II Mostra de Robótica Educacional


Saiu no diário do Vale:

Alunos de colégios municipais expõem trabalhos em Volta Redonda

Matéria publicada em 5 de novembro de 2015, 16:55 horas


Feira, realizada no Memorial Getúlio Vargas, contou com apresentação dos projetos finais de nove escolas

mostra robotica vr
Praticidade: Alunos criaram um suporte que resfria e diminui os problemas de superaquecimento em notebooks (Foto: Divulgação PMVR)
Volta Redonda – Mais de 100 trabalhos de alunos da rede municipal de ensino foram expostos ontem, na II Mostra de Robótica Educacional com Hardware e Software Livre de Volta Redonda, no térreo do Memorial Getúlio Vargas – próximo a Biblioteca Municipal-, na Vila Santa Cecília. O evento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), contou com a participação de nove escolas e foi aberto ao público.
Participaram da mostra os colégios Amazonas, Espírito Santo, Dr. João Paulo Pio de Abreu, Professora Maria Rosa Rodrigues, Mato Grosso, Paraíba, Paulo VI, Rubens Machado e Tocantins.
De acordo com a implementadora de Informática da SME e coordenadora do projeto Robótica Educacional, Giany Abreu, o projeto é realizado através do “Sábado na Escola” e tem duração de 60 horas (dez aulas com duração de três horas), beneficiando atualmente cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino.
– No fim das aulas previstas no projeto de robótica cada grupo monta um projeto final e estes trabalhos que estão sendo expostos hoje nessa mostra – disse Giany.
Ainda segundo ela, a Robótica nas escolas possibilita aos alunos o desenvolvimento lógico de programação, conceitos básicos de eletrônica, desperta o interesse pelo trabalho cooperativo, descobre talentos entre estes alunos, além de ensinar o inglês e como resolver problemas.
A implementadora de Informática do Colégio Paulo IV, no bairro Açude, Michelle Rezende, explicou que grande parte das invenções dos alunos vieram de doações de materiais recicláveis.
– Nós fizemos uma campanha de descarte de lixo eletrônico, e os próprios alunos desmontaram os computadores que recebemos. Eles mesmos reaproveitaram as peças que achavam que iriam precisar e foram montando os projetos – contou.
Entre esses projetos está o de um ar-condicionado caseiro, novidade na feira. Para montá-lo, os alunos utilizaram uma caixa de isopor vazia, um interruptor, telha de antena parabólica quebrada, cooler (a popular ventoinha de computador), além de fios e cabo USB. Depois de pronto, basta colocar gelo dentro do isopor e através de comandos de computar, o gole derretido se transforma em “ar refrigerado”.
– Os próprios alunos fizeram a programação nos computadores, através do programa ‘Arduíno’. Depois de desenvolver os códigos, eles enviam a programação para a placa, criando os comandos do invento – explicou Michelle.
Outro projeto da escola era o “Tornado Luminoso”, uma espécie de item decorativo que usa água e pulseiras de neon para formar movimentos e luzes. Para isso, os alunos utilizaram também um cooler de computador, um pedaço de ímã e um recipiente com água.
No Colégio Paulo VI cerca de 20 alunos participaram da mostra, divididos entre o 4º e o 9º ano. Levi Oliveira de 10 anos é um deles.
O estudante disse que fez vários projetos de robótico e revelou que tem planos especiais para o futuro.
– Eu quero continuar inventando coisas. Uma das minhas ideias era fazer alguma roupa especial para ajudar os deficientes físicos, porque sei que eles precisam. Para que pudessem recobrar os movimentos, ou se locomover mais facilmente – detalhou.
Outra escola participante, a Espírito Santo no Santo Agostinho, expôs mais de 12 trabalhos, de quatro turmas diferentes. A implementadora de Informática Aplicada à Educação da unidade, Elaine Fialho, disse que a robótica é uma área da ciência que está sempre se reinventando e que atrai muito a atenção dos alunos.
– A interação entre o criador e a criação é fantástica. A robótica está sempre em fase de experimentação, porque sempre se transforma. Nós participamos de um jogo de criação, em que transformamos lixo e peças usadas em arte – declarou.
Grande parte dos objetos utilizou material reciclável, doado por terceiros. Circuitos de ligação elétrica, protótipo de semáforo e uma máquina de pintura abstrata foram algumas das criações feitas pelos alunos.
O aluno Érick Ribeiro participou da feira passada, e também de outras exposições, e se interessou tanto por esta área que foi nomeado monitor das outras turmas.
– Me empolguei com o projeto e com a robótica. Quando comecei a participar era bastante tímido. Ela (robótica) aos poucos foi me dando um foco e me mudando como pessoa. Ela incentivou meu futuro – destacou.
Serviço
Os dois colégios estão aptos a receber doações de materiais eletrônicos, como computadores e componentes. Quem tiver interesse, pode entrar em contato através dos números: (24) 3339-9620 (Espírito Santo) ou (24) 3338-8925 (Paulo VI).

Por Melissa Carísio
melissa@diariodovale.com.br
http://diariodovale.com.br/cidade/alunos-de-colegios-municipais-expoem-trabalhos-em-volta-redonda/ 

0 comentários:

Vem aí a nossa II Mostra de Robótica


No dia 05 de novembro de 2015, no Memorial Getúlio Vargas em Volta Redonda (em baixo da Biblioteca, na Vila), a Secretaria Municipal de Educação - SME, através da Implementação de Informática Aplicada à Educação, realizará a II Mostra de Robótica Educacional Livre de Volta Redonda

O objetivo da Mostra é divulgar o trabalho de robótica educacional desenvolvido pelos professores e alunos nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e assim ampliar o número de escolas participantes desse projeto.

Vale conferir o que nossos professores e alunos têm produzido na área de Robótica Educacional.

Implementadores, ajudem a divulgar nosso evento! Participem!!!

Horário: 8h às 17h

A Mostra de Robótica Educacional tem como Público – alvo: Implementadores de Informática Aplicada à Educação, professores, SE, OE, Diretores e comunidade em geral.

Justificativa: O Programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda – VRlivre, vem trabalhando para a implementação da Robótica Educacional Livre visando a ampliação para todas às Unidades Educacionais.

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos é o uso de Hardware e Softwares Livres - ARDUINO - como base para a programação. Utilizamos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Teremos as seguintes escolas, expondo seus trabalhos:

Projeto Sábado na Escola:
  • E.M. Dr.:João Paulo Pio de Abreu;
  • E.M. Espírito Santo;
  • E.M. Paulo VI;
  • E.M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues;
  • E.M. Tocantins.
Mais Educação: 
  • E.M. Rubens Machado.
Escolas de Tempo Integral: 
  • E.M. Amazonas;
  • E.M. Mato Grosso.
Ensino Fundamental Anos Iniciais:
  • E.M. Paraíba.
Vejam alguns preparativos das escolas!

E.M. Profª: Maria Rosa Rodrigues 

E.M.Dr.: João Paulo Pio de Abreu 

E.M.Dr.: João Paulo Pio de Abreu 

E.M.Dr.: João Paulo Pio de Abreu 

E.M. Tocantins 

E.M. Espírito Santo 

E.M. Espírito Santo 

0 comentários:

Formulário de Inscrição para Prêmio " Professor Inovador 2015




Prêmio Professor Inovador 2015


Promoção: Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Lantec/Unicamp)

Podem participar professores da rede pública e particular que desenvolvam atividades pedagógica inovadoras – com ou sem tecnologia, voltadas à promoção da melhoria na qualidade de ensino.

As inscrições ficam abertas até 15 de novembro de 2015.

O formulário de inscrições está disponível na homepage da Unicamp.


Fonte:
Saiu no Portal do Professor


Formulário de Inscrição para Prêmio " Professor Inovador 2015

O Prêmio “Professor Inovador 2015” é uma iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica Aplicada na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – LANTEC e objetiva valorizar o trabalho docente e a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras, que buscam melhorar o processo de ensino aprendizagem em sala de aula.
Poderão participar do Prêmio professores da rede pública e particular, que desenvolvem atividades pedagógica inovadoras – com ou sem tecnologia, que promovam uma melhoria na qualidade de ensino.
Caro Professor(a), caso tenha desenvolvido atividades ou atitudes que promovam práticas inovadoras em sala de aula, estamos convidando a participar de prêmio pois certamente estará contribuíndo para a melhoria da qualidade do ensino do Brasil.
A comissão organizadora selecionará 40 finalista que deverão receber um e-mail o certificado " Prêmio Professor Inovador 2015 “. Para todos os finalistas, será oferecido um Programa de Capacitação na modalidade curso de extensão da UNICAMP em 2016, denominado “Pedagogia Inovadora com Tecnologia ” com duração de 50 horas/aula totalmente a distância.
Prazo Final de Inscrição será dia 30 de Novembro de 2015
Caso tenha dificuldade, dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail: lantec@unicamp.br



0 comentários:

Feiras pedagógicas

Recebemos alguns convites para as exposições de algumas escolas!!
confiram a programação!!












No dia 7 de novembro de 2015, realizará em nossa escola a Feira Pedagógica com participação de todas as turmas. No horário da manhã, a visitação será a partir das 9h e a tarde a partir das 15h. 
Todos os professores irão apresentar trabalhos que no decorrer do ano foram realizados com os alunos em sala de aula.
Os convites foram confeccionados no Laboratório de informática com os programas Inkscape e Impress.

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática