Seminário sobre o uso de Tecnologias na Educacão


José Guilherme Diretor do DIRTE/FNDE
Aconteceu em Brasília no Hotel Nacional o "Seminário sobre o uso de Tecnologias na Educação" e o Seminário de Educação Digital - Formação dos Profissionais da Educação.
Fomos convidados para participar do Seminário sobre o uso das Tecnologias na Educação" pela Diretoria de Tecnologias (DIRTE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), atendendo a solicitação do Sr. Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Neste encontro, reuniu-se cerca de 35 pessoas de diversas regiões do país trazendo sua experiência para a discussão do cenário atual e propostas para ações futuras do MEC a serem apresentadas ao Ministro. Dentre os convidados estavam Castilho, Bona e Sunier do C3SL - UFPR, Gorgônio da RNP, Marcelo do CERTI - UFSC, Juliano da CGI, Cristina Ministério das Comunicações , Eziquiel Menta SEED Paraná - EscolaBR, Rodrigo Assad CESAR, entre outros.

Giany Abreu - Regiane Carvalho - Sergio Graças
A abertura realizada pelo José Guilherme Diretor do DIRTE/FNDE  que apresentou o trabalho que vem sendo realizado, as propostas para o Ecossistema Escolar e a complexidade para implementação de qualquer ação. Abordou que temos cerca de 142 mil escolas sendo 62 mil urbanas e que contava com a participação para consolidar uma proposta viavel com a participação e conhecimento daquele grupo para apresentá-la ao Ministro Mercadante.
Foi criada uma comunidade virtual para que este processo  de discussão seja permanente.

0 comentários:

Vídeo aula 16 - Configurando a Rede COM fio, SEM fio e Proxy no Linux Educacional 4

Nessa vídeo aula mostraremos como fazer a configuração da rede usando a Interface Gráfica fornecida com o LE4, antes de mais nada queremos ressaltar que estamos usando a última versão do Linux Educacional 4.0 que foi lançada em janeiro, acesse o site oficial ou vá direto a área de download e selecione a versão que se encaixa as suas necessidades, se você esta começando agora ou tem pouco experiência em uso do sistema, comece assistindo a 1ª vídeo aula desta série.

Se você usa uma versão mais antiga aconselhamos que atualize, pois muitas melhorias foram feitas e disponibilizadas nesta versão.

Vamos fazer a configuração da rede com IP fixo, DHCP e aproveitamos para mostrar como configurar o acesso via Proxy no Firefox e também a configuração do proxy com autenticação de usuário e senha via terminal, para que os aplicativos "apt-get" e/ou "aptitude" possam funcionar autenticando em servidores proxy que trabalham desta forma.

Essa é a 16ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

6 comentários:

Vídeo aula 15 - Usando um Freeze Livre, com Painel de Controle no Linux Educacional 4

Essa vídeo aula foi criada na intenção mostrar como podemos usar o Freeze, que é um sistema que protege a Área de Trabalho ou Desktop dos usuários, permitindo aos professores maior tranquilidade para deixar os alunos conhecerem as configurações do sistema.

O que o Freeze faz é de certa forma, bem simples, ele cria um ponto de restauração para os usuários e toda vez que o computador é reiniciado, o programa restaura as configurações originais que foram salvas quando o mesmo foi ativado, ou seja, um Desktop novinho toda vez que desligar o computador.

Criamos um Painel de Controle, que tem um pacote Debian, que pode ser baixado aqui, ele tem a função de facilitar o uso deste sistema de proteção. Para entender, instalar e aprender a usar o Painel de Controle, basta assistir a essa vídeo aula que disponibilizamos.

Essa é a 15ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

11 comentários:

Atenção implementadores!


Em breve estaremos disponibilizando as apresentações da Ana Paula e Gracinha a pedidos dos implementadores!!! Para quem não compareceu... Vale conferir!!
Material da coordenação com orientações, conteúdo e apresentação.
Gostaríamos de solicitar que preencham com a máxima urgência o formulário para que possamos montar o calendário de capacitaçao! Agradecemos a aqueles que atenderam a solicitação dentro do prazo e ratificamos sobre a importância do compromisso de cada um no projeto.
Não se esqueçam de ser um seguidor do nosso blog!!!

0 comentários:

Vídeo aula 14 - Instalando o italc em multiterminais 8308 com Linux Educacional 4

Essa vídeo aula foi criada na intenção de mostrar como podemos instalar o Italc em multiterminais 8308 com o Linux Educacional 4 fornecido pelo MEC.

Para facilitar a instalação dos pacotes necessários e configurações a serem feitas em cada usuário, criamos um pacote .deb que automatiza toda a tarefa de instalação e configuração do sistema que ja incluí o servidor, cliente e configurações em um único arquivo.deb, esse pacote pode ser baixado aqui.

Para informações de como usar o pacote e procedimentos em geral, assista a vídeo aula, no site oficial do Italc você vai encontrar diversas informações sobre o programa. Caso queira visitar o blog do colega que fez a descoberta dos procedimentos para essa instalação e que serviu de inspiração para a criação do pacote Debian e essa vídeo aula, acesse aqui, ressalto que os créditos por ter descoberto como fazer o processo devem ser dados ao colega Vínicius, nossa função foi criar a vídeo aula e o pacote .deb para facilitar o processo que ele descobriu.

Essa é a 14ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.


7 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática