AULA 5 - ROBÓTICA EDUCACIONAL LIVRE - TURMA 1

Robótica Educacional com Software e Hardware Livres
Coordenadora Pedagógica: Giany Abreu

Coordenador/Técnico: Sergio Graças



A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.

Aula 5 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: 

E.M.Paulo VI - Michelle Rezende - 5ª Aula
E.M. Profª Maria Rosa Rodrigues - Catiene Fernandes - 5ª Aula
E.M.Dr.: Jiulio Caruso - Luiz Felipi - Transferida
E.M. Pref. José Juarez Antunes - Edson Lacerda - 4ª Aula
E. M. Espírito Santo - Elaine Fialho - 4ª Aula

Escola Maria Rosa Rodrigues!



0 comentários:

FLISOL 2016 - Resende/RJ



Dia 16 de abril 2016 
Local: Faculdade Dom Bosco 
Auditório - 27523-000, Estrada Resende/Riachuelo, Morada da Colina, Resende, Rio de Janeiro 

O que é FLISoL? 

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América Latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano. 

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. 

Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultâneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social. 


Sobre

Um Installfest é um evento, geralmente patrocinado por um Grupo de Usuários Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto.
É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação de seu sistema operacional preferido ao local do installfest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. 
Às vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. 
Os installfests podem variar de encontros informais a festas com comida, bebida e música. O tom e o escopo do evento dependerá da organização que o patrocina. A palavra /Installfest/ é uma junção de /instalação/ e /festival/. 
O termo /install fest/ ou a variação /Install Fest/ são também utilizados. /Installfest/ captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações muitas vezes difíceis. 









0 comentários:

Volta Redonda será uma das 300 cidades de todo Brasil a receber a tocha, que representa a paz, a união e a amizade entre os povos.



Prezado(a) professor(a),

Em maio de 2016, a chama Olímpica será acesa na Grécia, e viajará quase 10 mil quilômetros até desembarcar no Brasil. Começa então um dos eventos mais esperados dos Jogos Rio 2016: o revezamento da tocha.

É motivo de muito orgulho saber que a sua cidade será uma das 300 cidades de todo Brasil a receber a tocha, que representa a paz, a união e a amizade entre os povos. Temos certeza de que as pessoas irão lotar as ruas e fazer uma bela festa.

Mas e se, além da tocha Olímpica, convidarmos você a levar o maior evento esportivo do mundo para a sua escola?
Seus alunos poderão praticar novos esportes e estudar temas das Olimpíadas e Paralimpíadas em todas as disciplinas, de forma simples e gratuita. Para isso, oferecemos também capacitações que acrescentam novos cursos ao seu currículo.

Isso é possível graças ao Transforma, programa de educação dos Jogos Rio 2016. Presente em mais de 2 mil cidades e 9 mil escolas dos 27 estados brasileiros, o Transforma é uma ferramenta que usa o esporte para promover a educação e melhorar o clima escolar. O programa oferece:

  1. Uma plataforma gratuita de ensino a distância, em que professores podem fazer cursos online no dia e horário em que preferirem e recebem um certificado oficial dos Jogos Rio 2016:

  1. Aulas digitais prontas para download. Que tal ensinar a geografia dos 205 países que vão disputar os Jogos? Ou a química do doping, a matemática dos recordes de Usain Bolt, a biologia da alimentação dos atletas?
  1. Vídeos para ensinar novos esportes. A série “Aprenda a Ensinar” mostra que, em apenas 10 passos, é possível aumentar o cardápio das aulas de educação física:

  1. Desafios escolares. Atualmente, o Desafio da Trégua Olímpica está aberto a inscrições de qualquer escola dos ensinos médio e fundamental, com prêmios para alunos e professores: 
 
E aí, que tal acertar no alvo e levar o espírito Olímpico e Paralímpico para a sua escola? Convide seus colegas professores para embarcarem nessa jornada também!

Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Participe também do nosso grupo no facebook: www.facebook.com/groups/transformario2016


0 comentários:

Vídeo sobre nossa customização feita pelo Diolinux


Assistam ao vídeo dedicado a uma análise sobre a customização que desenvolvemos para os nossos laboratórios!!! É muito interessante a visão "do outro".


0 comentários:

Desafio da Trégua Olímpica premiará escolas com réplica da Tocha Rio 2016!


Participe do segundo Desafio Transforma de 2015
Desafio da Trégua Olímpica premiará
escolas com réplica da Tocha Rio 2016!


A trégua Olímpica é um movimento que promove a paz e a união entre os povos através do esporte desde 776 a.C. Assim, conflitos ao redor do mundo são paralisados durante o período dos Jogos, permitindo a integração de todos.

Por isso, o Transforma, programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, quer propor um desafio para a sua escola: vamos levantar juntos a bandeira da paz! E aí, topa o desafio?
Como participar:
  • 1) Leia o regulamento completo aqui;
  • 2) Crie uma bandeira e uma mensagem que promovam a paz;
  • 3) Fotografe a sua bandeira e inscreva-se no site www.desafiotransforma.com.br;
  • 4) Dê início ao “bandeiraço” virtual;
  • 5) Divulgue sua bandeira para seus amigos e parentes.
PARCEIROS

0 comentários:

Visita Técnica e Pedagógica - C.M.I. E. Monteiro Lobato 18/03/2016

Visita Técnica e Pedagógica - C.M.I. E. Monteiro Lobato e SEMEIA
Parabéns pelo capricho e organização!!!
Quem estiver iniciando o trabalho com Informática, vale conferir o trabalho realizado pela implementadora Ana Paula!


SEMEIA – SÍTIO ESCOLA MUNICIPAL ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO DO AUTISTA THEREZA AGUIAR CHICARINO DE CARVALHO

SEMEIA – SÍTIO ESCOLA MUNICIPAL ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO DO AUTISTA THEREZA AGUIAR CHICARINO DE CARVALHO
C.M.I. E. Monteiro Lobato

C.M.I. E. Monteiro Lobato

C.M.I. E. Monteiro Lobato

C.M.I. E. Monteiro Lobato

C.M.I. E. Monteiro Lobato

0 comentários:

Programaê - Hora do Código, Scratch....

A plataforma Programaê

Hora do código!!!
Experimentem com seus alunos!!!








Acreditamos que a tecnologia tem o poder de transformar e usá-la para educação pode fazer a diferença. Embarque com o Programaê! nessa jornada pelo conhecimento! Você quer aprender ou ensinar usando a tecnologia?

Quero aprender!


Quero ensinar!







0 comentários:

40 anos de história da Apple


"Entenda o impacto da empresa que surgiu em uma garagem e ajudou a transformar o modo como lidamos com tecnologia.."
Com  este título a Folha de São Paulo mostra a evolução, problemas, inovações e reinvenções da Apple e que mudaram a forma como vivemos.
Veja a reportagem completa!
http://arte.folha.uol.com.br/tec/2016/04/01/apple/

0 comentários:

MEC promove concurso de vídeo sobre pesquisa para conhecer e combater o Aedes aegypti

Saiu no site do MEC....#ZIKAZERO

MEC promove concurso de vídeo sobre pesquisa para conhecer e combater o Aedes aegypti

    • Quarta, 06 de abril de 2016, 10h45
    O concurso sugere que o estudante reúna três amigos e um professor para a produção de vídeo que mostre como a comunidade escolar está atuando para prevenir e combater os focos do mosquito (arte: ACS/MEC)“Sua escola está participando da Semana Nacional de Mobilização da Família e da Comunidade Escolar pelo Combate ao Aedes aegypti? Se estiver, reúna três amigos e um professor para, juntos, produzirem um vídeo que mostre como vocês estão prevenindo e combatendo os focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.”
    Essa é a proposta do concurso de vídeo Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti, lançado nesta quarta-feira, 6, pelo Ministério da Educação. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, não basta um dia de mobilização para as ações contra o mosquito serem efetivas. “O trabalho deve ser sistemático e contínuo.”
    Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com as demais secretarias do MEC, o concurso terá as inscrições, gratuitas, abertas no período de 18 a 31 de maio próximo. Divido em etapas regional e nacional, o edital do concurso limita a inscrição a apenas um vídeo por escola nas diferentes categorias. Os filmes inscritos podem ter no máximo 90 segundos de duração e devem ser captados por aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas, com boa qualidade de imagem e som.
    Os vencedores das etapas regionais receberão certificados; os da etapa nacional, além do certificado, virão a Brasília para participar de um curso de formação. Os finalistas e vencedores serão anunciados na página oficial do concurso na internet.
    Para fazer a inscrição, as escolas devem primeiramente postar o vídeo gravado no Youtube. Depois, preencher o formulário de inscrição, que estará disponível na página do MEC sobre o zika vírus. Vídeos postados com data posterior ou modificados após o preenchimento do formulário on-line serão desconsiderados.
    Dados da instituição, como o código Inep (do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais), o nome do diretor e o da equipe (alunos e professores), e do vídeo (deve ser o mesmo divulgado no Youtube), assim como o link do vídeo, devem ser informados corretamente. A falta de preenchimento de qualquer campo impedirá a conclusão da inscrição.
    Mais informações no Edital da Secadi nº 1/2016, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 6. As inscrições serão feitas exclusivamente na página do MEC sobre o zika vírus.

    0 comentários:

    O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

    Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

    Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática