Pesquisa - Laboratório IAESMEVR 2015


Estamos realizando uma pesquisa sobre o trabalho desenvolvido no laboratório de IAESMEVR. Favor responder ao formulário, somente implementador de Informática!

Formulário acesse aqui!

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Especialistas defendem uso de recursos educacionais abertos no Brasil - PL 1513/11


A Coordenação de Informática trabalha com a perspectiva da divulgação e do uso de software livre na educação. Muitas leis já foram criadas sobre o padrão aberto de documentos entre outras. conheça a proposta abaixo, divulgada no site da UNDIME:


Especialistas defendem uso de recursos educacionais abertos no Brasil

Em seminário, os debatedores defenderam a aprovação de projeto de lei que regulamenta a concessão de direitos autorais de material educacional para o governo federal
Seminário internacional promovido pelas comissões de Educação e de Cultura reuniu especialistas na defesa de um assunto ainda incipiente no Brasil: o uso de conteúdo educacional compartilhado por meio de licenciamento aberto para estudantes de todos os níveis educacionais, os chamados Recursos Educacionais Abertos (REA).
O seminário foi sugerido pelos deputados Aliel Machado (PCdoB-PR) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e contou com a participação de parlamentares, representantes do Poder Executivo e especialistas de vários países.
O uso desse tipo de conteúdo na educação esbarra em dúvidas legais na área de direitos autorais, o que tem sido resolvido no mundo por meio de licenças elaboradas pela entidade sem fins lucrativos Creative Commons, criada nos Estados Unidos para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais, dentro do espírito de compartilhamento e de colaboração da internet.
Projeto de lei
Como maneira de permitir o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil, os participantes do seminário defenderam a aprovação do projeto de lei (PL)1513/11, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que define o que é REA e estabelece obrigações do governo na hora de comprar material didático e disponibilizá-lo para a população (veja quadro).
O projeto está na Comissão de Cultura e tem como relatora a deputada Margarida Salomão (PT-MG), que defende a proposta. “O projeto prevê que a produção intelectual direta ou indiretamente financiada por recursos públicos deve ser livremente disponibilizada, com autorização expressa do seu autor, para utilização como REA. É uma forma de as obras intelectuais pagas pelo Estado retornarem à sociedade sob a forma de recursos educacionais abertos”, explicou.
"A ideia é que os autores concordem em conceder as licenças para o governo federal, que tem vários graus: pode ser total ou não, pode ter algum custo para alguns tipos de licença, mas que permita o uso amplo e irrestrito em toda a rede educacional brasileira", disse a deputada Jandira Feghali.
Gastos com livros didáticos
O seminário contou com a participação de Carolina Rossini, fundadora do projeto REA.br e vice-presidente da Public Knowledge, entidade sem fins lucrativos que defende o compartilhamento de conteúdos na internet.
Ela é autora de um estudo que o Brasil gasta mais de R$ 300 milhões por ano em compra de livros didáticos, quantia que poderia ser reduzida se o País utilizasse de maneira mais abrangente os REAs.
Rossini explicou que a falta de legislação específica dificulta o uso de recursos abertos. “Os REAs não podem participar de licitações do Ministério da Educação (MEC) por conta das garantias rígidas dos direitos autorais. Mas isso é fácil de resolver”, disse.
Ela sugeriu o uso de licenças o mais abertas possível para o material educacional, com o conteúdo disponível na internet, gratuitamente, para estudantes.
Laura Rossi, diretora de Conteúdos do MEC, informou que o ministério já disponibiliza conteúdo digital para os professores por meio do Portal do Professor, que é um repositório de conteúdo para a educação básica. “O MEC está pensando em abrir esses conteúdos para os alunos”, informou.
Para Gabriel Sampaio, diretor de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, o Brasil tem avançado na legislação a respeito do acesso a conteúdos da internet. “E o projeto do deputado Paulo Teixeira avança ainda mais nesse sentido”, acredita.
Autor: Câmara dos deputados

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Tutorial Blender


Tutorial Ricardo Graça


Assitam ao tutorial do Blender feito por chander ruzzi compartilhou originalmente:



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Sobre Blogs das Escolas -Solicitação!


A Coordenação IAESMEVR está atualizando a lista de Blogs das Unidades Escolares. Se você criou um blog para sua escola..... Favor nos comentários   digitar  o endereço do blog da escola ou via email para gianyabreu@yahoo.com.br.
Desde já agradecemos!
Cabe ressaltar que os blogs tem como princípio a atualização constante!

Seu blog reúne ideias, experiências e iniciativas inovadoras, está atualizado?
Segue uma reportagem e uma reflexão do senac sp http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm :


Blogs como ferramentas pedagógicas
Professores e alunos já usam todos os atrativos dos diários online para criar uma rede de ensino e comunicação
Os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para
virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores. No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.

De acordo com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. "É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos.... Leia mais!

Aqui você conhece 10 blogs educativos que tem muito a oferecer no processo de aprendizagem. Visite-os, compartilhe conhecimento e uma ótima leitura!

Segue os blogs de nossas escolas:
http://escolamunicipalamazonas.blogspot.com.br/

http://antoniettamottabastos.blogspot.com.br/

http://escolawladirtelles.blogspot.com.br/

http://cirandinha-vr.blogspot.com.br/

http://escolamunicipalrubensmachado.blogspot.com.br/

http://emjoaopaulopioabreu.blogspot.com.br/

http://chiarelli-jiuliocaruso.blogspot.com.br/

http://iracemaleitenader.blogspot.com.br/ 

http://escolabahiavr.blogspot.com.br/

http://escolapalmaresvr.blogspot.com.br/

http://cearaem.blogspot.com.br/

http://escolajoaohaasis.blogspot.com.br/

http://tocantins2013.blogspot.com.br/

http://escolaespritosanto-professoraelaine.blogspot.com.br/

http://emamaralpeixoto.blogspot.com.br/

http://poeticiasdoamor.blogspot.com.br/

http://epernambuco.blogspot.com.br/

http://emfernandodenoronha.blogspot.com.br/


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Trabalho com SCRATCH



sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Scratch

Os alunos do 7º ano estão trabalhando com o programa Scratch,
eles estão seguindo o tutorial criado pela (iaesmevr)

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Trabalho Folclore GIMP - E. M. Amazonas





segunda-feira, 31 de agosto de 2015


A profª Solange criou com os alunos do 3º ano de escolaridade algumas cenas representando o Folclore Brasileiro.
Com fotos dos alunos, usando o aplicativo Gimp, eles inseriram as fotos nas cenas, fazendo com que elas ficassem divertidíssimas...
Vale a pena conferir! Ficou demais!!!







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7 de setembro 2015


Estaremos realizando o nosso Desfile de 7 de setembro! Participe! Estaremos mostrando o projeto de Robótica Robótica Educacional!!!


Em 2014!!!



Saiu no PortalVR

         A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda está acertando os últimos detalhes para a realização das comemorações do Dia da Independência do Brasil, que acontece na segunda-feira - dia 7 de setembro - no bairro Aterrado. De acordo com o cronograma, a partir de 8 horas, haverá na Praça Sávio Gama o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e da Independência, com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, secretários municipais e outras autoridades do município. Em seguida, ocorrerá o tradicional desfile de 7 de Setembro, na Avenida Paulo de Frontin.

         A sequência do desfile foi fechada esta semana em reunião realizada com as entidades que se inscreveram para participar das festividades. A estimativa da organização é de que 10 mil pessoas de cerca de 50 entidades participem do desfile. As apresentações das entidades vão ocorrer em quatro fases, segundo explicou o assessor de comunicação, Ricardo Ballarini.

“Estamos nos preparando para realizar um evento bonito e com segurança para a população”, disse Ballarini, frisando que próximo ao palanque serão colocadas grades para demarcar a área do desfile. “Em toda a avenida nós colocamos cordas, mas neste trecho, que é um pouco mais apertado devido aos palanques oficial e da Banda Municipal, é necessário fazer esta delimitação”, disse o assessor, comentando que a intenção é que o desfile tenha pouco mais de 3 horas.

         Na primeira fase do desfile entram a Banda Municipal e o Coral Municipal, integrantes dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Escoteiros, grupos da melhor idade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e os projetos da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Na segunda fase, estarão a Ordem Demolay e as Filhas de Jó, Centro Universitário de Volta Redonda, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Fundação Beatriz Gama (FBG). Em seguida, virão os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, com cerca de 2 mil crianças e as suas bandas mini do Projeto Volta Redonda Cidade da Música, e os colégios da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), que serão representados por sete escolas: Academia da Vida, Colégios Themis de Almeida Vieira, Delce Horta Delgado, José Botelho de Athayde, João XXIII, Getúlio Vargas e o Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira. 

         Na terceira fase, estarão o Ciep Gloria Roussim, da Rede Estadual de Ensino, e o Centro Educacional Arco Íris e a Escola Técnica Pandiá Calógeras, representantes da rede particular.       Na última, entrarão os clubes de serviços como a Equipe de Kart - Projeto Piloto Cidadão, Falcões de Aço Moto Clube, Jeep Clube, , Equipe Vivendo no Baixo, que faz um trabalho social na cidade e apresentam alguns de seus carros rebaixados e, encerrando com o Clube de Antiguidades Automotivas, que pretende mostrar seus carros antigos bem conservados e raros.

         Na infraestrutura do evento, haverá ambulâncias, o apoio dos membros da Cruz Vermelha Brasileira e do Conselho Tutelar para atendimento de primeiros socorros e crianças perdidas.  Os três órgãos darão plantão na praça da prefeitura e na concentração do desfile, que ocorrerá a partir da Avenida Integração.  A Avenida Paulo de Frontin será fechada a partir de zero hora do dia 7 para a realização do evento, e os moradores serão comunicados através de boletins.  Já a Guarda Municipal apoiará o evento dentro do desfile e no trânsito nas ruas próximas.  Para garantir segurança, o Aterrado será monitorado pelas câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) e a Polícia Militar terá viaturas e homens circulando em todo o bairro, inclusive nos pontos de ônibus.  

Volta Redonda - 7 de Setembro – 2015          
Ordem do Desfile

Primeira Fase (8h30min)
Banda Municipal e Coral Municipal
Ex-Combatentes
Polícia Militar
Corpo de Bombeiros
Guarda Municipal
Defesa Civil
Grupos de Escoteiros
Grupos Melhor Idade - (SMEL - SMAC)

Segunda Fase (9 horas)
Ordem Demolay e Filhas de Jó
Unifoa - Centro Universitário de Volta Redonda
APAE
Fundação Beatriz Gama
                           
Escolas da Rede Municipal de Ensino - Desfile distribuído por regionais 
Colégios da FEVRE 
Academia da Vida Oscar Cardoso
Colégio Professora Themis de Almeida Vieira
Colégio Professora Delce Horta Delgado
Colégio José Botelho de Athayde
Colégio João XXIII
Colégio Getúlio Vargas
Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira

Terceira Fase (10 horas)
Escola Estadual
Ciep Gloria Roussim

Escolas Particulares
Centro Educacional Arco Íris
Escola Técnica Pandiá Calógeras - ETPC

Quarta Fase (10h30min)
Entidades
Equipe de Kart – Programa Piloto Cidadão
Falcões de Aço
Jeep Clube
Equipe Vivendo no baixo
Clube de Antiguidades Automotivas Volta Redonda      

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Robótica Aula 4 - 29/08/2015 - Leds, potenciômetro e teclado

Relatório Robótica Aula 4 - 29/08/2015 - Leds, potenciômetro e teclado


E.M. Paulo VIImplementadora: Michelle Rezende
Nº de alunos presentes: 12

A quarta aula começou com os alunos conhecendo o primeiro desafio desta: controlar a intensidade do brilho do led utilizando o potenciômetro. Na verdade, eles apenas relembraram este aprendizado, pois, na aula anterior, realizaram tal desafio com êxito.

 

Conferimos os componentes um a um, além da programação necessária para este desafio:


O grupo 4 foi o último a conseguir realizar a tarefa. Tudo porque as "perninhas" dos leds estavam trocadas. Conversamos a respeito, e aproveitamos o momento para tirar outras dúvidas, principalmente a respeito do GND e 5V.


O segundo desafio foi controlar três leds utilizando o teclado. Ou seja: de acordo com uma programação, os três leds acenderiam da seguinte forma:

Led 1: digitando a tecla g

Led 2: digitando a tecla H

Led 3: digitando a tecla j

Para apagá-los, bastaria digitar a tecla d




Enquanto isso com os monitores...

Levi, um dos monitores desta fase, desmontou uma impressora doada em nossa campanha de arrecadação de lixo eletrônico. Jair (à direita) observava com atenção, além de auxiliar Levi. Contou-nos que em casa gosta muito de desmontar as coisas.


Já Matheus Lacerda (à direita) auxiliou Wilgner (à esquerda) a refazer seu circuito treeway (tarefa de casa da aula 2).

 

Já no final da aula, os alunos conheceram o mão na massa da semana: construir um suporte para notebook utilizando canos de pvc. Devido ao sucesso de nossa campanha de arrecadação, conseguimos muitos coolers de computador, essencial para esta tarefa. Cada aluno praticamente fará sozinho seu suporte! Esperamos que na próxima aula todos realizem esta tarefa, pois material não falta!

Última atualização: segunda, 31 Ago 2015, 20:08



 Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu

Robótica Educacional - 2015 - turma 2

IAE: Márcia Simone Alves

Relatório aula 4 - 29/08/2015

Total de alunos 17


Nossa aula foi iniciada com o recolhimento do material adquirido com o "mão na massa"
Apesar de tudo ter ficado organizado na aula anterior, não houve suceso com o recolhimento de materiais na escola, pois a campanha não foi feita conforme combinamos.
Porém, os próprios alunos conseguiram arrecadar em casa um número significativo de material.

Iniciamos com o controle de piscadas do led com potenciômetro.
Os alunos entenderam que a velocidade de piscadas do led estava sendo controlada pelo Potenciômetro.
 1
2

Em seguida, apesar de termos feito na aula passada, fizemos novamente a barra de leds controlada pelo potenciômetro. A maioria dos alunos lembrou do que fizemos na aula anterior e conseguiu ligar sem problemas.

barra 

Partimos para o controle de acendimento do led com o teclado.
Primeiro a ligação física
teclado

Depois a compreensão do código
 9

Os alunos compreenderam o significado das diferentes funções que apareceram no código.


Um desafio foi lançado... "Como digitar as letras correspondentes para o acendimento dos leds ? No código?
Os alunos de pronto responderam que no código não poderia ser. A partir desda conclusão, mostrei e expliquei a função do Monitor Serial.
Os alunos, depois de tal compreensão "brincaram" com as letras e ainda modificaram as letras do código e o delay, demonstrando total entendimento!
Como nos restou algum tempo, começamos a desmontar o que os alunos conseguiram de "lixo eletrônico" e a guardar o que nos serviria.

 sucatas
sucata2
Ao final, conversamos sobre o mão na massa... alguns materiais foram distribuídos para que os alunos conseguissem realizar a tarefa, que terá tempo mais que suficiente para ser realizada, afinal só teremos aula no dia 12/09.
O mão na massa será um suporte de notebook feito de canos PVC.

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Visita Técnica e Pedagógica E. M. Mato Grosso do Sul

Estivemos atualizando e configurando o laboratório da E. M.  Mato Grosso do Sul  no dia 25 de agosto. A atualização do sistema Operacional é uma política da Coordenação  IAESMEVR, trazendo as novidades do Software Livre para o desenvolvimento do trabalho.


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Votação do Plano 29/08/2015

A SME Está realizando seu Plano Municipal de Educação - PME nos dias 21. 22 e 29 de agosto de 2015.
A coordenação ficou responsável pela montagem dos equipamentos e criação de apresentações.Segue abaixo as fotos do 1º dia de votação do PME dia 29 na UFF - Aterrado- VR de 7h30 às 17h30.
Foram votadas as metas 1, 2, 3, 4, 5, 6 ,10 e 11. No dia 2 de setembro teremos a 2ª votação.







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