Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 3
Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Nossa aula de hoje foi uma revisão e conclusão do desafio lançado na aula anterior:
Partindo do código para acender 1 LED, os alunos teriam que construir, em primeiro momento, somente a digitação do código para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds. Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.
Um exemplo do esquema de ligação de cinco (5) LEDs ao Arduino
Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13; int luz11 = 11; int luz9 = 9; int luz7 = 7; int luz5 = 5;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13 digitalWrite(luz11, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11 digitalWrite(luz9, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9 digitalWrite(luz7, HIGH); // aqui eu acendo o pino 7 digitalWrite(luz5, HIGH); // aqui eu acendo o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13 digitalWrite(luz11, LOW); // aqui eu apago o pino 11 digitalWrite(luz9, LOW); // aqui eu apago o pino 9 digitalWrite(luz7, LOW); // aqui eu apago o pino 7 digitalWrite(luz5, LOW); // aqui eu apago o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação que possa simular um "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Dica: Comecem pelo LEDverde (SIGA), depois passe pelo LEDamarelo (ATENÇÃO) e finalize com o LEDvermelho (PARE), agora continuem, tendo em vista que um Semáforo deve funcionar 24 por dia. No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES). Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula.
Veja as fotos que tiramos em nossa 3ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 3 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial que foi ministrada pelas professoras Marília, Márcia e Elaine, uma vez que a Coordenação se encontrava participando do FLISOL 2013 no Rio de Janeiro.
A professora Regina, do 1º período, conversou com sua turma sobre a
apresentação de encerramento do ano letivo de 2019, que teria de ser mais
especial do...
*Mulheres*
*Pablo Neruda*
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervos...
No último dia 24/11 aconteceu em nossa escola a manhã "Sou coruja mesmo".
Um evento dedicado aos avôs e avós. Foi emocionante ver nossa escola
completa...
Folclore Brasileiro Aprendendo a fazer um bilboquê
A turma do 2º ano recebeu a presença da mãe da aluna Lara que ensinou a
fazer o brinquedo bilboquê com ...
*O que é a Campus Party?*
Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em
rede do mundo. Um encontro anual realizado desde...
Para ensinar as partes do corpo em Inglês, a profª Natália fez com os
alunos do 2º ano de escolaridade vários jogos e músicas.
Dessa forma os alunos aprende...
Nossa eleição para a escolha da equipe diretiva com chapa única aconteceu
no dia 22/11 das 7h às 19h.
As professoras Alessandra Ventura (diretora geral) e R...
Uma das atividades escolhidas pelos alunos foi aprender mais sobre como
fazer animações e jogos. Para isso usamos o programa Scratch. Aqui alguns
exemplos...
Os alunos do 1º Período 01, do CMEI Iracema Leite Nader concluíram o
Projeto de Trabalho "Vamos combater a Gripe H1N1". O produto final desse
projeto foi e...
A nossa exposição e feira de ciências foi um sucesso! Parabéns pelo
sucesso e empenho de todos os profissionais e alunos da nossa escola por
esse sucesso!...
*Informações do Produto:*
Cofrinhos personalizados para aniversário, casamento, datas comemorativas e
eventos em geral.
Pode ser montado de acordo c...
*Trabalhando a importância da natureza *
*com as turmas dos sétimos anos.*
*" Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um
tomas...
Queridos alunos do 9º ano, a pedido da Professora Ana Lúcia estamos
disponibilizando a prova do SAERJ/2013 para que vocês possam estudar para a
prova deste...
Durante esta semana, os Mediadores Tecnológicos estão se apresentado às
escolas e realizando levantamento de dados, para propor ações, de uso das
TICs, em ...
Hoje estava pensando sobre como tem sido legal e motivador o uso do blog
com meus alunos.
É muito bom senti-los interessados e realizados em ver seus trabal...
*BULLYING*
*Bullying *é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere
a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, int...
Estamos trabalhando com diversos mini-cursos e cursos na área da
Informática Educativa. Se você entrar na seção de Vídeos encontrará
diversas sugestões q...
0 comentários: