Dica do dia - Inkscape

Quando estiverem trabalhando com Inkscape, 
Para que os objetos fiquem melhor distribuídos na página, utilize a opção exibir grade de página.com esta dica esperamos que os implementadores e seus alunos façam trabalhos com mais qualidade de distribuição dos objetos e textos.



Aula 3 - Turma 1 - 2016 - Robótica Educacional Livre

E.M. Pref.:José Juarez Antunes - Mirian - Mão na massa  - Ligação treeway
E.M. Pref.:José Juarez Antunes - Mirian - Mão na massa  - Ligação treeway

E.M. Pref.:José Juarez Antunes - Mirian - Mão na massa  - Ligação treeway

Dia 2 de abril, tivemos a 3ª Aula do Projeto de Robótica Educacional Livre.





Robótica Educacional com Software e Hardware Livres

Coordenadora Pedagógica: Giany Abreu

Coordenador/Técnico: Sergio Graças



A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.


Aula 3 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: 
E.M.Paulo VI - Michelle Rezende - 3ª Aula
E.M. Profª Maria Rosa Rodrigues - Catiene Fernandes - 3ª Aula
E.M.Dr.: Jiulio Caruso - Luiz Felipi -3ª Aula
E.M. Pref. José Juarez Antunes - Edson Lacerda - 2ª Aula
E. M. Espírito Santo - Elaine Fialho- 2ª Aula




Roteiro de nossa 3ª aula:



Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo com opção de pedestres", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) para os carros e 2 LEDs (Vermelho - Verde) para os pedestres, onde os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Agora controlando de 8 LEDs, onde além da montagem dos componentes na Protoboard (LEDs, Resistor e Fios) os alunos devem escrever um código que nos desse como resultado o efeito do "Scanner" do K.I.T.T., carro famoso do Seriado Super Máquina (Anos 80).

Resultado das aulas nas escolas:



E.M. Pref. José Juarez Antunes - Edson Lacerda - 2ª Aula
E. M. Espírito Santo - Elaine Fialho- 2ª Aula






Transforma no Ar estreia nesta terça na TV Escola

Transforma no Ar estreia nesta terça na TV Escola

Transforma no Ar estreia nesta terça na TV Escola

Luisa Parente e Wanda Engel são primeiras convidadas do programa, que recebe nomes como Bernardinho e Giovane...

E.M. Palmares - 2ª aula - Oficina de Robótica


A implementadora Janaina está iniciando o trabalho de Robótica  na E.M. Palmares. Parabéns!! Acompanhem o relato!

2ª aula - Oficina de Robótica

No dia 18/03 realizamos a 2ª oficina de robótica de nossa escola.

A oficina acontece nas sextas-feiras de recuperação paralela, de 09:00 às 11:00 .
Com a participação de 18 alunos do 5º ano, a implementadora Janaina Mendes viaja para este mundo fantástico da robótica.

Nesta oficina pudemos aprender um pouco mais sobre protoboard, arduíno, leds, resistores.
Com o apoio da ferramenta " Fritzing", pudemos ter nosso primeiro contato com o mundo da robótica.

Nossa próxima oficina acontece no dia 01 de abril...
até lá!





Visita técnica e pedagógica dia 30/03/2016

Estivemos em visita técnica e pedagógica em três Unidades Educacionais:

  • E. M. Jayme Martins - implementadora Patrícia  - Novata;
  • E. M. Maria José Campos Costa - implementadora  Hiany;
  • C.M.E.I. Wladir de Souza Telles - implementadora Renata.
Fizemos as orientações sobre o trabalho, tiramos dúvidas e sugestões:

E. M. Jayme Martins - implementadora Patrícia


CMEI Wladir Telles


CMEI Wladir Telles

CMEI Wladir Telles

E.M. Maria José Campos Costa

E.M. Maria José Campos Costa



PAINEL PARA GERENCIAR SIMULADORES PHET - FEITO EM GAMBAS3

Coordenação prepara painel para gerenciamento dos simuladores de PHET

Resolvemos criar um Painel em Gambas 3, para facilitar a utilização OFFLINE das Simulações PheT, baixamos e indexamos 105 simulações, todas em Português, neste painel que tem 7 abas, temos uma pequena screenshot (imagem) da simulação e para usá-la basta dar um clique na imagem ou simulção escolhida que ela será aberta em seguida.

Veja ai as 7 telas do nosso painel, para navegar entre as abas dentro do programa, clique na aba que deseja abrir, na parte superior da tela. 

 Aba 1 ou Tela 1 - 20 Simulações

Aba 2 ou Tela 2 - 20 Simulações

Aba 3 ou Tela 3 - 20 Simulações

Aba 4 ou Tela 4 - 20 Simulações

Aba 5 ou Tela 5 - 20 Simulações

Aba 6 ou Tela 6 - 5 Simulações

 Aba 7 ou Tela 7 - Créditos e Links 
O vídeo, abaixo, foi feito para apresentar o indexador que foi construído, emGambas3, com o intenção de facilitar e organizar a visualização e acesso as Simulações que são disponibilizadas no http://phet.colorado.edu ...



Todos os Créditos, Imagens, Logos e Direitos devem ser dados aos criadores da Simulações, que neste caso é:

Simulações PhET

Todas as simulações disponíveis em http://phet.colorado.edu são recursos educacionais abertos disponíveis sob licença Creative Commons Attribution (CC-BY).

É concedida permissão para usar, compartilhar ou redistribuir livremente as sims PhET sob a licença CC-BY. A seguinte atribuição é exigida:

PhET Interactive Simulations
University of Colorado Boulder
http://phet.colorado.edu


"PhET oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos divertidas, interativas e baseadas em pesquisa. Acreditamos que nossa abordagem com base em pesquisa incorpora descobertas de pesquisas prévias e nossos próprios testes, habilitam os alunos a fazer conexões entre os fenômenos da vida real e a ciência básica, aprofundando a sua compreensão e apreciação do mundo físico.

Para ajudar os alunos a compreender conceitos visuais, as simulações PhET animam o que é invisível ao olho através do uso de gráficos e controles intuitivos, tais como clicar e arrastar a manipulação, controles deslizantes e botões de rádio. A fim de incentivar ainda mais a exploração quantitativa, as simulações também oferecem instrumentos de medição, incluindo réguas, cronômetros, voltímetros e termômetros. À medida que o usuário manipula essas ferramentas interativas, as respostas são imediatamente animadas, assim ilustrando efetivamente as relações de causa e efeito, bem como várias representações relacionadas (movimento dos objetos, gráficos, leitura de números, etc)

Para garantir a eficácia educacional e usabilidade, todas as simulações são exaustivamente testadas e avaliadas. Estes testes incluem entrevistas a alunos, além de utilização efetiva das simulações em uma variedade de configurações, incluindo palestras, trabalhos em grupo, temas de casa e trabalhos de laboratório. Nosso sistema de classificação indica que nível de teste foi completado em cada simulação."

Neste vídeo temos uma introdução em inglês sobre as Simulações:

No canal mantido pela PhETtem mais alguns vídeos (em Inglês).

Veja abaixo, no vídeo, uma excelente definição para o PheT, de Kleber Serra.

Curso de Capacitação em Robótica


Reproduzimos abaixo texto do Memorando Circular nº 051/2016-SME, que foi enviado a todas as Unidades Educacionais de nossa rede em 23 de março de 2016, no qual a SME/VR convida os Implementadores/Professores a participar de um
Curso de Capacitação em Robótica.

Segue o texto


"Para: Unidades Educacionais de Pré-Escola e Ensino Fundamental
Senhor(a) Diretor(a)

Com o objetivo de ampliar o número de escolas participantes do projeto de robótica educacional desenvolvido pela Coordenação de Informática, disponibilizaremos, para os implementadores de informática e para os professores da rede, um curso de capacitação em robótica, 20 vagas por turno e com carga horária presencial de 35 horas.

O profissional deverá inscrever-se no endereço eletrônico http://goo.gl/forms/rx3NQWGt39 até o dia 31 de março de 2016.

Informamos que essa capacitação será realizada fora do horário de trabalho do profissional.

Reforçamos que será obrigatório que o profissional capacitado desenvolva o projeto com os alunos, seja nas aulas de informática ou nas aulas do Sábado na Escola.

Certos do atendimento, desde já agradecemos.

 
Atenciosamente,

Mirian Coelho Nogueira Pereira
Diretora do Departamento Pedagógico/SME"
Implementadores/Professores, não percam mais essa oportunidade de se capacitar para atuar nessa área que cresce a cada dia em nossa região.

Vídeo - Aula 2 - Robótica 2016

Projeto Sábado na Escola 2016

No sábado, dia 19 de março, tivemos a 2ª aula do Projeto de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres. 
A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.

Aula 2 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: E.M. Dr.: Jiulio Caruso, E.M. Juarez Antunes, E.M. Paulo VI, E.M. Espírito Santo e E.M. Maria Rosa.




Mão na massa dos alunos!



Acompanhem o vídeo desta aula!


Visitas técnicas e pedagógicas - 22/03/2016


Sugestões e orientações para todos os implementadores:

  1. Inimigos dos computadores: calor e poeira! Laboratórios limpos e com ar condicionado ligado estragam bem menos!
  2. Pasta de aula não funciona! Verificar cabo de rede. A luz verde na placa deverá estar acesa - verde! 
  3. Cabo de rede não funciona! Experimente trocar pelo cabo do computador ao lado. Pode ser problema no cabo ou na placa de rede.
  4. Computador não liga. Verificar cabos e estabilizador.

Estivemos em visita técnica e pedagógica nas E.M. Maestro Franklin, Jesus Menino e Othon reis Fernandes. Acompanhem alguns desses momentos.
Parabéns pela limpeza e organização da E.M. Jesus Menino!

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Maestro Franklin

E.M. Othon Reis Fernandes

Pixelitor é uma imagem de origem software de edição livre


Na nossa customização está recheada de novidades. Uma delas é o PIXELITOR!
Atualize seu notebook e conheça mais esta ferramenta!


Pixelitor é uma imagem de origem software de edição livre e aberta que suporta camadas, máscaras de camada, camadas de texto, filtros, múltiplos desfazer etc. Ele requer Java 8 (o plug-in do navegador não é necessário).
A partir de 4.0.1, tem mais de 80 filtros de imagem e ajustes de cor, alguns dos quais são exclusivos para Pixelitor. Alguns dos gradientes pode também ser encontrado somente aqui.
Note-se que Pixelitor destina-se a ser poderosos, em vez de simples. Você deve ter alguma experiência com editores de imagem, a fim de usá-lo, porque não há muita documentação disponível ainda, e muitos conceitos ( camadas ,modos de mistura , indefinição Gaussian , máscara de nitidez , histogramas , etc.) são os mesmos.

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

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