Refletindo...



O acesso à tecnologia muda o comportamento das pessoas, novos valores, pensamentos e argumentos são construídos, agregados. Nossa rotina diária já não é a mesma. Todo esse arsenal de informações e ferramentas cria um impacto e novos paradigmas. Não há como retroceder! 
E nós educadores? Qual o entrave? 



Você já fez esta reflexão? 


  • Precisamos nos esquecer da Era analógica? 
  • Devemos pensar e agir como Era digital? 
  • Há um caminho a ser traçado? Já estamos neste caminho?



Professor e Implementador de Informática Aplicada à Educação você já se fez estes questionamentos?






"Ensinar exige compreender que a Educação é uma forma de intervenção no mundo" 
Paulo Freire






14 comentários:

  1. Muitos tem receio de utilizar as novas tecnologias por não terem conhecimento. O tal medo do desconhecido. Mas nós, professores , não podemos ficar parados no tempo. Atualmente a tecnologia está em todo lugar, portanto a escola não pode ficar pra tras. Através da tecnologia conseguimos despertar o interesse dos alunos e isso é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Nós como professores devemos está nos atualizando sobre as novas tecnologias que aparecem. Os alunos nasceram e vivem na era digital e por isso a maneira deles aprenderem mudou também. Precisamos utilizar essas tecnologias a nosso favor na sala de aula, tornando as aulas mais prazerosas para os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos lembrar da era analógica para ver o quanto já evoluimos e refletir como a tecnologia vem melhorando nossa vida. Enquanto profissional da educação temos que incluir a tecnologia no aprendizado dessa geração totalmente tecnológica para que se sintam motivados e que saibam utilizar a tecnologia a seu favor. Acredito também que já estamos no caminho e que precisamos ter a mente sempre aberta para buscar novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nunca tivemos acesso a tanta informação com tanta diversidade de conteúdo em tempo real. Nesse contexto, como fica o professor? Com as novas tecnologias da informação, abrem-se novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura do educador. Vivemos em um novo contexto histórico onde é preciso estimular a pesquisa e estar aberto à riqueza da exploração, da descoberta. Para o professor, as novas tecnologias podem ter um significativo impacto sobre sua prática em sala de aula pela necessidade de reciclagem constante recebida via rede, em termos de conteúdos, métodos e uso da tecnologia. É imprescindível incentivar os professores a reformularem suas aulas e a encorajar os alunos a participarem de novas experiências.

    ResponderExcluir
  6. Sim. É necessário trabalhar com ética. Ensinar as pessoas a lidar com a informação. Questionar, pesquisar as informaçãos recebidas, antes de propagá-las.
    A Era digital tem que ser vista como um bem precioso, mas também muito perigoso.

    ResponderExcluir
  7. implementadora Adriane
    Ao fazermos uma análise sobre era analógica e tecnológica, podemos compreender que estamos sempre evoluindo, muitas inovações ainda estão por vir e não há mais como retroceder. Há necessidade de nos aperfeiçoarmos, tomarmos posse das ferramentas que possibilitam avançarmos, mas sem nos esquecermos que o conhecimento obtido no passado nos possibilita resgatarmos ainda o contato olho no olho, o estar presente e se fazer presente. Levar informações aos nossos alunos sempre, mas também mostrar para eles a importância de estamos sempre presentes na vida de outras pessoas, os valores, a ética e tantas outras questões que fazem o SER Humano, ser humano.

    ResponderExcluir
  8. ... Não devemos abandonar o analógico, pois ele e o digital tem suas características complementares.

    É da natureza humana temer o desconhecido, ao mesmo tempo em que deseja explora-lo, descobri-lo.

    Cada tecnologia é mais facilmente aplicada pela geração que cresceu usando-a.

    Ao invés de isso ser um empecilho, isso apenas demonstra a necessidade de respeito as diferenças e complementaridades dos saberes.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que um complementa o outro. A era analógica nos levou a uma busca incessante pelo conhecimento. Na era digital temos aprendido muito, porém precisamos aguçar a curiosidade e a criticidade. Estudar cada dia mais e o caminho. Levar os alunos a pensar que a era digital e importante porem, sem esquecer da era analógica com análises críticas, pesquisas reflexivas e o mundo externo a tudo isso. Devemos levá-los a pensar que a interação humana é muito importante e que estamos perdendo isso.
    Equilíbrio é tudo!

    ResponderExcluir
  10. Penso que devemos estar receptivos para receber as novidades,aprender,inovar e se atualizar. Mas como esquecer a essência? Como esquecer o que aprendemos, a forma que aprendemos...como esquecer o que deu certo?
    É necessário unir as duas coisas. Principalmente pra nós(alguns),Que já temos uns "poucos" anos dando de
    Magistério rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a Era Analógica nos proporcionou chegar a Era Digital. Conceitos da Era Analógica ainda se fazem necessários na Era digital, o mundo já está transitando entre uma era e outra, nem toda a sua totalidade já migrou para a "Nova Era". Aí que está o nosso papel enquanto educadores, possibilitar esta transição de maneira critica e criativa.

    ResponderExcluir

O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática