Vídeo aula 17 - Bloqueando sites com Squid e com uma placa de rede no Linux Educacional 4


Nessa vídeo aula mostraremos como fazer a instalação e configuração do Squid, que vai nos permitir bloquear sites indevidos, use esse link para saber mais sobre o Squid, se vocês fizerem um pequeno estudo das possibilidades de uso do Squid e usando a criatividade de cada um, poderão fazer ou desenvolver uma dezenas de soluções com essa ferramenta.

Aproveitando o espaço, vamos ensinar como instalar de um mini painel de controle, criado por nós, do NTMVR, para gerenciar graficamente os arquivos de bloqueio de sites ou de palavras indevidas. Você poderá bloquear sites pelo endereço completo do mesmo ou por palavras específicas.

Para baixar o pacote .deb do painel acesse aqui, as instruções de instalação se encontram na vídeo aula.

Essa é a 17ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.
Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.


13 comentários:

  1. Ola! Bom dia, como aluno de um Curso de Especialização em Mídias na Educação pela UFRN, e atualmente Professore Regente de Laboratório de Uma escola Pública do Município de Parnamirim-RN, estou vivendo duas situações hilárias e gostaria de saber se o pessoal responsável pelo Linux pode me dar uma luz. Primeiro problema, Instalei o Linux Educacional 4.0 na escola em duas maquinas, em uma eu coloquei o inep, e simplesmente não aceita nenhuma das senhas dos usuários Professor, aluno1, aluno2, aluno3, aluno4 e aluno5, em outra maquina eu instalei o mesmo sistema e apenas não coloquei o inep, e esta funcionando normalmente. Segundo Problema, não sei se vocês podem me ajudar, tenho uma plataforma Educacional www.educomunicacao.ddns.com.br que esta funcionando no Linux Educacional 4.0 Aconcece que fui colocar um player de uma tv na internet e ao ativar o modo ediçãao acessei a pagina principal ativei html e inseri o html dentro do html da propria pagina, só cometi o erro de colocar somente o html do player e com isso bagunçou a pagina inicial como podem verificar acessando. Agora qual o meu problema não consigo chegar no html da pagina principal tenho vasculhado passo a passo dentro dos diretorios mas não consigo chegar nesse arquivo, algum tem uma ideia onde fica. Desde já muito obrigada pela ateção. Qualquer informação pode ser enviada para jbm5688@gmail.com ou jbm5688@rnnet.com.br ou jbm5688@hotmail.com. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. ola o site de download do painel esta off line poderiam disponibiliza-lo novamente

    Att jersonca@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  3. ola o site de download do painel esta off line poderiam disponibiliza-lo novamente²

    ResponderExcluir
  4. Vcs que estão com dificuldade, digitem o site que ele mesmo digitou que vai funcionar, querem tudo no fácil só clicando é.....

    ResponderExcluir
  5. fiz tudo conforme o vídeo mostra, porem ao abrir o configurador do servidor squid ele não funciona. Ao clicar no passo 1, nada acontece, não aparece nenhuma tela, mesma coisa com o passo 2 e passo 3. Podem me ajudar? estou usando o Linux educacional 4.0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Raul bom dia! poderia e me enviar o arquivo .deb do painel de controle! o link do repositório está fora do ar! e ainda não arrumaram e estou precisando muito! fico agradecido caso posa me ajudar! email: valmorinfo@gmail.com

      Excluir
  6. Olá... Alguém tem o link pra download. Nesse site não está funcionando :/

    ResponderExcluir
  7. poderia disponibilizar o link para download do painel de controle amigo !

    ResponderExcluir
  8. O link não funciona, pode me enviar um onde posso baixar o arquivo

    ResponderExcluir
  9. Alguém poderia enviar o pacote vrsquidle4_1.0_i386.deb por email???

    ResponderExcluir
  10. Ola Bom Dia sou Professor e cuido da manutenção do laboratório de informática em uma escola publica pregão 71/2010, estou configurando o squid e preciso urgente deste arquivo vrsquidle4_1.0_i386.deb, como o repositório esta off teria como me enviar por e-mail: jpinstrutorinfo@gmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. link para o arquivo pedido, porém ele já esta desatualizado uma vez que ja tem uns 3 anos http://sergiogracas.com/repositorio/uploads/vrsquidle4_1.0_i386.deb

    ResponderExcluir
  12. Olá baixei no link aqui do blog com o pacote vrsquidle4_1.0_i386.deb, e está dando erro ao instalar ou descompactar no meu Debian 8. Estou precisando urgente de um painel como esse pra realizar um trabalho da faculdade. Se vc tiver o código dele poderia me enviar.
    quando tento instalar por linha de comando ou tela gráfica aparece vários erros, será q é por q estou usando o debian na versão 8? Se tiver um aversão mais nova compatível com o meu Debian 8 por favor disponibiliza pra mim.

    ResponderExcluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática