Vídeo aula 16 - Configurando a Rede COM fio, SEM fio e Proxy no Linux Educacional 4

Nessa vídeo aula mostraremos como fazer a configuração da rede usando a Interface Gráfica fornecida com o LE4, antes de mais nada queremos ressaltar que estamos usando a última versão do Linux Educacional 4.0 que foi lançada em janeiro, acesse o site oficial ou vá direto a área de download e selecione a versão que se encaixa as suas necessidades, se você esta começando agora ou tem pouco experiência em uso do sistema, comece assistindo a 1ª vídeo aula desta série.

Se você usa uma versão mais antiga aconselhamos que atualize, pois muitas melhorias foram feitas e disponibilizadas nesta versão.

Vamos fazer a configuração da rede com IP fixo, DHCP e aproveitamos para mostrar como configurar o acesso via Proxy no Firefox e também a configuração do proxy com autenticação de usuário e senha via terminal, para que os aplicativos "apt-get" e/ou "aptitude" possam funcionar autenticando em servidores proxy que trabalham desta forma.

Essa é a 16ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

6 comentários:

  1. Achei muito interessante os vídeos do Linux Educacional, gostaria de dar um dica. Se possível mostrar algo de Firewall nele, seria bem interessante para alunos que não tem contato com Linux.

    ResponderExcluir
  2. Cara, você podia me tirar uma dúvida? É o seguinte: Na escola tem um computador com o LE 4.0 instalado, nele o sistema se conecta automaticamente na rede Auto eth2, que não possui acesso a internet. E há, também, uma rede que se conecta à internet, porem deve ser ativada manualmente. Tentei acessar o menu de conexões, porém o la da escola é diferente desse seu. Inclusive, não consigo acessar essas configurações que você acessa através do botão direito do mouse. Poderia me ajudar? Como faço para acessar esse menu de configurações com o botão direito do mouse? Quando faço isso na escola aparece a opção desbloquear widgets.

    ResponderExcluir
  3. Posso sim...

    No seu caso o que acontece é que embora a sua escola esteja usando Linux Educacional 4, a instalação que tem ai esta desatualizada, sendo assim ela é diferente da que estamos usando por aqui.

    A versão que usamos para fazer os tutoriais é a versão liberada pelo MEC/UFPR em Janeiro de 2012, a sua provavelmente é a que foi com os computadores.

    Na vídeo-aula de nª 1, onde ensinamos a fazer a instalação do sistema, tem os links para baixar a versão atualizada (OFICIAL) no site da Universidade do Paraná.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Sergio! Tenho acompanhado os seus tutorial, mas tenho um problema que em algumas escolas, quando vou configurar a internet sem fio ela nao concecta o grafico apresenta uma evolução de 50 a 57% e nao passa disso, o que devo fazer, mostra que ela não esta ativa.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sergio! Tenho acompanhado os seus tutorial, mas tenho um problema que em algumas escolas, quando vou configurar a internet sem fio ela nao concecta o grafico apresenta uma evolução de 50 a 57% e nao passa disso, o que devo fazer, mostra que ela não esta ativa.

    ResponderExcluir
  6. Estamos falando de qual versão do Linux Educacional ???

    ResponderExcluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática