O trabalho de áudio na educação é um projeto obrigatório a ser desenvolvido em todos os laboratórios. Em visitas de acompanhamento, estamos verificando que alguns implementadores estão com dificuldade para a gravação e por isso resolvemos republicar o tutorial criado por Sergio Graças ensinando como configurar o microfone, além de "retirar o vocal de algumas músicas.
Nesta vídeo aula, mostramos como configurar o microfone no sistema para ser usado no Audacity e dentro do Audacity, como deve ficar a configuração para que se possa usar para gravar a voz dos alunos para o Podcast ou a Rádio de nossas escolas.
Em sequência, mostramos de forma bem simples e eficaz, como retirar ou suprimir o vocal (voz) de arquivos mp3, para serem usados em Karaokê ou como Playback para montagens de paródias, etc...
Assista a vídeo-aula, quantas vezes for preciso, tenha paciência em executar os passos, uma vez que quanto mais atenção você tiver, maiores serão as chances de conseguir executar as tarefas e consequentemente chegar ao resultado esperado.
Como funciona?
A pergunta que você deve estar se fazendo é:
"Como isso funciona e, ainda, por que em algumas músicas a qualidade ficou muito boa e em outras, o macete praticamente não fez nada?"
A eliminação do vocal só é possível porque nas músicas gravadas em formato estéreo, na maioria das vezes, as vozes são gravadas no "canal central", entre os instrumentos, que ficam balanceados, com o baixo basicamente para a esquerda e a guitarra teoricamente para a direita.
Sendo assim, na teoria a voz fica no meio desta brincadeira, quando separamos os canais e invertemos o canal direito, estamos de certa forma, desativando a voz (vocal), enquanto que o restante da gravação permanece teoricamente sem modificações.
Não é possível fazer esse macete em todas as músicas, por vários motivos.
Outro fator importante é que quanto mais alta for a qualidade da gravação original, que você vá utilizar, melhores serão os resultados da brincadeira.
Confira o vídeo!
Estamos aguardando as produções para a publicação em nosso portal. Estamos disponibilizando nosso acervo num espaço destinado aos nossos podcast! entregue os áudios às segundas feiras o dia todo e na sexta pela manhã!
Portal de Podcast!
Portal de Podcast!
"A criança tem direito à liberdade de expressão.
Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."
Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."
ARTIGO 13º - CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA
Conheçam o trabalho que vem sendo desenvolvido pela implementadora Márcia da E. M. Paraíba.
3ª aula
Estivemos em visita aos laboratórios da E. M. Damião Medeiros, Juracy Varanda, Balãozinho Vermelho, Paulo VI, São Francisco,onde configuramos todos os laboratórios e atualizamos o Sistema Operacional.
Da parte pedagógica orientamos aos implementadores das Escolas Damião Medeiros, Juracy Varanda, Balãozinho Vermelho, São Francisco sobre as orientações e funcionamento do laboratório:
Limpeza;
Organização;
Projetos jornal e áudio;
Planejamento diversificado;
Conteúdos de Informática.
Orientações sobre o uso dos Multiterminais.
Gravação no audacity (São Francisco).
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Implementadora Mariana E. M. São Francisco 20/05/2014 |
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E. M. São Francisco 20/05/2014 |
Lembram do trabalho do piano musical do Projeto Robótica Educacional da E.M. Paulo VI?
Resolvemos montar uma plaquinha para facilitar nossas capacitações. Vejam o resultado!

A profª Elizangela desenvolve todos os anos o projeto "Jornal" com a turma 503 (5º ano de escolaridade).
O jornal é produzido bimestralmente pelos alunos da turma nas aulas de Informática e tem a colaboração da profª na formatação e impressão.
Nesta edição, a profª distribuiu o jornal impresso para os alunos da turma e confeccionou um jornal mural para que a escola toda tivesse acesso às notícias.
O jornal ajuda os alunos na leitura e escrita, e ainda trabalha senso crítico para analisar as notícias e socialização, já que é feito em equipe.


O site HTML Progressivo é um curso de HTML e CSS online e grátis: www.htmlprogressivo.net
É um site totalmente voltado para o ensino da criação de sites através do HTML e CSS, onde não é necessário se cadastrar ou baixar nada, apenas acessar e iniciar seus estudos.
Se você for iniciante no assunto, baste seguir o roteiro indicado no Índice, que indica os tutoriais numa sequência lógica, como se fosse um livro ou curso presencial. Caso já saiba HTML, CSS ou HTML5, você pode ir diretamente nas seções específicas do site e estudar, pois o material é dividido em assuntos específicos.
O curso inicia ensinando o antigo HTML 4.01, sem se preocupar (inicialmente) com o que caiu ou não em desuso, e ensina como criar um site em HTML "na mão", no código, usando ferramentas como Tabelas e Frames.
Em seguida o estudante é apresentado ao indispensável CSS, onde é mostrado como formatar um site e estilizá-lo, mostrando o que é usado pelos webmasters na criação de layouts profissionais e agradáveis, além de informar aos usuários as tags que caíram em desuso e o que é recomendável usar atualmente.
Há também tutoriais sobre o novo HTML5, ferramenta poderosa e flexível, que nos permite criar sites de uma maneira bem mais simples e de maneira que só era conseguida, antes, através de programação web.
O curso se completa com aulas sobre SEO (otimização de sites para motores de busca, como o Google) e monetização de sites.
Há também a indicação das melhores vídeo-aulas disponibilizadas no Youtube, review de livros sobre o assunto, dicas de apostilas gratuitas, códigos comentados, exercícios e indicação de como obter certificados online para os que desejarem trabalhar profissionalmente na criação de sites.
O HTML Progressivo faz parte do projeto Programação Progressiva, que visa ensinar diversas linguagens de programação e computação de um modo geral, como o Curso Java Progressivo e o Curso C Progressivo.
Fonte e Créditos: aqui
O compromisso e dedicação dos implementadores garantem o sucesso coletivo do trabalho!
Recebemos os planejamentos, conferimos e estamos realizando visitas técnicas e pedagógicas. Os projetos jornal e áudio deverão acontecer permanentemente na escola!
Ao analisarmos os planejamentos orientamos que:
- Criem um arquivo por escola/implementador com todas as turmas e não um arquivo para cada ano de escolaridade;
- Nomeie a pasta e todos os arquivos no formato padrão . Ex.: 2014_2bim_planejamento_escola_implementador.ods;
- Os arquivos deverão ser feitos em formato aberto. Ex.:odt,odp,ods ou pdf.
- O planejamento dos Anos escolares devem priorizar o desenvolvimento dos diversos conteúdos de informática;
- Cada Ano de escolaridade deverá apresentar conteúdos diferentes e seu aprofundamento. Ex: Projeto Copa do Mundo atividades diversas e não a escola toda fazendo as mesmas atividades/conteúdos;
- Verificar se os objetivos propostos no bimestre são aplicados no cronograma. Ex.: Objetivo:Trabalhar com vários recursos do Impress, porém no cronograma de 10 aulas apresenta apenas uma ou duas aulas com a utilização do Impress;
- O planejamento é ferramenta de organização do trabalho do implementador, porém dentro das orientações do Projeto.
Está se aproximando o dia da entrega da Planilha de frequência e do Planejamento do 2º Bimestre, frequência e produção (áudio, jornal...) do 1º bimestre, conforme nossa reunião, Segunda 2ª feira do mês de maio - 12/05/2014.
O implementador deverá entregar a Planilha de Frequência e Relatório dia a dia em formato ODF (PENDRIVE), sempre na 2ª segunda feira de cada mês no laboratório de informática da SME.
Horário 7h 30 às 11h00 e 13h30 às 17h com Coordenador Theodoro.
Obs.: Esta orientação são para os implementadores que não optaram pelo portal.
A pedido de alguns implementadores e SE, estamos
disponibilizando os modelos das planilhas de
frequência e do planejamento.
- Faça o download da Planilha de Frequência;
- Salve o arquivo no formato padrão: 2014_2bim_frequencia_escola_implementador.ods
- Faça o download da Planejamento;
- Salve o arquivo no formato padrão: 2014_2bim_planejamento_escola_implementador.ods
Se você precisa de imagens e/ou textos grandes para utilizar em murais, utilize o programa PosteRazor que está na Customização Liberdade. Vá em aplicativos > Gráficos > Criador de Poster em PDF PosteRazor.
A Coordenação está disponibilizando este tutorial. Estude e divulguem entre os professores mais este recurso! Nas imagens abaixo:
Os mapas da Europa, América e mundi impressos em 12, 09 e 15 folhas respectivamente, além dos mapas que serão trabalhados individualmente.
Publish at Calameo or read more publications.
Assista um pequeno vídeo sobre o programa
Fonte e Créditos: aqui
Assista um pequeno vídeo sobre o programa
Pré-requisitos para a participação na oficina de Animação 2D com Ricardo Graça!
Estivemos em visita aos laboratórios da E. M. Othon Reis Fernandes,Maria Carraro, Domingos Maia, Maria Rosa , Paulo VI, Espirito Santo, Sergio Rocha, Fontes Torres onde configuramos todos os laboratórios e atualizamos o Sistema Operacional.
Da parte pedagógica orientamos aos implementadores das Escolas Domingos Maia, Fontes Torres e Nilton Penna sobre as orientações e funcionamento do laboratório:
- Limpeza;
- Organização;
- Projetos jornal e áudio;
- Planejamento diversificado;
- Conteúdos de Informática.
- Orientações sobre o uso dos Multiterminais.( Maria Carraro)
- Gravação no audacity (Domingos Maia e Espírito Santo)
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E. M. Pref. José Fontes Torres |
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E. M. Eng. Sergio de Andrade Rocha |
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Implementadora aprendendo a gravação de áudio - E. M. Domingos Maia |
A limpeza do laboratório ajuda na conservação dos equipamentos, a poeira não combina com eletrônicos!
A foto abaixo serve para mostrar como os equipamentos ficam expostos à poeira.
Em alguns laboratórios percebemos o mal funcionamento devido a sujeira na memória:
- nós tiramos as memórias,
- retiramos a poeira com pincel,
- inserimos novamente as memórias no seu lugar,
- ligamos o equipamento! Funciona novamente!
Se você quer que seu laboratório funcione bem, mantenha-o bem limpo e longe da poeira!
Na Revista LibreOffice nº 10 saiu o relato sobre o trabalho realizado em 2013 sobre Orçamento Doméstico pela professora Giany Abreu. Faça o download da revista e conheça a proposta do trabalho!
O que é a LibreOffice Magazine?
É a revista eletrônica da comunidade brasileira do LibreOffice que teve sua primeira edição em outubro de 2012. Inovadora em sua proposta editorial, a Revista LibreOffice Magazine foi criada com um conteúdo voltado aos usuários interessados em conhecer a ferramenta de escritório LibreOffice e outras ferramentas livres, tecnologias abertas e padrões internacionais, casos de sucesso do uso do LibreOffice em empresas e ações de inclusão digital.
Seu conteúdo é composto por dicas e tutorias, artigos, entrevistas, apresentação de novas tecnologias e tudo que faz parte do mundo do Software Livre. Com o formato digital PDF, é integralmente diagramada no LibreOffice Draw.
Conheça o projeto do LibreOffice
Quer colaborar com a revista LibreOffice Magazine?
- Você pode colaborar, de forma voluntária, com o projeto da revista com as seguintes ações:
- Escrevendo artigos, dicas, tutoriais e entrevistando pessoas relacionados ao LibreOffice, ODF e Softwares Livres;
- Revisando os textos;
- Diagramando as matérias no LibreOffice Draw;
- Traduzindo matérias internacionais que falam sobre o LibreOffice e softwares livres em geral, e das pessoas que circulam por esse universo.
Se você tem interesse em colaborar, escreva para: revista@libreoffice.org
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