Vídeo - Aula 2 - Robótica 2016

Projeto Sábado na Escola 2016

No sábado, dia 19 de março, tivemos a 2ª aula do Projeto de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres. 
A proposta visa oferecer um curso de 60 horas, sendo 30 horas presenciais divididas em oficinas e 30 horas à distância com atividades para o desenvolvimento dos alunos com uma mostra de trabalhos no final.

Aula 2 de 10, do Projeto de Robótica Educacional no Sábado na Escola, com a participação de 5 escolas de nossa rede, são elas: E.M. Dr.: Jiulio Caruso, E.M. Juarez Antunes, E.M. Paulo VI, E.M. Espírito Santo e E.M. Maria Rosa.




Mão na massa dos alunos!



Acompanhem o vídeo desta aula!


Visitas técnicas e pedagógicas - 22/03/2016


Sugestões e orientações para todos os implementadores:

  1. Inimigos dos computadores: calor e poeira! Laboratórios limpos e com ar condicionado ligado estragam bem menos!
  2. Pasta de aula não funciona! Verificar cabo de rede. A luz verde na placa deverá estar acesa - verde! 
  3. Cabo de rede não funciona! Experimente trocar pelo cabo do computador ao lado. Pode ser problema no cabo ou na placa de rede.
  4. Computador não liga. Verificar cabos e estabilizador.

Estivemos em visita técnica e pedagógica nas E.M. Maestro Franklin, Jesus Menino e Othon reis Fernandes. Acompanhem alguns desses momentos.
Parabéns pela limpeza e organização da E.M. Jesus Menino!

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Jesus Menino

E.M. Maestro Franklin

E.M. Othon Reis Fernandes

Pixelitor é uma imagem de origem software de edição livre


Na nossa customização está recheada de novidades. Uma delas é o PIXELITOR!
Atualize seu notebook e conheça mais esta ferramenta!


Pixelitor é uma imagem de origem software de edição livre e aberta que suporta camadas, máscaras de camada, camadas de texto, filtros, múltiplos desfazer etc. Ele requer Java 8 (o plug-in do navegador não é necessário).
A partir de 4.0.1, tem mais de 80 filtros de imagem e ajustes de cor, alguns dos quais são exclusivos para Pixelitor. Alguns dos gradientes pode também ser encontrado somente aqui.
Note-se que Pixelitor destina-se a ser poderosos, em vez de simples. Você deve ter alguma experiência com editores de imagem, a fim de usá-lo, porque não há muita documentação disponível ainda, e muitos conceitos ( camadas ,modos de mistura , indefinição Gaussian , máscara de nitidez , histogramas , etc.) são os mesmos.

Chamada para Colaboração LibreOffice - abril 2016

Está aberta a chamada para colaboração para a edição de Abril da LibreOffice Magazine.

O prazo de envio de artigos é 10 de Abril.

Envie seu artigo, no formato ODF, para o e-mail redacao@libreoffice.org.

Não há tamanho definido para o texto e este pode conter, imagens, gráficos e fotos.
Imagens JPEG ou PNG com resolução mínima de 300 DPI.


Aula 2 - Projeto Robótica Educacional - Sábado na Escola - 2016

Amanhã teremos a 2ª Aula do Projeto de Robótica Educacional Livre.





Robótica Educacional com Software e Hardware Livres

Coordenadora Pedagógica: Giany Abreu

Coordenador/Técnico: Sergio Graças




Objetivos da aula:


    1. Revisar componentes/conceitos de eletrônica: Led - polos positivo e negativo, bateria-energia, resistor; 
    2. Aprender a reconhecer os resistores e calcular os valores do mesmo; 
    3. Revisar o funcionamento da PROTOBOARD; 
    4. Ligar Leds usando a PROTOBOARD e o Arduino;
    5. Criar a programação para acender 1 led, 2 leds e 5 leds.
    6. Aprender a ler o código e corrigir possíveis erros na programação.  

              Criador de montagens Photocollage

              Para registrarmos o trabalho realizado na aula 1 de Robótica utilizamos o programa  - Criador de montagens Photocollage.

              Photo Collage é uma ferramenta gráfica livre Linux que permite criar grandes colagens de imagens múltiplas. Reúne fotos automaticamente com bordas usando seu próprio algoritmo. Ele tem capacidade de reorganizar as fotos em vários modos de exibição até que esteja satisfeito. Ele usa seu próprio algoritmo para preencher os espaços em branco com as imagens mantendo o tamanho da imagem tão grande quanto possível.

              Confiram o resultado do nosso trabalho!

              Aula 1 - 12/03/2016


              Transforma a Educação - Novo desafio Rio 2016!




              Novo desafio Rio 2016! Seus alunos escrevem uma frase promovendo a reciclagem e ganham prêmios! www.rio2016.com/educacao/abraca-reciclagem

              Regulamento!

              Material pedagógico:
              Coordenadores:
              http://www.rio2016.com/educacao/aulas-digitais


              Público Geral
              http://www.rio2016.com/educacao/midiateca/publico-geral/movimento-olimpico 

              Resultados da 1ª Aula de Robótica 2016

              Estivemos em visita de acompanhamento do Projeto Sábado na Escola 2016, nas Unidades Educacionais que desenvolvem a Robótica Educacional com Hardware e Software Livres, nesta primeira semana, três escolas iniciarão suas atividades: 

              E.M.Paulo VI - Michelle Rezende
              E.M. Profª Maria Rosa Rodrigues - Catiene Fernandes
              E.M.Dr.: Jiulio Caruso - Luiz Felipi

              Na oportunidade, conversamos com os alunos sobre o Projeto e agradecemos o apoio recebido pelas Equipes Diretivas, dos Coordenadores, dos Implementadores e a confiança dos pais na realização do trabalho. 

              Registro destes momentos!

              E.M.Dr.: Jiulio Caruso - Luiz Felipi

              E.M. Paulo VI - Michelle Rezende

              E.M. Paulo VI - Michelle Rezende

              E.M. Profª Maria Rosa Rodrigues - Catiene Fernandes

              E.M. Profª Maria Rosa Rodrigues - Catiene Fernandes

              Registro dos professores



              Etiquetas para os computadores dos laboratórios

              Todos os computadores dos laboratórios deverão ter etiquetas de identificação para melhor organização pedagógica e técnica.
              Estamos disponibilizando as etiquetas para serem impressas e utilizadas nas escolas. O implementador tem a liberdade de criar sua própria etiqueta e, se possível, compartilhar com os outros implementadores.

              Segue link para ser usado!


























              Vetorizando desenhos com Inkscape - Orientações

              Vantagem do vetor para BITMAP:




              Algumas "Rádios" das escolas (áudio na educação) criaram logos, porém muitos desenhos foram feitos no papel usando lápis, giz de cera ou canetinhas, dificultando a sua impressão e  posterior utilização para camisas, cartazes e etc. 
              Estávamos testando uma vídeo aula sobre Inkscape fazendo a vetorização de desenhos ou logos.
              No exemplo a seguir, estamos vetorizando a logo da "Rádio Pará", veja o início do trabalho. Em breve estaremos disponibilizando o resultado final!
              Os implementadores que vetorizarem as suas logos, favor enviarem para a implementação IAESMEVR.


              Finalizando o trabalho!!! Segue para os implementadores da E. M. Pará: Ellen e Edson.

              Tirando o fundo da foto do desenho!




              Pode abrir no Inkscape e inserir a assinatura do autor!




              A partir dessa orientação vejam a evolução dos trabalhos realizados pelo aluno Bruno Pereira, do 8º Ano da E.M. Tocantis, utilizando o Inkscape.


              1° Trabalho

              2° Trabalho

              3° Trabalho

              4° Trabalho

              5° Trabalho
              6° Trabalho

              7° Trabalho

              8° Trabalho

              9° Trabalho

              No vídeo o Bruno Pereira (12 anos) faz um desenho usando o INKSCAPE, pegando um desenho no papel, vetorizando, ajustando, colorindo o mesmo e colocando efeitos de sombras, este foi o nono desenho que ele fez usando a ferramenta e gastou 2 horas para terminar seu trabalho, transformamos em TIME LAPSE, para que todos pudessem curtir o trabalho do rapaz que vem melhorando a cada desenho.

              Ficou curioso, com inkscape? acesse: https://inkscape.org/pt/

              Quer aprender um pouco artes gráficas com Software Livre, acesse o canal/playlist da Barbara Tostes

              O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

              Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

              Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática