Entrega dos portfólios 2016 - Orientações

Estamos propondo a entrega de um portfólio, individual, do trabalho realizado pelos implementadores de Informática nos laboratórios da Rede Municipal de Ensino. Nesta proposta teremos um acervo de experiências bem sucedidas em Tecnologia Educacional.

Vale conferir a formatação do trabalho dos implementadores da EM Rubens Machado ... cores combinando e texto justificado.  http://atendimentosme.epdvr.com.br:8080/envios/relatorio/data/2016_3trim_relatorio_rubensmachado_sahraejorge.pdf   
                      
Cada implementador,  poderá criar sua formatação, contendo os itens necessários... desde que seja "melhor" que o Modelo:   Observem  cópia do modelo: http://www.calameo.com/read/0014654876ff2872510f1...... http://atendimentosme.epdvr.com.br:8080/envios/extras/data/sugestao_modelo_relatorio_scribus.zip ...... 
                     
Partes:  Introdução (Identificação da Escola; do trabalho e/ou projetos, Desenvolvimento do trabalho, Conclusão/ considerações Finais, Dados do implementador no final...
Temos que usar um padrão comum. Observem as cores, ortografia, escrita para o mundo e não para a coordenação. Solicite a leitura de alguém que não entenda do assunto!
Se usar imagem,priorize a produção do aluno,ex.: Usou GIMP o melhor trabalho com GIMP ... 
É melhor 1 boa imagem que várias "soltas", de carinhas de alunos felizes ou vários trabalhos iguais...
Sobre identificação da escola..... Foto, nome, endereço, modalidade de ensino, direção, endereço do blog, email, tel e etc.... Um pequeno histórico! 
  
 Ex  de registro do implementador João Paulo - CMEI Iracema Leite Nader na Introdução/ Desenvolvimento                      
"Após dois anos de trabalho com Informática Aplicada à Educação, nossos alunos desenvolveram projetos bem interessantes utilizando softwares livres.
A seguir, apresentaremos um breve resumo de alguns projetos e o caminho percorrido para alcançar esses objetivos.
O primeiro Projeto de nosso Laboratório foi sobre o Rádio. O objetivo principal era criar uma rádio em nossa escola utilizando o software livre Audacity. Para isso, fizemos uma visita a Rádio Cidade do Aço e conhecemos todas as instalações de uma rádio de verdade, conversamos com o Locutor Everaldo e até fizemos uma participação ao vivo em seu programa. Foi uma experiência maravilhosa para todos os alunos.
Ao chegar à escola, estudamos a história da Rádio, os fatos que marcaram a história desse veículo de comunicação tão importante e, finalmente, criamos nosso primeiro programa.
A inauguração da Rádio Iracema e consequente finalização do Projeto aconteceram no dia 14 de Julho de 2015. Os alunos apresentaram com cartazes e gravações de áudio a linha do tempo da Rádio, desde as primeiras transmissões até os dias atuais. A comunidade escolar participou e aprendeu muitas coisas importantes com a gente. ........                        
 O Jornal Iracema foi lançado no mesmo dia que a Rádio Iracema (14 de Julho de 2015). O seu principal objetivo é informar a comunidade Escolar de todas as atividades realizadas ao longo dos bimestres em nossa unidade de Ensino.
O espaço é democrático e todas as turmas são livres para divulgarem seus projetos, passeios, experiências e atividades realizadas na rotina escolar. A marca principal de nosso Jornal é o colorido e variedade de fotos.
Após uma reunião com todos os docentes, equipe técnico-diretiva e implementador de informática, combinamos que em 2016 todas as turmas participarão do Jornal com suas reportagens. Definimos as datas de entrega das reportagens, a quantidade de fotos e a importância do Jornal para divulgar o trabalho desenvolvido em nossa escola. Além disso, todo material produzido no Laboratório de Informática deverá ser anexado ao portfólio do aluno em ordem cronológica.
Além de informar, o Jornal tornou-se um relatório rico das principais atividades realizadas em nossa escola. Esse registro contará ao longo dos anos a história de nossa escola"...                        

 Exemplo de desenvolvimento (explicação das atividades e/ou projetos)                        
Devemos evitar:  apenas uma frase: "Trabalhei com Scratch..... as crianças gostaram"  5 fotos de crianças rindo!!!! Essa frase não explica ou relata o trabalho desenvolvido.....                        
Espero estar contribuindo para o sucesso pessoal e coletivo do(s) portfólios(s)                        
Alguns implementadores enviaram seus portfólio do trabalho realizado... Alguns com conteúdos excelentes, formatação, identificação, introdução,  e etc..., porém tem portfólio  do trabalho anual que se resume em duas imagens e um parágrafo com três linhas....                        

Favor verificar se seu portfólio está aquém de seu trabalho .... sugiro que refaça o portfólio... O objetivo é o registro do trabalho realizado.

Leiam os portfólios já foram enviados!!! Cada um  pode melhorar o que for necessário para representar seu trabalho... Ex.: Tem um portfólio que deveria apenas começar pela caracterização da escola... outro o título está ruim de ler...  confiram ex.: letra preta com fundo azul escuro.....                       
As vezes é só retirar o fundo ..... ou justificar um texto, incluir parágrafo, aumentar uma imagem....                                         
Favor enviarem o mais rápido possível....                       








                     

0 comentários:

Novidades em Áudio na Educação - Podcast!

Estamos felizes em divulgar o trabalho do CMEI Cora Coralina e do CMEI Zilda Arns com Áudio na Educação. Parabéns às implementadoras: Andreza, Alessandra e Marília.
O programa do CMEI Cora Coralina é de produção textual da turma do 2º Período da sala: 8. Vale Conferir!!

 29-11-2016 (2.46 MB)
Duração: 2:41 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 128 Kbps - Frequência: 44100 Hz

C.M.E.I. Cora Coralina

  • C.M.E.I. Cora Coralina
  • O programa do CMEI Cora Coralina é de produção textual da turma do 2º Período da sala: 8.
    Implementadoras: Alessandra e Andreza



    Descarregue
Descarregue C.M.E.I. Zilda Arns 29-11-2016 (0.93 MB)
Duração: 1:01 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 128 Kbps - Frequência: 44100 Hz

C.M.E.I. Zilda Arns

  • O programa do CMEI Zilda Arns é a música "Dona Aranha feita pelos alunos da da Sala:5. 
    Implementadora: Marília 



    Descarregue
O programa do CMEI Zilda Arns é a música "Dona Aranha feita pelos alunos da da Sala:5. 

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática