Blockly é um editor de programação visual

Blockly é um editor de programação visual, ou seja, mais uma criação a ajudar pessoas na aprendizagem da lógica de programação de forma mais intuitiva.

A pessoa escolhe algumas opções divertidas (várias delas em português) a valorizar Linguagem Logo e Scratch:

Na forma de Tartaruga Gráfica.
Na forma de Labirinto.
No forma de Puzzle/Quebra-Cabeça.
Na forma de Código (permite exportar um programa criado por ti no Blockly para JavaScript, Python ou XML).

Confere nas figuras abaixo duas telas do Labirinto. Em cada etapa, é apresentado um desafio que deverás resolver ao programar com blocos. Arraste e solte!




Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

PhET - simulações interactivas sobre física, biologia, ciências da terra e matemática


PhET oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos divertidas, interativas e baseadas em pesquisa . Acreditamos que nossa abordagem com base em pesquisa incorpora descobertas de pesquisas prévias e nossos próprios testes, habilitam os alunos a fazer conexões entre os fenômenos da vida real e a ciência básica, aprofundando a sua compreensão e apreciação do mundo físico.

Para ajudar os alunos a compreender conceitos visuais, as simulações PhET animam o que é invisível ao olho através do uso de gráficos e controles intuitivos, tais como clicar e arrastar a manipulação, controles deslizantes e botões de rádio. A fim de incentivar ainda mais a exploração quantitativa, as simulações também oferecem instrumentos de medição, incluindo réguas, cronômetros, voltímetros e termômetros. À medida que o usuário manipula essas ferramentas interativas, as respostas são imediatamente animadas, assim ilustrando efetivamente as relações de causa e efeito, bem como várias representações relacionadas (movimento dos objetos, gráficos, leitura de números, etc)

Para garantir a eficácia educacional e usabilidade, todas as simulações são exaustivamente testadas e avaliadas. Estes testes incluem entrevistas a alunos, além de utilização efetiva das simulações em uma variedade de configurações, incluindo palestras, trabalhos em grupo, temas de casa e trabalhos de laboratório. Nosso sistema de classificação indica que nível de teste foi completado em cada simulação.

Todas as simulações PhET estão disponíveis gratuitamente no Portal PhET e são fáceis de usar e incorporar na sala de aula. Elas são escritas em Java e Flash, e podem ser executadas usando um navegador web qualquer, desde que Flash e Java estejam instalados.

Ao Fundo: Kathy Dessau, Stephanie Chasteen, Linda Wellman, John Blanco, Ariel Paul, Sam Reid, Jesse Garrison, Noah Podolefsky, Emily Moore, Noah Finkelstein
Na Frente: Oliver Nix, Trish Loeblein, Michael Dubson, Kathy Perkins, Jonathan Olson, Robert Parson, Karina Hensberry, Julia Chamberlain, Chris Malley


A lista completa desses vídeos pode ser acessada no canal mantido pela PhET.



Atividades disponíveis em Português (do Brasil)

Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática