Criação de Jornal - Cirandinha e Projeto "As bandeiras tremulam



"Acompanhem o relato da implementadora sobre os projetos abaixo! Vale a dica!

Conheçam o trabalho!



Projeto Jornal
Começamos com uma conversa sobre como é um jornal, para que serve e o que contém. Apresentei alguns jornais para que manipulassem.
Combinamos que faríamos um e conversamos sobre o que colocaríamos no mesmo.
Concluímos que colocaríamos os acontecimentos da nossa escola e que para isto precisaríamos fazer entrevistas com as professoras e direção. Também precisaríamos fazer fotos para ilustrá-lo.
Cada criança do projeto sugeriu um nome para o mesmo, o que foi levado para a sala para que os outros amigos votassem para efetivar o nome preferido do grupo.
Criamos uma tabela com o resultado.

VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DO NOME DO JORNAL
CRIANÇA QUE SUGERIU O NOME - NOME DO JORNAL -  NÚMERO DE VOTOS
João Vitor     Os pequenos Jornalistas     12
Bryan       Jornal das Crianças do Cirandinha    0
Charles     Jornal do Cirandinha    2
Rebeca    Jornal da Sala Amarela    9
Yuri     Os Jornalistas    1
O próximo passo foi fazer as entrevistas e fotografias. As perguntas foram elaboradas no laboratório. Orientei às crianças sobre como fazer as fotografias e assim elas fotografavam e faziam as perguntas. Eu, a implementadora, fiz as anotações das falas dos entrevistados.
Depois de digitado o material foi lido para as crianças que elaboraram o título para cada assunto.
As crianças digitaram os títulos copiando de filipetas montadas por mim.
O material está sendo impresso e será distribuído pelas crianças em uma banca montada na entrada da escola.
Clique aqui para visualizar o jornal!




"Nesta época de Copa do Mundo no Brasil em que as bandeiras dos países estão em evidência, postamos aqui que o nosso jardim também tem a sua bandeira que foi criada na copa anterior, de 2010.
A História é a seguinte:
As crianças da turma da professora Deborah Borges, estavam com um projeto sobre as diversas bandeiras. Uma delas sugeriu que a escola também tivesse a sua. Assim a turma abraçou a idéia e começaram a planejá-la.
Conversaram sobre as cores que deveriam compô-la. Escolheram o azul e o branco por ser a cor que a escola estava pintada e decidiram colocar uma faixa laranja para representar a sala que estudavam.
No seu interior colocaram desenhos de criança. O carrinho representava os meninos e a árvore e borboleta as meninas. Incluíram ainda umas estrelinhas para enfeitá-la.
Para iniciar a confecção foi lhes oferecido uma cartolina e nela as crianças fizeram o projeto da bandeira.
Em outro dia, foram todos à uma loja de tecidos para escolher o material. Nesta compra trabalharam unidades de medida e nossa moeda, o Real, analisando o valor da mercadoria.
E assim, hoje temos na entrada da nossa escola, a NOSSA BANDEIRA."






0 comentários:

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática