E.M. Palmares - 2ª aula - Oficina de Robótica


A implementadora Janaina está iniciando o trabalho de Robótica  na E.M. Palmares. Parabéns!! Acompanhem o relato!

2ª aula - Oficina de Robótica

No dia 18/03 realizamos a 2ª oficina de robótica de nossa escola.

A oficina acontece nas sextas-feiras de recuperação paralela, de 09:00 às 11:00 .
Com a participação de 18 alunos do 5º ano, a implementadora Janaina Mendes viaja para este mundo fantástico da robótica.

Nesta oficina pudemos aprender um pouco mais sobre protoboard, arduíno, leds, resistores.
Com o apoio da ferramenta " Fritzing", pudemos ter nosso primeiro contato com o mundo da robótica.

Nossa próxima oficina acontece no dia 01 de abril...
até lá!





0 comentários:

Visita técnica e pedagógica dia 30/03/2016

Estivemos em visita técnica e pedagógica em três Unidades Educacionais:

  • E. M. Jayme Martins - implementadora Patrícia  - Novata;
  • E. M. Maria José Campos Costa - implementadora  Hiany;
  • C.M.E.I. Wladir de Souza Telles - implementadora Renata.
Fizemos as orientações sobre o trabalho, tiramos dúvidas e sugestões:

E. M. Jayme Martins - implementadora Patrícia


CMEI Wladir Telles


CMEI Wladir Telles

CMEI Wladir Telles

E.M. Maria José Campos Costa

E.M. Maria José Campos Costa



0 comentários:

PAINEL PARA GERENCIAR SIMULADORES PHET - FEITO EM GAMBAS3

Coordenação prepara painel para gerenciamento dos simuladores de PHET

Resolvemos criar um Painel em Gambas 3, para facilitar a utilização OFFLINE das Simulações PheT, baixamos e indexamos 105 simulações, todas em Português, neste painel que tem 7 abas, temos uma pequena screenshot (imagem) da simulação e para usá-la basta dar um clique na imagem ou simulção escolhida que ela será aberta em seguida.

Veja ai as 7 telas do nosso painel, para navegar entre as abas dentro do programa, clique na aba que deseja abrir, na parte superior da tela. 

 Aba 1 ou Tela 1 - 20 Simulações

Aba 2 ou Tela 2 - 20 Simulações

Aba 3 ou Tela 3 - 20 Simulações

Aba 4 ou Tela 4 - 20 Simulações

Aba 5 ou Tela 5 - 20 Simulações

Aba 6 ou Tela 6 - 5 Simulações

 Aba 7 ou Tela 7 - Créditos e Links 
O vídeo, abaixo, foi feito para apresentar o indexador que foi construído, emGambas3, com o intenção de facilitar e organizar a visualização e acesso as Simulações que são disponibilizadas no http://phet.colorado.edu ...



Todos os Créditos, Imagens, Logos e Direitos devem ser dados aos criadores da Simulações, que neste caso é:

Simulações PhET

Todas as simulações disponíveis em http://phet.colorado.edu são recursos educacionais abertos disponíveis sob licença Creative Commons Attribution (CC-BY).

É concedida permissão para usar, compartilhar ou redistribuir livremente as sims PhET sob a licença CC-BY. A seguinte atribuição é exigida:

PhET Interactive Simulations
University of Colorado Boulder
http://phet.colorado.edu


"PhET oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos divertidas, interativas e baseadas em pesquisa. Acreditamos que nossa abordagem com base em pesquisa incorpora descobertas de pesquisas prévias e nossos próprios testes, habilitam os alunos a fazer conexões entre os fenômenos da vida real e a ciência básica, aprofundando a sua compreensão e apreciação do mundo físico.

Para ajudar os alunos a compreender conceitos visuais, as simulações PhET animam o que é invisível ao olho através do uso de gráficos e controles intuitivos, tais como clicar e arrastar a manipulação, controles deslizantes e botões de rádio. A fim de incentivar ainda mais a exploração quantitativa, as simulações também oferecem instrumentos de medição, incluindo réguas, cronômetros, voltímetros e termômetros. À medida que o usuário manipula essas ferramentas interativas, as respostas são imediatamente animadas, assim ilustrando efetivamente as relações de causa e efeito, bem como várias representações relacionadas (movimento dos objetos, gráficos, leitura de números, etc)

Para garantir a eficácia educacional e usabilidade, todas as simulações são exaustivamente testadas e avaliadas. Estes testes incluem entrevistas a alunos, além de utilização efetiva das simulações em uma variedade de configurações, incluindo palestras, trabalhos em grupo, temas de casa e trabalhos de laboratório. Nosso sistema de classificação indica que nível de teste foi completado em cada simulação."

Neste vídeo temos uma introdução em inglês sobre as Simulações:

No canal mantido pela PhETtem mais alguns vídeos (em Inglês).

Veja abaixo, no vídeo, uma excelente definição para o PheT, de Kleber Serra.

0 comentários:

Curso de Capacitação em Robótica


Reproduzimos abaixo texto do Memorando Circular nº 051/2016-SME, que foi enviado a todas as Unidades Educacionais de nossa rede em 23 de março de 2016, no qual a SME/VR convida os Implementadores/Professores a participar de um
Curso de Capacitação em Robótica.

Segue o texto


"Para: Unidades Educacionais de Pré-Escola e Ensino Fundamental
Senhor(a) Diretor(a)

Com o objetivo de ampliar o número de escolas participantes do projeto de robótica educacional desenvolvido pela Coordenação de Informática, disponibilizaremos, para os implementadores de informática e para os professores da rede, um curso de capacitação em robótica, 20 vagas por turno e com carga horária presencial de 35 horas.

O profissional deverá inscrever-se no endereço eletrônico http://goo.gl/forms/rx3NQWGt39 até o dia 31 de março de 2016.

Informamos que essa capacitação será realizada fora do horário de trabalho do profissional.

Reforçamos que será obrigatório que o profissional capacitado desenvolva o projeto com os alunos, seja nas aulas de informática ou nas aulas do Sábado na Escola.

Certos do atendimento, desde já agradecemos.

 
Atenciosamente,

Mirian Coelho Nogueira Pereira
Diretora do Departamento Pedagógico/SME"
Implementadores/Professores, não percam mais essa oportunidade de se capacitar para atuar nessa área que cresce a cada dia em nossa região.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática