UFRGS Cria tabela sobre Software Livre




http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/arquivos/tabela-dinamica/index-pt-02-02-2015.html

Esta tabela busca reunir softwares livres que abordem conteúdos curriculares escolares. Ao adotarmos esse critério excluímos, entre muitos outros, softwares editores de texto, de imagens, de áudio e de vídeo, embora esses programas possam ser utilizados em sala de aula com finalidade pedagógica.

0 comentários:

Reunião Projeto Robótica Educacional Livre

Reunião Projeto Robótica Educacional Livre




Estiveram reunidos na SME alguns profissionais que atuarão no Projeto Sábado na Escola no dia 12/02/2015 - 13h30.
Agenda:

  • Boas vindas;
  • Orientações sobre o trabalho;
  • Robótica no Sábado na Escola;
  • Robótica - Escola de Tempo Integral;
  • Entrega do material de apoio;
  • Curso Portal;
  • Portal e Blog dos implementadores;
  • Esclarecimentos.
Escolas participantes:
  1. E M Espírito Santo -  Sábado na Escola
  2. E M Tocantins - Sábado na Escola
  3. E M João Pio - Sábado na Escola
  4. E M Maria Carraro - Tempo Integral
  5. E M Amazonas - Tempo Integra

0 comentários:

Estamos em crise. Vai faltar água! O desperdício pode ser a gota d'água!

Aos implementadores de Informática, estamos orientando para trabalhar dentro dos projetos de Jornal, Áudio, Animação e/ou vídeo para entrarmos nesta campanha!!!



Estamos vivendo um período em que a mídia tem dado destaque a "Crise da água". Tivemos protestos, debates, passeatas....

Lições


Segundo o relator da ONU vê lições que a falta de água pode ensinar tanto para os consumidores quanto para os prestadores de serviço de água.
"A crise não deixa de ser uma oportunidade para estabelecer um processo educativo para que as pessoas gastem [água] com mais responsabilidade porque sem dúvida existe espaço para reduzir o consumo. É inadmissível que hoje em dia pessoas lavem o passeio com mangueira", critica. Leia mais!


Vai faltar água! O desperdício pode ser a gota d'água!
O SAAE de Volta Redonda está desenvolvendo um trabalho às Escolas Públicas do município para o uso consciente da água.
Esta será uma oportunidade para que todos contribuam para que a situação não fique insustentável em Volta Redonda.

Segundo o presidente do SAAE, Paulo Cesar, 
..."É hora de mobilizar a população para mudanças de atitude que auxiliem no uso racional da água! Se cada um fizer sua parte, conseguiremos vencer este desafio! A hora de mudança de atitude!

O SAAE estará realizando algumas ações para tentar minimizar o problema, porém precisamos da população apoiando e fazendo a sua parte!!


As Diretoras das Escolas Públicas foram orientadas a construírem um plano de ação para a sua escola, Além do trabalho pedagógico visando a sensibilização dos alunos sobre a sustentabilidade do uso da água!

Aos implementadores de Informática, estamos orientando para trabalhar dentro dos projetos de Jornal, Áudio, Animação e/ou vídeo para entrarmos nesta campanha!!!

0 comentários:

Revista Brasileira de Robótica - Informe-se! OBR - 2015



Saiu mais uma edição da Revista Brasileira de Robótica.Vale conferir a reportagem Começando a OBR 2015... Quer participar? Além disso dicas de como constrtuir robô de baixo custo, estatísticas do evento, testes...

Estejam atentos!!!!
As inscrições começam em 02 de março de 2015 para a competição teórica e prática!!!
Este ano queremos que as escolas que desenvolvem Robótica Livre façam sua inscrição!!!!



Baixe já a 3a. edição da revista da MUNDO ROBÓTICA e conheça melhor o evento, as datas da OBR 2015 e como se preparar melhor para esta que é a maior competição de robótica do Brasil e uma das maiores do mundo.

0 comentários:

Programa de Valorização de diretores de escolas públicas


O Planalto esta realizando uma consulta.... uma oportunidade para ajudarmos....ou termos a nossa voz para o projeto....
CONSULTA PÚBLICA

Ministério quer ouvir sugestões para programa de valorização de diretores de escolas públicas



Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 - 16:47
O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 4, consulta pública para receber sugestões que ajudarão na criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de ensino básico municipais, estaduais e federais de todo país. O objetivo é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, academia, estudiosos e sociedade em geral apresentem suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e façam propostas, sugestões e comentários.
Os interessados em contribuir terão até 2 de março para preencher um questionário. O internauta deverá responder a duas perguntas. 1) Como você avalia a importância de um diretor de escola de educação básica? 2) Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica?
O ministro da Educação, Cid Gomes, acredita que o primeiro passo para a valorização do diretor de escola é ouvir as pessoas. “É importante que a gente envolva toda a comunidade escolar, para que todos possam dar suas opiniões, expor suas questões, compartilhar conosco suas experiências e seu conhecimento”, explica.
Segundo ele, para participar, basta ter interesse no debate. “Todas as pessoas que tenham algum sentimento de compromisso com a educação, com a melhoria da educação no nosso país, com a valorização da escola, com a compreensão da importância do papel de um executivo, que é o diretor da escola, podem contribuir”, afirma o ministro.
Assessoria de Comunicação Social
Responda à consulta pública
Ouça a exposição do ministro sobre a consulta pública


0 comentários:

Algumas reportagens sobre o trabalho na CPBR2015

Saiu na IMaster...


Algumas coisas não mudam na Campus Party. Uma delas é a paixão dos campuseiros por modificar gabinetes de computadores. As máquinas nem precisam ser potentes em termos de hardware, basta fazer o básico. A graça está mesmo em personalizar o gabinete, por vezes, mudando tanto a carcaça que nem parece mais um PC. A edição deste ano parece ter ainda mais entusiastas de case modding do que ano passado. Fãs de computadores modificados ocupam uma enorme bancada bem na entrada do pavilhão da São Paulo Expo. A maioria das obras expostas participam do 8º Concurso de Casemod da Campus Party Brasil.




Grande parte são gabinetes tradicionais, quadrados, só que temáticos: homem-aranha, Thor e até o seriado Breaking Bad. Outros, porém, mostram que muitos nerds são verdadeiros artistas. Sergio Maria das Graças e João Paulo Coelho levaram um ano para montar seu primeiro PC modificado, o JS01, inspirado no robô Johnny 5 do filme “Um robô em curto-circuito”, de 1986. “A maioria das pessoas acha que ele foi inspirado no Wall-E, mas a verdade é que o Wall-E é que é baseado nele”, contou Coelho. 


A ideia da dupla com o robô-PC é divulgar conceitos de eletrônica, mecânica, programação e de robótica para a comunidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, especialmente para os jovens. Com custo aproximado de R$ 500, o JS-01 é todo feito de material reciclável e ainda está em desenvolvimento segundo os amigos campuseiros. Sergio Maria das Graças trabalha com informática e educação e João Paulo Coelho é técnico em siderurgica e palestrante nesta edição da Campus Party.


0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática