Dicas da coordenação: Rádio Franklin "Um show de alegria em seu rádio!"

Várias "rádios" estão sendo criadas na nossa rede como proposta de utilização do Laboratório de Informática.
Algumas dicas:
  • Crie um planejamento do seu projeto. Veja o que você deseja, quando e como;
  • Ao criar o nome da rádio, faça uma pesquisa na web e verifique se não existe o nome sendo usado por outra rádio; Caso tenha acontecido, propor troca com os alunos explicando o motivo. Assim favorecerá o desenvolvimento da criatividade.
  • Defina com os alunos a logomarca da rádio. Utilize o programa Inkscape para realizar o desenho;
  • Crie vinhetas da rádio e das sessões. Veja as já produzidas pelos nossos alunos e parceiros;
  • A rádio deverá ser um projeto da escola, embora possa ter alguma turma, ano ou grupo de alunos responsáveis pelos programas;
  • Busque apoio dos professores para realização do trabalho. Ex.: Português criar as vinhetas, Artes trabalhar logomarca;
  • Discuta com os alunos o conteúdo que será publicado, garantindo um espaço que favoreça o aprendizado e cultura dos alunos;
  • Evite usar a rádio para divulgar "informações improdutivas" ou sensacionalistas, já existem rádios com este tipo de conteúdo;
  • Utilize a rede de comunicadores do MEC, onde você terá spots, textos e materiais para serem usados, modificados etc;
  • Utilizem músicas Creative Comuns;
  • Alguns implementadores optaram por programas temáticos;
  • Procure integrar a rádio com a proposta pedagógica da escola.
Vale conferir o trabalho dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Franklin com a implementadora Heloísa.
Vejam o relato de experiência do Projeto da Rádio Franklin no portal dos implementadores, pois este registro é uma forma de ajudar quem ainda não iniciou o trabalho!
Ouçam o novo Programa Rádio Franklin "um show de alegria em seu rádio", feito com muito carinho após visita da Rádio UNIFOA. Parabéns pelo trabalho!

1 comentários:

Rádio Web da Escola Municipal Prefeito José Fontes Torres

Programas da Rádio Web da Escola Municipal Prefeito José Fontes Torres de Volta Redonda


Programa nº 1 de 2012 - Baixar esse Podcast

0 comentários:

Tutorial - Criando apresentações com Inkscape + Sozi

O Inkscape é um editor de Gráficos Vetoriais OpenSource com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X. Além disso ele usa os padrões do W3C Scalable Vector Graphics (SVG).

Sozi é uma extensão para o Inkscape que pode reproduzir apresentações animadas. É organizado como um cartaz onde o conteúdo de sua apresentação pode ser exibido através de zoom e rotações que permitem focar os elementos na ordem em que você deseja mostrar.

Quando juntamos os dois temos uma ferramenta poderosa para criação de apresentações, onde os arquivos gerados tem as seguintes características:
  • Leves;
  • Pequenos;
  • Qualidade superior;
  • Podem ser exibidos em qualquer computador ou Sistema Operacional com Browser atualizado;
  • Facilidade de uso;
  • E o melhor Foi feito em Software Livre.

Veja o Tutorial criado pelo NTM de Volta Redonda 

0 comentários:

Trojan deixará milhares sem internet dia 09/07. E quem usa Linux?

FBI e o Google vem avisando os internautas a alguns meses atrás sobre um vírus que “desconectaria” os usuários da internet à partir de 09 de julho deste ano. O vírus, conhecido como DNS Changer, é capaz de trocar o DNS das máquinas, direcionando-as para servidores DNS zumbis, ou seja, que não resolvem os IPs dos sites em nomes.
O funcionamento prático do vírus é simples (apesar de extremamente prejudicial): quando você digita na barra de endereços do seu navegar um domínio de um site, como o www.sejalivre.org por exemplo, a sua máquina busca em um servidor de nomes (DNS) qual IP se refere a este domínio. Uma máquina infectada com o DNS Changer iria buscar em um servidor DNS que não é capaz de resolver nomes, deixando o usuário “sem conexão com a internet”. É claro que se você digitar o IP do site que quer buscar na sua barra de endereços, o navegador será capaz de abri-lo, mas imagine “gravar” o IP dos sites que você usa? E o pior: hoje muitos sites, e principalmente as redes sociais, usam redirecionamentos de nomes e IP para abrirem suas páginas, ou seja, é totalmente impraticável isso.
Nós já havíamos comentado aqui no Seja Livre sobre o DNS Changer, porém na época o FBI ainda não tinha os dados suficientes para notificar quais os Sistemas Operacionais poderiam ser infectados com esta ameaça.
Se você é usuário Linux, MAC OS, iOS e /ou Android, pode ficar tranquiloO DNS Changer, segundo o FBI, só afeta máquinas Windows. E para saber se eu fui infectado? O DCWG, DNS Changer Work Group, criou ferramentas para lhe ajudar a entender o DNS Changer e verificar se a sua máquina foi infectada. Este site http://www.dns-ok.us/ faz uma verificação da sua máquina e lhe mostra se está tudo ok ou se você foi infectado.
Segundo os especialistas, ocorre um tempo de “incubação” até que o vírus comece a funcionar plenamente, por isso é extremamente imprescindível a consulta ao site de verificação.
Fonte e Créditos: aqui

0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática