resolver problemas.
Quem concorda com ela é a dona de casa Áurea Souza Rodrigues, 40 anos, moradora do bairro Açude I. “Meu filho estuda na Escola Municipal Paulo VI e seu rendimento escolar melhorou muito depois que ele passou a participar desse projeto. Além disso, hoje vejo nele o interesse de fazer alguma coisa. Até os eletrodomésticos lá de casa ele já conserta”, disse Áurea.
Entre os trabalhos expostos na mostra estão plataforma robótica, iluminação com sensor LDR, luminária, ligação three way, roda gigante, suporte para notebook, entre outros.
0 comentários: