Vídeo aula 15 - Usando um Freeze Livre, com Painel de Controle no Linux Educacional 4

Essa vídeo aula foi criada na intenção mostrar como podemos usar o Freeze, que é um sistema que protege a Área de Trabalho ou Desktop dos usuários, permitindo aos professores maior tranquilidade para deixar os alunos conhecerem as configurações do sistema.

O que o Freeze faz é de certa forma, bem simples, ele cria um ponto de restauração para os usuários e toda vez que o computador é reiniciado, o programa restaura as configurações originais que foram salvas quando o mesmo foi ativado, ou seja, um Desktop novinho toda vez que desligar o computador.

Criamos um Painel de Controle, que tem um pacote Debian, que pode ser baixado aqui, ele tem a função de facilitar o uso deste sistema de proteção. Para entender, instalar e aprender a usar o Painel de Controle, basta assistir a essa vídeo aula que disponibilizamos.

Essa é a 15ª vídeo aula produzida por Sergio Graças, Coordenador/Técnico do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Volta Redonda - NTMVR.

Aguarde as próximas vídeo aulas sobre o Linux Educacional.

Se você gostou ou quer sugerir temas para as próximas vídeo aulas, entre em contato deixando sua mensagem nos comentários.

11 comentários:

  1. Boa tarde. O pacote deb esta insdiponivel
    diz que a pagina não foi encontrada.

    seria possivel disponibilizar o pacote em outro link?

    abraço
    t+

    ResponderExcluir
  2. Sérgio, assisti a todos os seus vídeos mas, a resolução do vídeo está muito ruim, não conseguimos seguir os passos e o link que vc falou não dá para ver, vc poderia colocar em forma de texto embaixo da postagem. Lembre-se que 90% dos que trabalham com linux não entendem muito, inclusive eu...obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro,

    o link já esta na postagem acima, dá uma olhada no texto.

    Caso queira os vídeos com melhor qualidade, pode pegar no site oficial do Linux Educacional 4, que fica em http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar o Sérgio Graças e o pessoal do NTE de volta redonda pelas vídeos aulas, muito boas. e bem esclarecedoras. Inclusive usei este post para criar um post no blog dos Articuladores de Educação Tecnológica de Juazeiro-BA sobre o freeze: http://aetjblog.blogspot.com.br/2012/08/freeze-com-painel-de-controle.html
    Espero que não seja problema fazer isto.
    Gostaria também de sugerir ao Sérgio Graças, é apenas uma sugestão, que editasse o vídeo, cortando aquelas partes demorada de atualização, downloads, etc. deixando apenas o ínicio e o fim destas etapas. quando possível.
    Ainda gostaria de sugerir uma vídeo aula sobre a instalação e uso do xvidcap (captura de desktop) instalei mas tive problemas na captura do audio. o gtk-recordmydesktop é bom, mas demora muito para salvar o arquivo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Bom saber que os vídeos estão sendo de serventia, este é o espírito do Software Livre.
    Agradecemos por divulgar o material em seu blog.
    Quanto as sugestões vamos ver o que podemos fazer, em breve teremos novidades, estamos meio agarrados com a nossa IV Maratona de Software Livre (http://iaesmevr.org/repositorio/maratona2012) mas depois dela continuaremos com os vídeos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sergio Graças!
    Tenho instalado no laboratório em que trabalho o freeze com painel de controle disponibilizado aqui, tem sido de muita serventia, porém estou enfrentando problemas com relação ao uso de aplicativos instalados pelo wine e alterações feitas no editor de menu. Acredito que seja devido ao freeze com painel de controle, mas não tenho certeza, por isto gostaria de compartilhar e ver se você pode me ajudar. vamos ao que está acontecendo:
    Instalado o aplicativo, um dicionário UOL, em todos os usuários, alunos 1,2,3, ao tentar acessar pelos alunos 1 e 3, tudo normal, mas pelo aluno2 abre apenas se o freeze estiver desativado, basta gerar um ponto e ativá-lo e não abre mais, e ao entrar no editor de menu pelo aluno2 verifiquei que o atalho contido é o mesmo atalho do aluno3 e está tentando acessar o aplicativo da pasta do aluno 3, isto acontece em todos os programas instalados pelo wine, logo após instlado tudo funciona normalmente, mas basta ativar o freeze com painel de controle e este muda o atalho no editor de menu do aluno2 para o destino do aluno3, impossibilitando assim a abertura do aplicativo. Ao mudar o atalho para a pasta correta (aluno2) tudo funciona normalmente, até eu ativar o freeze com painel de controle. por isto penso que seja alguma instância do freeze com relação ao editor de menu, que desfaz a alteração que foi feita no mesmo. lembrando que faço todos os procedimentos, ou seja, desativo o freeze, reinicio, faço as alterações, reinicio, gero um ponto para o freeze e só então ativo a proteção. o que ocorre é que mesmo depois de criar um novo ponto, ainda assim o editor de menu, retorna ao estado anterior, isto acontece apenas nas alterações feitas ao editor de menu. poderia verificar isto por favor.
    Perguntas:
    1- Porque o aluno 2 tenta abrir um aplicativo do aluno 3, se este aplicativo também está instalado nele (aluno 2).
    2- Porque isto não acontece no aluno 1, visto que em todos foram instalados usando o mesmo procedimento.
    3- Porque mesmo que eu altere o atalho no editor de menu, para o destino correto, a pasta do usuário 2, onde está o aplicativo, automaticamente ele muda para o atalho da pasta do aluno 3, assim que ativado o freeze com painel de controle, mesmo gerando um novo ponto de congelamento?
    4- Poderia, se possível fazer um teste em um laboratório com multiterminal, usando o LE4, instalado freeze com painel, instalar um aplicativo do wine, o HQ por exemplo, instalar em todos os usuários, reiniciar, gerar um ponto no freeze, ativar o freeze, reiniciar e testar o aplicativo instalado em todos os usuários e verificar se ocorre o mesmo problema?
    Obrigado.
    miguelsilva_25_@hotmail.com
    aetjblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiramente quero parabeniza-los pelo ótimo trabalho de vocês. Sou instrutor de informática da minha cidade, eu instalei o freeze, só que estou com um problema com o aluno 2... eu configuro para que arquivos em flash sejam abertos pelo chrome, porém ao ativar o freeze, ele volta para a configuração inicial... Deixo aqui minha contribuição!

    ResponderExcluir
  8. Olá, na minha escola temos o projetor diebold e toda vez que ligo ele, perde-se os arquivos e o papel de parede volta ao padrão... acessei o grupo freeze e não existe usuário dentro desse grupo... fui instalar o pacote que vc disponibilizou, instalou perfeitamente, mas não aparece nos extras a opção Proteger Sistema-Freeze. E agora o que pode ser, preciso de sua ajuda.

    ResponderExcluir
  9. o projetor proinfo, já tem um freeze natural, ou seja, toda vez que ele desliga ele volta ao estado original, pois ele é como se fosse um boot dado por um live DVD ... ele é apenas uma imagem guardada no cartão interno...

    ResponderExcluir
  10. O link esta off, tem como enviar para meu email alguem? ygor.fk@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o Freeze em outro lugar se alguém estiver com problema de baixar segue o link.
      http://www.jonilso.com/admlocal/Guarapuava/dia3/vrlivre-freeze-le4_4.0_i386.deb

      Excluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática