Visita Técnica e Pedagógica de 24 a 28 de março


Visita Técnica e pedagógica nas seguintes Unidades Educacionais: Juarez Antunes, Balãozinho, Maestro Franklin e Mato Grosso do Sul As implementadoras foram orientadas sobre o trabalho e as dúvidas foram solucionadas, além da atualização e configuração do laboratório. No Juarez Antunes e Mato Grosso do Sul as implementadoras foram capacitadas para o uso do Audacity.
Implementadora Maria Luiza - E.M. Mato Grosso do Sul
Elen - E. M. Juarez Antunes

CMEI Balãozinho Vermelho

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Robótica Educacional - Primeiros passos

Robótica Educacional Livre - Primeiros passos

É importante apresentar os conceitos básicos com os alunos e à partir de cada conceito, a sua aplicação em projetos de trabalho. O que precisamos para ascender um LED ou girar um motor?
  1. bateria;
  2. motor;
  3. LED;
    1. polo positivo e negativo;
Com este conceito os alunos poderão criar vários projetos com sucata conforme relato abaixo pela implementadora Graça Taborda no blog da escola.

"Ao trabalharmos com Robótica as crianças aprenderam fazer uma ligação elétrica simples, juntando fios de polo positivo com outro positivo e negativo com negativo. Através deste conceito ligaram lâmpadas e motor de 5v. Fizeram um pequeno robô que acende lâmpadas e se mexe, pois usamos um vibra call de manete de video game, que o fez movimentar."








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Sugestão de atividades para a Educação Infantil



Implementadores novatos,

Vejam a síntese do trabalho realizado pela implementadora Gracinha em 2014 na Educação Infantil.

Conheça o trabalho Completo!

"Em nossa escola são oferecidas aulas de Informática Educativa às crianças de 1º e 2ºsperíodos da educação infantil. Cada turma é dividida em dois grupos, que são atendidos em momentos diferentes.
O trabalho se inicia com uma roda, na qual são feitas atividades como: histórias, brincadeiras, jogos dirigidos etc para desenvolver o objetivo traçado para o dia.
Em seguida é apresentado ao grupo, pela implementadora, o jogo no computador que complementa a atividade da roda, como mais uma atividade a promover o alcance do objetivo. Cada jogo possui várias fases. As crianças executam o jogo combinado e conforme avançam no mesmo, podem trocar e escolher entre as várias opções oferecidas nos programas que temos. Com isto trabalhamos mais objetivos que são: iniciativa e independência.
Também trabalhamos com outros projetos como: Robótica na Educação Infantil e Animação.


Apresento a seguir uma pequena amostra deste trabalho com imagens de atividades em roda e em seguida das trabalhadas na máquina.
Com o objetivo de apresentar o computador, suas partes e seus periféricos foi contada a história “Meu Computador” utilizando periféricos como fantoche e uma boneca que conversava com os mesmos.

Conheça o trabalho"






Separando tampas segundo suas semelhanças de formas.




Na máquina:




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Aula 01 - Introdução a Elétrica - 22-03-2014




Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola



A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.



Cidade: Volta Redonda

Estado: Rio de Janeiro

Local: E.M. Marizinha Félix
Horário: 08:00 às 11:30

Veja as fotos que tiramos em nossa 1ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 17 alunos(as)



Roteiro da Aula 01 - 22/03/2014

Coordenadora Pedagógica: Giany Abreu
Coordenador/Técnico: Sergio Graças


Objetivos da aula:
  • Criar dinâmica de apresentação dos alunos; 
  • Mobilizar os alunos para o trabalho com Robótica Livre e suas possibilidades; 
  • Apresentar alguns componente/conceitos de eletrônica: Led - polos positivo e negativo, bateria-energia, resistor, ligação em série e paralela; 
  • Conhecer o programas GCompris, Simulando ligações elétricas; 
  • Conhecer o funcionamento da PROTOBOARD; 
  • Resolver situações problemas envolvendo GCompris e PROTOBOARD. 

Conteúdos da aula:

  • O que é Robótica Educacional Livre; 
  • O que é e para que serve o Arduino - introdução; 
  • Ligação em série e paralelo; 
  • Conceito de ligação elétrica; 
  • Protoboard, Leds, Resistores e Jumpers (fios). 

Desenvolvimento: 

  • Apresentação dos Coordenadores; 
  • Apresentação dos alunos; 
  • O que é Robótica Educacional livre e objetivos do curso; 
  • Apresentação dos vídeos sobre o Arduino - Olhar Digital e alguns projetos usando Arduino e Sucata; 
  • Divisão dos grupos de trabalho; 
  • Conceito de Eletricidade; 
  • Desafios no GCompris/Eletrônica: 
  • Ascender uma lâmpada; 
  • Usar interruptor; 
  • Ascender duas, três, quatro e cinco lâmpadas com um e depois dois interruptores; 
  • Em série e em paralelo; 
  • Desafio Ligação treeway; 
  • Intervalo; 
  • O que é e como funciona a Protoboard? Linhas e colunas; 
  • Ligação de um led; 
  • Ligação de dois leds; 
  • Ligação em série e em paralelo; 
  • Ligação usando a menor quantidade de fios; 
  • Ligação usando X fios; 
  • Avaliação da aula. 

Encerramento:
  • Recolhimento do material que foi disponibilizado aos alunos;
  • Arrumação da sala, onde os alunos ajudaram na organização do laboratório e das mesas em seus devidos lugares;
  • Agradecimento e reforço no convite para a presença na próxima aula.

Reforço da aula 01

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