MINETEST É UM OPENSOURCE NO ESTILO DO MINECRAFT e seu uso pedagógico

MINETEST É UM OPENSOURCE NO ESTILO DO MINECRAFT E SEU USO PEDAGÓGICO



Minetest é um jogo estilo de blocos para montar , onde você pode criar seu próprio mundo ou dar continuidade em um mundo existente e interagir com os mesmos, ele foi inspirado no famoso Minecraft e outros.

Ele é Open Source, foi lançado e liberado sob a LGPL 2.1 ou posterior, temos ele disponível para Windows, Mac OS X e Linux.


Minetest foi projetado para ser simples, estável e portátil.
Ele pode ser leve o suficiente para rodar em um hardware bastante antigo, isso claro que dependendo da quantidade de TEXTURAS e MODS, que você por ventura instalar como adicional no mesmo. 


A boa notícia e que para quem usa a Customização Liberdade que criamos para ser usada nas Escolas Municipais de Volta Redonda e nos notebooks dos Professores, que forem atualizados a partir de hoje, dia 23/02/2015, contaram com uma versão do Minetest Modificada, onde acrescentamos váriosMundos/MapasPacks de Textura e MODs (retirados do site oficial do Minecraft, ao qual devem ser dados todos os CRÉDITOS), além de criarmos um aplicativo (em Gambas3) para facilitar a inicialização do Minetest Modificado, com as configurações de qualidade da textura selecionada pelo usuário.

Veja abaixo a tela de inicialização do aplicativo:

Tela inicial do Minetest customizado:


Exemplo de um trabalho desenvolvido com o Minetest: Trabalho desenvolvido em 2013 - Giany Abreu


Como Relevo e estrutura da Terra fazem parte do Currículo, os alunos gostam do jogo MINECRAFT e no laboratório de Informática temos o MINETEST a professora de Geografia propôs que o trabalho sobre vulcões e formas de relevo, fossem apresentados na construção que o jogo permite.


Etapa1

O trabalho foi iniciado à partir da seguinte pergunta: 
__O que tem dentro da Terra?
Os alunos levantaram suas hipóteses!..
Depois assistimos ao vídeo "Islândia" - Documentário da NATGEO e trabalhamos diversos conceitos apresentados: vulcões, placas tectônicas, energia geotérmica, movimentos das placas, condições de vida na Islândia e comparação com a nossa realidade.


Etapa2

Criação no MINETEST de um vulcão;


Etapa 3





Formas do Relevo

Criação de um cenário completo com as diversas formas.


Cada trabalho no MINETEST foi gravado em vídeo utilizando  RecordyMyDesktop





Segue abaixo algumas imagens capturadas dos vídeos!








Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    vocês ainda utilizam este MineTest modificado?
    Criaram versões novas?
    Tem elas disponíveis para a comunidade?
    Quero usar uma versão gratuita de MineCraft e pelo que li a MineTest é a mais indicada.
    Abraço.

    ResponderExcluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática