Reunião Informática - Educação Infantil - Criação de jogos - 19/10/2016

A Seção de Educação Infantil e Implementação de Informática participaram de um encontro para a análise, apresentação de alguns dos recursos disponíveis no GCompris e a produção de jogos,  usando o JClic, que desenvolvam a consciência fonológica e a construção de conceitos Matemáticos

Os implementadores que atuam nos laboratórios da Educação Infantil participaram de uma oficina com profª.: Roseni do C.M.E.I. Alzira Vargas para os primeiros passos com JClic.

O JClic é um software livre de autoria já é utilizado em nossa Rede há vários anos pela Educação Infantil e Anos Iniciais, porém é possível o trabalho nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ele  permite a criação de jogos, dentro da necessidade da turma, e/ou projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas. 
Nos notebooks dos professores tem 30 Videoaulas sobre o programa JClic.
Conheçam um tutorial explicativo usando o próprio JClic.
Para os implementadores novatos e/ou interessados, temos vários tutorias de como utilizar vários programas.
JClic Associação Complexa
O trabalho com JClic está previsto dentro dos conteúdos propostos.Os alunos poderão criar jogos das diversas disciplinas para serem compartilhados com outros alunos e escolas.

O material utilizado na reunião está disponível em: 



Conheça, outros tutorias  criados pela nossa equipe!

A equipe da Educação Infantil estará criando os jogos e em breve será compartilhado com todos.

0 comentários:

III Livro feito no Inkscape



Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais e faz parte do nosso Conteúdo a ser desenvolvido nos laboratórios.


Muitos de nossos alunos gostam de desenhar e por isso orientamos que os desenhos sejam feitos no Inkscape, para que os mesmos sejam vetorizados.

Este software abre várias possibilidades para trabalhos integrados entre laboratório e sala de aula:
História em quadrinhos; 
Textos e desenhos individuais ou coletivos; 
Criação de logo; 
Propaganda; 
Cartazes; 
Folders... 

À partir desta orientação de utilização do Inkscape e inspirado na excursão de da escola ao "Rio de Janeiro, foi criado o 3º mini-livro, feito sua casa, por Bruno Pereira - 12 anos!

Utilizando o Inkscape e inspirado , em minha casa!

0 comentários:

Sugestões: Charge, Cartum, tira e HQ

O trabalho com Área Gráfica está previsto dentro dos conteúdos propostos para a IAESMEVR. O uso do Inkscape, GIMP, Scribus, MyPaint , entre outros, deverá ser incentivado, criando oficinas para os alunos...

Cartum, Charge, tira e história em quadrinhos

Cartum, Charge, tira e história em quadrinhos

O humor, numa concepção mais exigente, não é apenas a arte de rir. Isso é
comicidade, ou qualquer outro nome que se escolha. Na verdade, humor é uma
análise crítica do homem e da vida. Uma análise não obrigatoriamente
comprometida com o riso, uma análise desmistificadora, reveladora, cáustica.
Humor é uma forma de tirar a roupa da mentira, e o seu êxito está na alegria que
ele provoca pela descoberta inesperada da verdade.
(Ziraldo)
Para saber mais! http://professoralinguaportuguesa-professora.blogspot.com.br/2012/01/cartum-charge-tira-e-historia-em.html 
Poderemos utilizar a Charge, Cartum, tirinhas e HQ, criando grupos de interesse. Aqueles alunos que desenvolverem esta habilidade, poderão participar regularmente no Jornal da Escola, com suas produções. 
É importante a parceria com os professores que utilizam essa linguagem como conteúdo e/ou recurso.
O trabalho do laboratório deve privilegiar dois aspectos:

  1. Apresentar diversos aplicativos para que os alunos conheçam. Quanto mais diversidade de aplicativos melhor;
  2. Aprofundar por grupos de interesse - Descobrir, incentivar  e desenvolver os talentos observados;
Vale conferir as tirinhas do dia a dia  com Inkscape... 


0 comentários:

Vale conferir e trabalhar com os alunos!!!


Uma reflexão para que  ficção não vire realidade!!! Estamos vivenciando um mundo em que precisamos refletir para que serve a tecnologia? Para libertar ou aprisionar?


1 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática