- Texto e Desenhos: Aluno Bruno Pereira - E.M. Tocantins - 13 anos.
- Revisão e Ajustes: Sergio Graças
Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais e faz parte do nosso Conteúdo a ser desenvolvido nos laboratórios.
Muitos de nossos alunos gostam de desenhar e por isso orientamos para que os desenhos sejam feitos no Inkscape, para que os mesmos sejam vetorizados.
Este software abre várias possibilidades para trabalhos integrados entre laboratório e sala de aula:
História em quadrinhos;
Textos e desenhos individuais ou coletivos;
Criação de logo;
Propaganda;
Cartazes;
Folders;
Tirinhas...
Para conhecer mais tirinhas acesse:
À partir desta orientação de utilização do Inkscape e inspirado no "Diário de um Banana, foi criado o segundo livro, feito em sua casa, por Bruno Pereira.
Livro feito com Inkscape
Uma poderosa, ferramenta de desenho gratuita
Quer seja um ilustrador, designer, designer de páginas da Internet ou apenas alguém que precisa de criar imagens vectoriais, o Inkscape é para você e tem ferramentas de desenho flexíveis, grande suporte para formatos de arquivos e poderosa ferramenta de texto e curvas bezier e espiraladas.
Pretende saber mais como o Inkscape o pode ajudar?
Veja o conjunto completo das funcionalidades ou experimente!
Como vetorizar os desenhos?
Curso Artes Gráficas com Softwares Livres - SempreUpdate.org
Autoria de Bárbara Tostes
Assistam as vídeoaulas:
São 29 aulas, por enquanto! Vale conferir, estudar e aplicar com os alunos.
Vale conferir o áudio criado pelos alunos do CMEI Iracema Leite Nader sobre gêneros textuais!!
Nossas Produções
Espaço destinado a disponibilização de material em áudio (mp3) produzido por professores e alunos de nossas escolas.
Duração: 12:13 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 128 Kbps - Frequência: 44100 Hz
C.M.E.I Iracema Leite Nader
- Gêneros Textuais - Implementador João Paulo Delgado
Descarregue
Nossas Produções
Espaço destinado a disponibilização de material em áudio (mp3) produzido por professores e alunos de nossas escolas.
Duração: 5:18 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 113.121751439 Kbps - Frequência: 44100 Hz
E.M. Jesus Menino
- Projeto Olimpíada 2016 - Implementadora Efigênia
2º Bimestre 2016
Descarregue
Acesse: Podcast!
Nossas Produções
Espaço destinado a disponibilização de material em áudio (mp3) produzido por professores e alunos de nossas escolas.
Duração: 4:25 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 128 Kbps - Frequência: 44100 Hz
E.M.Ceará - 2º Bimestres 2016
- E.M. Octacilia da Silva Strocker Mendonça -Implementadora: Geórgia
Descarregue
Acesse: Podcast!
Vale conferir o áudio criado sobre a história de Volta Redonda!
Nossas Produções
Espaço destinado a disponibilização de material em áudio (mp3) produzido por professores e alunos de nossas escolas.
Duração: 9:21 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 128 Kbps - Frequência: 44100 Hz
E.M. Jesus Menino
- História de Volta Reodnda - Implementadora Cleonice
Tributo à Volta Redonda
Descarregue
Acesse: Podcast!
Ouçam o trabalho, realizado pelos alunos, da E. M. Damião Medeiros com apoio da implementadora Ana Paula Monteiro
Nossas Produções
Espaço destinado a disponibilização de material em áudio (mp3) produzido por professores e alunos de nossas escolas.
Duração: 4:31 m - Tipo de Ficheiro: mp3 - Bitrate: 173.065057969 Kbps - Frequência: 44100 Hz
E.M. Damião Medeiros - 2º Bimestres 2016
- Projeto Homem do futuro - Implementadora Ana Paula Monteiro
Descarregue
A Secretária de Educação professora Terezinha Gonçalves, participou da Abertura dos Jogos Olímpicos da E. M. Nilton Penna Botelho.
Os jogos serão realizados entre os dias 19 de agosto a 01 de setembro de 2016. Serão várias modalidades de esporte e atividades educacionais.
O espetáculo foi muito bem organizado com participação dos alunos, professores, funcionários, alunos do CMEI Iracema Leite Nader, E.M. Paraíba e convidados.
Abertura:
Os jogos serão realizados entre os dias 19 de agosto a 01 de setembro de 2016. Serão várias modalidades de esporte e atividades educacionais.
O espetáculo foi muito bem organizado com participação dos alunos, professores, funcionários, alunos do CMEI Iracema Leite Nader, E.M. Paraíba e convidados.
Abertura:
![]() |
Desfile dos atletas representando alguns países |
![]() |
Banda da E.M. Paraíba e Nilton Penna |
![]() |
Convidados: Flávia-Diretora, Terezinha-SME, Aurea-SME,Elaine-SME e Representante CCE. |
![]() |
Palavra da Diretora Flávia Gama |
![]() |
Turmas representando os países: França, Brasil, Rússia, EUA, Grécia, Inglaterra, Japão, China, Coreia do Sul, Africa do Sul, México e Portugal |
![]() |
Trajes típicos dos países: França, Brasil, Rússia, EUA, Grécia, Inglaterra, Japão, China, Coreia do Sul, Africa do Sul, México e Portugal |
![]() |
Acendimento da Tocha Olímpica |
![]() |
Tocha Olímpica |
![]() |
Palavra da Secretária Terezinha Gonçalves |
![]() |
Juramento dos atletas |
Muitas escolas estão realizando o Projeto Olimpíada 2016 e os implementadores estão atuando neste trabalho.
Na oficina, oferecida pelo implementador João Paulo, vocês puderam vivenciar a organização de uma aula. Ter uma pasta com todos os arquivos que serão utilizados pelos alunos naquela aula ou projeto, sejam eles: áudios, imagens, vídeo e etc.....
Lendo alguns planejamentos estamos orientando:
- Ter duas ou mais aulas para pesquisa de imagens sobre olimpíadas ou qualquer outra coisa durante as aulas ...Esta atividade é um desperdício de tempo.
- O professor deverá salvar as imagens previamente e disponibilizá-las na pasta de aulas.
- Assistir vídeos também é uma atividade que deve ser realizada com a turma toda, possibilitando maior otimização do tempo.... Parceria com a sala de aula, substituições etc.
- Focar em determinado aplicativo durante o bimestre. Evitar duas aulas de tuxpaint, duas aulas de Write, duas aulas Scratch, duas aulas de vídeo... total 8 aulas.Neste modelo nenhum aplicativo é trabalhado direito.... Parece uma colcha de retalhos.... Criar trabalhos com início , meio e fim.
- Criação de vídeo/ Imagination é diferente de Edição de Vídeo. Edição pressupõe cortar, juntar, retirar áudio,transições e etc....
- Evitar que todas as turmas/ano de escolaridadde realizem o mesmo trabalho. É importante diversificar.
- Atender aos pedidos dos professores, 6º ao 9º, otimizando as aulas destinadas ao desenvolvimento de projetos, fora das aulas regulares. Isto é para evitar que os alunos só fiquem usando Impress e "pesquisa na Internet".
- Na programação das aulas colocar apenas o quantitativo de cada grupo.... Não repetir aula1 Grupo 1.. Aula 2 Grupo 2... Se cada grupo terá 4 aulas, fazer o planejamento das 4 aulas e não 8 aulas;
Vem ai nossa Exposição Pedagógica e Feira de Ciências!!
Estivemos em visita técnica e pedagógica nos seguintes laboratórios: E.M. Maria Carraro, Juarez Antunes, Pernambuco, Aracy de Biase, Wladir Telles, Carlos Sarkis e Espírito Santo.
Fizemos a orientação para os implementadores que atuam nos laboratórios e informamos aos responsáveis pela escola sobre as situações encontradas durante a visita, tais como:
Fizemos a orientação para os implementadores que atuam nos laboratórios e informamos aos responsáveis pela escola sobre as situações encontradas durante a visita, tais como:
- Importância da limpeza;
- Organização geral;
- Cabos desconectados;
- Planejamento , relatórios, jornal e áudio
![]() |
E.M. Maria Carraro |
![]() |
E.M. Carlos Sarkis |
![]() |
E.M. Wladir Telles |
![]() |
E.M. Pernambuco |
![]() |
C.M. E.I. Aracy de Biase |
![]() |
E.M. Espírito Santo |
![]() |
E.M. Pref. José Juarez Antunes |
Estamos realizando a Formação continuada com os professores que atuam na sala de recursos, para a utilização do programa TICO. A proposta é conhecer os conceitos básicos na utilização do programa.
Dia 12 de agoto de 2016.
Local: Laboratório NTEMVR - SMEVR
Turmas:
Tico é uma aplicação livre de tabelas de comunicação interativas.
Download
Tutorial (CRTIC Viana Castelo)
Veja o resultado!
Depois você criará várias células (quadrados. retângulos...)
Exemplo criado para a Formação continuada:
Veja o registro da Formação continuada!!
![]() |
Prancha criada para a formação continuada - Giany Abreu |
Local: Laboratório NTEMVR - SMEVR
Turmas:
- Manhã
- Tarde: Cleide, Denisia, Nárrida, Maricella, Roselaine, Márcia e Iraci.
Tico é uma aplicação livre de tabelas de comunicação interativas.
Download
Tutorial (CRTIC Viana Castelo)
Além de usar no computador, você tem a opção de salvar para ANDROID. Com este recurso ele poderá ser ussado em celulares smartphone e/ou tablet, tendo uma mobilidade muito grande.
Estaremos disponibilizando um passo a passo:
- Arquivo Novo:
- prancha propriedades;
- Você poderá colocar cor no fundo, imagem e som
Depois você criará várias células (quadrados. retângulos...)
Exemplo criado para a Formação continuada:
![]() |
Tela inicial |
![]() |
Opções: comida, bebida, roupas e diversão. |
![]() |
Diversão: ler, televisão, sair e ouvir música |
![]() |
Comidas: pão, banana, morango, pera, pizza, doce, bolo e laranja |
![]() |
Bebidas: leite, água, suco e chocolate |
![]() |
Turma- tarde |
![]() |
Turma- tarde |
![]() |
Turma- tarde |
![]() |
Turma- tarde |
Sugestão para estudo e aplicação com os alunos!!!
TIME LAPSE - DESENHANDO O SONIC COM INKSCAPE
Neste vídeo o Bruno Pereira (13 anos) vai nos mostrar como vetorizar o Sonic, usando o INKSCAPE, pegando um desenho em JPG, vetorizando, ajustando, colorindo o mesmo e colocando efeitos de sombras, permitindo com isso que possamos ter uma imagem de qualidade e que poderá ser ampliada sem perda de qualidade, para ser usada em trabalhos escolares, transformamos em TIME LAPSE de 5 minutos, para que todos pudessem curtir o trabalho do rapaz.
Obs.: Todos os direitos e créditos ao desenho original devem ser dados a seus detentores oficiais, o que fizemos aqui foi apenas mostrar de forma rápida e aberta como pegar um desenho seja ele qual for e vetorizar, usando uma ferramenta livre, para que possamos ter imagens de qualidade para serem usados em trabalhos escolares ou mesmo para o aprendizado da ferramenta de desenho vetorizado Inkscape, como é o caso deste desenho.
O que é Time-lapse?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotografia Time-lapse é um processo cinematográfico em que a freqüência de cada fotograma ou quadro (frame) por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar (lapsing). A fotografia Time-lapse pode ser considerada a técnica oposta à fotografia de alta-velocidade.
Alterações que normalmente surgem como sutis aos nossos olhos, como o movimento do Sol e das estrelas no céu, tornam-se evidentes. O Time-lapse é a versão extrema de uma técnica cinematográfica de manipulação lenta e pode ser por vezes confundida com animação de paragem de movimento (stop motion).
Fonte e Créditos - https://pt.wikipedia.org/wiki/Time-lapse
Clique aqui e acesse o canal do (autor) Bruno Pereira
Ficou curioso, com inkscape? acesse: https://inkscape.org/pt/
Quer aprender um pouco artes gráficas com Software Livre, acesse o canal/playlist da Barbara Tostes
A nossa implementadora Elisângela, da E. M. Amazonas, tem realizado um excelente trabalho com nossos alunos!! Acompanhem as novidades!!
http://escolamunicipalamazonas.blogspot.com.br/2016/08/carrinho-de-material-reciclado-feito.html
Segue relato da implementadora:
Carrinho de Material Reciclado Feito por Aluno - Robótica
O aluno Nicolas da turma 401 (4º ano de escolaridade) fez em casa um carrinho com material reciclado.
Usando o que foi aprendido nas aulas de Robótica com a profª Elizangela ele criou seu projeto, juntou o material e fez sozinho seu carrinho.
E deu certo! Os amigos da turma gostaram muito da criação do colega.
É a Robótica começando a fazer parte da vida dos alunos...
Assistam o vídeo e vejam como ele fez.
http://escolamunicipalamazonas.blogspot.com.br/2016/08/carrinho-de-material-reciclado-feito.html
Segue relato da implementadora:
Carrinho de Material Reciclado Feito por Aluno - Robótica
O aluno Nicolas da turma 401 (4º ano de escolaridade) fez em casa um carrinho com material reciclado.
Usando o que foi aprendido nas aulas de Robótica com a profª Elizangela ele criou seu projeto, juntou o material e fez sozinho seu carrinho.
E deu certo! Os amigos da turma gostaram muito da criação do colega.
É a Robótica começando a fazer parte da vida dos alunos...
Assistam o vídeo e vejam como ele fez.
Estamos recebendo os jornais relativos ao 2º Bimestre realizados pelas escolas.
Estejam atentos:
Aprendendo como combinar cores:
http://www.eduk.com.br/blog/artesanato-e-ponto/guia-pratico-de-combinacao-de-cores/
http://www.miltondesigner.com.br/cores-combinacoes-de-sucesso-e-combinacoes-desastrosas/
Vejam alguns desses resultados!
Clique aqui versão completa!
Clique aqui para ler versão completa!
Estejam atentos:
- Formatação;
- Conteúdo;
- Ortografia;
- Facilidade de leitura;
- combinação de cores;
- Aproveitamento do espaço.
Para quem está começando, para quem quer melhorar, para trabalhar com os alunos....
Modelos de jornais ou tabloides:
Aprendendo como combinar cores:
http://www.eduk.com.br/blog/artesanato-e-ponto/guia-pratico-de-combinacao-de-cores/
http://www.miltondesigner.com.br/cores-combinacoes-de-sucesso-e-combinacoes-desastrosas/
Vejam alguns desses resultados!
![]() |
E. M. José Fontes Torres |
![]() |
C.M.E.I Iracema Leite Nader |
![]() |
E. M. Jesus Menino |
Assinar:
Postagens (Atom)