Sábado na Escola - Projeto - Robótica Educacional Com Software Livre - Aula 2
Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Como ligar ou conectar o Arduino (placa) no computador;
Como verificar se ele foi reconhecido e configurar se for o caso;
Criamos um programa para acender um led, partindo do exemplo "Blink";
Ensinamos que se mudar o tempo do delay, pode-se aumentar ou reduzir a velocidade das piscadas nos leds;
Ensinamos o que é e para que servem os comentários (//);
Testamos a programação e transferimos a mesma para o Arduino;
Ensinamos a Ligação de dois leds na protoboard;
Criamos um programa para acender os 2 leds, partindo do primeiro.
Um exemplo do esquema de ligação de um (1) LED ao Arduino
Código de programação para um (1) LED na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Um exemplo do esquema de ligação de dois (2) LEDs ao Arduino
Código de programação para dois (2) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
intluz11 = 11;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11,OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11,HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(luz11,LOW); // aqui eu apago o pino 11
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds, partindo da programação anterior, onde já deixamos pronta nessa aula, para dois leds.
Claro que após conseguir acender os 5 leds e apagar, eles poderão criar outras coisas com essa mesma programação, como por exemplo um sinal de transito, onde temos as luzes vermelha, amarela e verde que se acendem e se apagam em um determinado tempo, mas ai vamos deixar no ar para as próximas aulas..... No sábado dia 27/04/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino dos 5 LEDs.
Veja as fotos que tiramos em nossa 2ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que passamos em nossa 2ª aula presencial que aconteceu hoje.
A professora Regina, do 1º período, conversou com sua turma sobre a
apresentação de encerramento do ano letivo de 2019, que teria de ser mais
especial do...
*Mulheres*
*Pablo Neruda*
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervos...
No último dia 24/11 aconteceu em nossa escola a manhã "Sou coruja mesmo".
Um evento dedicado aos avôs e avós. Foi emocionante ver nossa escola
completa...
Folclore Brasileiro Aprendendo a fazer um bilboquê
A turma do 2º ano recebeu a presença da mãe da aluna Lara que ensinou a
fazer o brinquedo bilboquê com ...
*O que é a Campus Party?*
Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em
rede do mundo. Um encontro anual realizado desde...
Para ensinar as partes do corpo em Inglês, a profª Natália fez com os
alunos do 2º ano de escolaridade vários jogos e músicas.
Dessa forma os alunos aprende...
Nossa eleição para a escolha da equipe diretiva com chapa única aconteceu
no dia 22/11 das 7h às 19h.
As professoras Alessandra Ventura (diretora geral) e R...
Uma das atividades escolhidas pelos alunos foi aprender mais sobre como
fazer animações e jogos. Para isso usamos o programa Scratch. Aqui alguns
exemplos...
Os alunos do 1º Período 01, do CMEI Iracema Leite Nader concluíram o
Projeto de Trabalho "Vamos combater a Gripe H1N1". O produto final desse
projeto foi e...
A nossa exposição e feira de ciências foi um sucesso! Parabéns pelo
sucesso e empenho de todos os profissionais e alunos da nossa escola por
esse sucesso!...
*Informações do Produto:*
Cofrinhos personalizados para aniversário, casamento, datas comemorativas e
eventos em geral.
Pode ser montado de acordo c...
*Trabalhando a importância da natureza *
*com as turmas dos sétimos anos.*
*" Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um
tomas...
Queridos alunos do 9º ano, a pedido da Professora Ana Lúcia estamos
disponibilizando a prova do SAERJ/2013 para que vocês possam estudar para a
prova deste...
Durante esta semana, os Mediadores Tecnológicos estão se apresentado às
escolas e realizando levantamento de dados, para propor ações, de uso das
TICs, em ...
Hoje estava pensando sobre como tem sido legal e motivador o uso do blog
com meus alunos.
É muito bom senti-los interessados e realizados em ver seus trabal...
*BULLYING*
*Bullying *é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere
a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, int...
Estamos trabalhando com diversos mini-cursos e cursos na área da
Informática Educativa. Se você entrar na seção de Vídeos encontrará
diversas sugestões q...
0 comentários: