Vídeo aula 14 - Instalando o italc em multiterminais 8308 com Linux Educacional 4

Essa vídeo aula foi criada na intenção de mostrar como podemos instalar o Italc em multiterminais 8308 com o Linux Educacional 4 fornecido pelo MEC.

Para facilitar a instalação dos pacotes necessários e configurações a serem feitas em cada usuário, criamos um pacote .deb que automatiza toda a tarefa de instalação e configuração do sistema que ja incluí o servidor, cliente e configurações em um único arquivo.deb, esse pacote pode ser baixado aqui.

Para informações de como usar o pacote e procedimentos em geral, assista a vídeo aula, no site oficial do Italc você vai encontrar diversas informações sobre o programa. Caso queira visitar o blog do colega que fez a descoberta dos procedimentos para essa instalação e que serviu de inspiração para a criação do pacote Debian e essa vídeo aula, acesse aqui, ressalto que os créditos por ter descoberto como fazer o processo devem ser dados ao colega Vínicius, nossa função foi criar a vídeo aula e o pacote .deb para facilitar o processo que ele descobriu.

Essa é a 14ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.


7 comentários:

  1. Não precisa necessariamente estar com ip fixo, o próprio italc localiza as maquinas e cadastra elas, o ip fixo é para facilitar a localização de cada maquina, no caso você pode trocar o nome de cada maquina no centro de controle fácil fácil, e parabéns ai pelas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo comentário... e sinta-se a vontade para colaborar, sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, configurei corretamente, mais mesmo assim não acessa as maquinas, o fato da internet ser via-radio influencia em algo? pois estou tendo problema na liberação das portas, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Tem que configurar tudo com IP fixo, embora nosso amigo Thales tenha dito que não precisa mas em nossos laboratórios todos os IPs são fixos.

    ResponderExcluir
  5. Ola Sergio, sou de Porto Alegre e estou "tentando" instalar o Italc em maquinas no Linux Educacional 4. Muito boa a "aula". Não consegui baixar o arquivo do italc, esta fora do ar? Alexandre Buaes, email ambuaes@gmail.com // Se for possivel envia o arquivo por email ok Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, instalei o italc, mas ele não localiza as maquinas.Não fixei os ips. Como consigo localizar as maquinas sem fixar o ip? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Não sei, mas deve ter uma forma, em nosso tutorial fazemos com os ips fixos... mas deve ter alguma coisa tb com dhcp na net.

    ResponderExcluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática