Sábado na Escola - Projeto - Robótica Educacional Com Software Livre - Aula 1


Sábado na Escola - Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;


Veja as fotos que tiramos em nossa 1ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

Assista abaixo neste pequeno vídeo um pouco da ação e mobilização que aconteceu em nossa aula, quando nossos alunos e professores foram desafiados para execução de algumas tarefas.

2 comentários:

Fórum Econômico Mundial divulga que o Brasil subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição no raking.


Vivemos um momento em que o Brasil cresce economicamente, mas precisa alcançar o desenvolvimento em educação. Desafio também do grupo chamado Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).Com a reportagem: "Qualidade do ensino freia adaptação do Brasil ao mundo digital - Fraco desempenho em Ciências e Matemática é barreira para País, diz Fórum Econômico Mundial", o Estadão analisa a situação da educação no Brasil e mostra como há a contradição entre a potência econômica mundial  com os resultados alcançados na educação. Entre os 144 países avaliados, o Brasil aparece no 116.º lugar.
RANKING -Segundo a capacidade de adaptação ao mundo digital
1. Finlândia
2. Cingapura
3. Suécia
4. Holanda
5. Noruega
6. Suíça
7. Reino Unido
8. Dinamarca
9. EUA
10. Taiwan
60. Brasil

0 comentários:

Como anda a educação no Brasil?

Você poderá ter informações rápidas sobre Como anda a Educação no Brasil? Conheça a plataforma QEdu.

O que é o QEdu?

É um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Queremos que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a educação no país

Explore o aprendizado de maneira única e interativa

Cada escola, município e estado do Brasil ganhou páginas com diversas informações e recursos inovadores, que permitem conhecer a fundo a educação brasileira

0 comentários:

Saiu a versão 5.0 do Linux Educacional. Conheça!!!

O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social. Conheça o site do projeto!

A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Possui novos aplicativos e novos recursos de interface e de interação totalmente desenvolvidos com base na experiência dos usuários.

0 comentários:

Produzindo Animações com Softwares Livres

Vejam o primeiro episódio do projeto Minimarte do nosso amigo Ricardo Graça.
Aproveitem para ler seu livro e implementar o trabalho de animação em sua escola!

Conheça o projeto Minimarte!

Conheça o trabalho http://ricolandia.com





“Produzindo Animações com Softwares Livres”  é o primeiro livro que trata de produção de animações com softwares livres. Escrito por Ricardo Graça; tem por objetivo apresentar as soluções em softwares livres para a criação de uma animação.
O livro aborda conceitos técnicos como, composição de imagem, iluminação de cenas  e operação dos seguintes softwares livres: Libre Office, Celtx, Inkscape, Gimp, Synfig, Tupi, Audacity, Kdenlive, Blender.
O livro apresenta cada software e mostra como utilizá-lo no processo de produção de uma animação, abordando as técnicas de animação 2D e 3D. Tem 112 páginas e foi registrado sob o ISBN 978-85-66084-00-9

Este livro é o primeiro de uma série de livros voltados para o mundo da animação.

English Version is coming soon!

Os livros são disponibilizados no esquema “Pague o quanto puder”; porém, para a versão impressa,  o valor mínimo para o livro impresso é de R$ 12,00 para custear a gráfica. Acrescente a este valor (R$ 12,00) o valor do envio pelos correios, que pode ser calculado pelo link encontrado abaixo do formulário.

Dados para os correios
Peso: 150g
Dimensões: 14x21cm



Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

Está chegando LE 5.0


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática