Saiu no Portal do Professor Edição 100 - Novas Tecnologias na Escola


Parabéns a implementadora Ana Paula e Equipe do Monteiro Lobato!



Saiu no Portal do Professor

Edição 100 - Novas Tecnologias na Escola
Emissora de rádio faz sucesso com alunos da educação infantil

Uma rádio, que vai ao ar com participação ativa de crianças de 3 a 5 anos, faz sucesso entre os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, suas famílias e moradores do município fluminense de Volta Redonda. Implantada em 2013 pela professora Ana Paula Corrêa de Oliveira Coelho, a Rádio Monteiro Lobato tornou-se conhecida na cidade como Rádio Monteirinho.

“Desenvolver um projeto de rádio, com a participação ativa das crianças, foi meu maior desafio”, diz a pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, há 21 anos na área de educação infantil. Ana Paula, que trabalha como implementadora de informática desde 2007, explica que o projeto foi uma orientação da Coordenação de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda. Ele foi desenvolvido anteriormente por Patrícia Osório, implementadora de informática na Escola Municipal Rubens Machado, com alunos do ensino fundamental.

A grande referência de Ana Paula em seu trabalho é o educador Paulo Freire [1921-1977]. Para ele, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. Por isso, as atividades que ela promove no laboratório de informática visam a um trabalho integrado com a sala de aula, a fim de tornar a aprendizagem significativa para as crianças.

Com uma programação variada, a rádio divulga notícias, relata as atividades de destaque nas salas de aulas, transmite a troca de recados entre as crianças e presta homenagem a aniversariantes, com mensagens e oferecimento de músicas a estudantes, professores e funcionários.

A definição dos temas é feita durante as chamadas “reuniões de pauta”, quando Ana Paula reúne os representantes de cada turma. “Em conversa com os alunos, vou instigando e anotando as ideias que vão surgindo”, revela. O passo seguinte é a realização das entrevistas. Os estudantes percorrem as salas de aula para ouvir professores e demais colegas.

Difusão — Os programas, com duração total de 20 minutos, são gravados e podem ser ouvidos pelos estudantes nos horários de recreação. São apresentados também durante as reuniões com pais e responsáveis. Para que qualquer pessoa possa ouvir os programas, em qualquer lugar e a qualquer momento, arquivos de áudio (podcast), geralmente no formato MP3, são postados no blogue dos implementadores de informática de Volta Redonda.

“A experiência da Rádio Monteirinho foi maravilhosa. Os alunos ficaram empolgados, e a comunidade abraçou o projeto”, ressalta a pedagoga Tatiana da Silva Vicente, que em 2013 trabalhava com uma das turmas participantes. Com pós-graduação em psicopedagogia e experiência de 14 anos na área da educação, Tatiana salienta que o projeto foi bem-sucedido.

“As crianças desenvolveram a linguagem oral, a percepção e a atenção auditiva, ampliaram o período de atenção e a concentração”, destaca. Além disso, ela cita a melhoria na socialização e no desenvolvimento da expressão corporal. “Os alunos sentavam-se juntos para ouvir os programas e, quando tocava alguma música agitada, logo criavam coreografias.”

Atual diretora-adjunta do Centro de Educação Monteiro Lobato, Tatiana está empolgada com as novidades previstas para este ano. “A implementadora Ana Paula pretende abrir um espaço na rádio para as famílias atuarem ativamente e divulgarem seus produtos artesanais”, afirma.

Repercussão — Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o projeto teve boa repercussão. “Recebemos cumprimentos até de pessoas de outros municípios da região”, ressalta.

Pedagoga, com pós-graduação em gestão escolar, há 22 anos no magistério, 12 dos quais na direção, Paula Cristina entende ser de fundamental importância o uso de novas tecnologias na escola. “O trabalho se torna mais dinâmico e instigante, contemplando assim todas as linguagens — visual, auditiva e cinestésica”, diz. Para ela, as tecnologias estão presentes no uso de jogos on-line e off-line, produção de fotos, vídeos, músicas, filmes e outros meios que contribuem para dinamização e enriquecimento de todo processo de ensino-aprendizagem. (Fátima Schenini)




Fonte e Créditos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=3290

Saiu no site da SME. http://www.portalvr.com/sme/index.php/13-noticias-destaque/318-radio-monteirinho-no-portal-do-professor-mec

Para ver a reportagem no RJTV

Mais uma vez o Projeto de áudio na Educação que faz parte do Programa de Informática Aplicada à Educação - VRlivre de Volta Redonda é apresentado.
Parabéns a toda equipe  do C.M.I.E. Monteiro Lobato e a implementadora Ana Paula pelo compromisso e dedicação ao projeto IAESMEVR.

Vejam a reportagem exibida no RJ 1º Edição!

"E o RJTV 1ª Edição desta quarta (03) mostrou que no último Paulinho da Escola antes das férias alunos do Centro Integrado de Educação Infantil Monteiro Lobato, que fica na zona rural de Volta Redonda, criaram uma rádio on line, junto com os professores e a direção.

Lá eles falaram sobre os principais projetos elaborados pelas turmas da escola, ofereceram música aos aniversariantes do dia. Além de programas de conscientização para cuidar do meio ambiente. Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o primeiro programa foi gravado e tem a duração de 23 minutos.

Trinta crianças com idade entre quatro e cinco anos, participaram do projeto. Os pais das crianças, que serão os principais ouvintes, receberão um link para ouvir. 
Assistam ao vídeo. Fonte: Clique aqui!

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Atenção Implementadores! Arquivos de "Áudio e Jornal"


Estejam atentos aos projetos de áudio e Jornal que são obrigatórios nos laboratórios de Informática.
Estamos recebendo as Edições dos Jornais e a produção em áudio para disponibilizá-los, após análise.
Para aqueles implementadores que estão substituindo, favor realizarem o trabalho nas mesmas turmas da substituição!

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Atenção implementadores! Resolvendo problemas para a criação de áudio.

O trabalho de áudio na educação é um projeto obrigatório a ser desenvolvido em todos os laboratórios. Em visitas de acompanhamento, estamos verificando que alguns implementadores estão com dificuldade para a gravação e por isso resolvemos republicar o tutorial criado por Sergio Graças ensinando como configurar o microfone, além de "retirar o vocal de algumas músicas.


Nesta vídeo aula, mostramos como configurar o microfone no sistema para ser usado no Audacity e dentro do Audacity, como deve ficar a configuração para que se possa usar para gravar a voz dos alunos para o Podcast ou a Rádio de nossas escolas.

Em sequência, mostramos de forma bem simples e eficaz, como retirar ou suprimir o vocal (voz) de arquivos mp3, para serem usados em Karaokê ou como Playback para montagens de paródias, etc...
Assista a vídeo-aula, quantas vezes for preciso, tenha paciência em executar os passos, uma vez que quanto mais atenção você tiver, maiores serão as chances de conseguir executar as tarefas e consequentemente chegar ao resultado esperado.
Como funciona?

A pergunta que você deve estar se fazendo é:
"Como isso funciona e, ainda, por que em algumas músicas a qualidade ficou muito boa e em outras, o macete praticamente não fez nada?"

A eliminação do vocal só é possível porque nas músicas gravadas em formato estéreo, na maioria das vezes, as vozes são gravadas no "canal central", entre os instrumentos, que ficam balanceados, com o baixo basicamente para a esquerda e a guitarra teoricamente para a direita.
Sendo assim, na teoria a voz fica no meio desta brincadeira, quando separamos os canais e invertemos o canal direito, estamos de certa forma, desativando a voz (vocal), enquanto que o restante da gravação permanece teoricamente sem modificações.
Não é possível fazer esse macete em todas as músicas, por vários motivos. 
Outro fator importante é que quanto mais alta for a qualidade da gravação original, que você vá utilizar, melhores serão os resultados da brincadeira.
Confira o vídeo!

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Trabalho com Áudio na Educação

Estamos aguardando as produções para a publicação em nosso portal. Estamos disponibilizando nosso acervo num espaço destinado aos nossos podcast! entregue os áudios às segundas feiras o dia todo e na sexta pela manhã!
Portal de Podcast!


"A criança tem direito à liberdade de expressão.
Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."


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Robótica Educacional - E. M. Paraíba


Conheçam o trabalho que vem sendo desenvolvido pela implementadora Márcia da E. M. Paraíba.


3ª aula
"Começamos o conhecimento prático do que foi feito no Fritizing... os alunos começaram a fazer as ligações concretas e passaram o código... iniciamos também o conhecimento mais apurado do "delay" no código."








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Visita técnica e pedagógica E. M São Francisco e outras




Estivemos em visita aos laboratórios da E. M. Damião Medeiros, Juracy Varanda, Balãozinho Vermelho, Paulo VI, São Francisco,onde configuramos todos os laboratórios e atualizamos o Sistema Operacional.
Da parte pedagógica orientamos aos implementadores das Escolas Damião Medeiros, Juracy Varanda, Balãozinho Vermelho,  São Francisco sobre as orientações e funcionamento do laboratório:

Limpeza;
Organização;
Projetos jornal e áudio;
Planejamento diversificado;
Conteúdos de Informática.
Orientações sobre o uso dos Multiterminais.
Gravação no audacity (São Francisco).

Implementadora Mariana E. M. São Francisco 20/05/2014

E. M. São Francisco 20/05/2014

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Teclado Musical


Lembram do trabalho do piano musical do Projeto Robótica Educacional da E.M. Paulo VI?
Resolvemos montar uma plaquinha para facilitar nossas capacitações. Vejam o resultado!


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Projeto Robótica Sábado na Escola 2014


Estamos disponibilizando as aulas de Robótica Educacional Livre.
Acompanhem as aulas do Sábado na Escola para que vocês possam estudar e/ou implementar o trabalho!







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