Conheçam o trabalho!
Projeto Jornal
Começamos com uma conversa sobre como é um jornal, para que serve e o que contém. Apresentei alguns jornais para que manipulassem.
Combinamos que faríamos um e conversamos sobre o que colocaríamos no mesmo.
Concluímos que colocaríamos os acontecimentos da nossa escola e que para isto precisaríamos fazer entrevistas com as professoras e direção. Também precisaríamos fazer fotos para ilustrá-lo.
Cada criança do projeto sugeriu um nome para o mesmo, o que foi levado para a sala para que os outros amigos votassem para efetivar o nome preferido do grupo.
Criamos uma tabela com o resultado.
VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DO NOME DO JORNAL
CRIANÇA QUE SUGERIU O NOME - NOME DO JORNAL - NÚMERO DE VOTOS
João Vitor Os pequenos Jornalistas 12
Bryan Jornal das Crianças do Cirandinha 0
Charles Jornal do Cirandinha 2
Rebeca Jornal da Sala Amarela 9
Yuri Os Jornalistas 1
O próximo passo foi fazer as entrevistas e fotografias. As perguntas foram elaboradas no laboratório. Orientei às crianças sobre como fazer as fotografias e assim elas fotografavam e faziam as perguntas. Eu, a implementadora, fiz as anotações das falas dos entrevistados.
Depois de digitado o material foi lido para as crianças que elaboraram o título para cada assunto.
As crianças digitaram os títulos copiando de filipetas montadas por mim.
O material está sendo impresso e será distribuído pelas crianças em uma banca montada na entrada da escola.
Clique aqui para visualizar o jornal!
"Nesta época de Copa do Mundo no Brasil em que as bandeiras dos países estão em evidência, postamos aqui que o nosso jardim também tem a sua bandeira que foi criada na copa anterior, de 2010.
A História é a seguinte:
As crianças da turma da professora Deborah Borges, estavam com um projeto sobre as diversas bandeiras. Uma delas sugeriu que a escola também tivesse a sua. Assim a turma abraçou a idéia e começaram a planejá-la.
Conversaram sobre as cores que deveriam compô-la. Escolheram o azul e o branco por ser a cor que a escola estava pintada e decidiram colocar uma faixa laranja para representar a sala que estudavam.
No seu interior colocaram desenhos de criança. O carrinho representava os meninos e a árvore e borboleta as meninas. Incluíram ainda umas estrelinhas para enfeitá-la.
Para iniciar a confecção foi lhes oferecido uma cartolina e nela as crianças fizeram o projeto da bandeira.
Em outro dia, foram todos à uma loja de tecidos para escolher o material. Nesta compra trabalharam unidades de medida e nossa moeda, o Real, analisando o valor da mercadoria.
E assim, hoje temos na entrada da nossa escola, a NOSSA BANDEIRA."
Implementadores,
Estamos finalizando o trabalho realizado no 1º semestre de 2014. É hora de avaliarmos e planejarmos para o 2º semestre.
Da coordenação é momento de análise, registro e socialização do Projeto IAESMEVR.
Estamos solicitando os seguintes materiais para o dia 7 de julho a ser entregue para o coordenador Theodoro de 7h às 11h e 13h às 17h em formato digital e/ou postado no Portal dos Implementadores.
- Planilha de frequência do 2º bimestre - modelo a ser seguido 1 arquivo por implementador;
- Planejamento do 3º bimestre - modelo a ser seguido 1 arquivo por implementador;
- Faça o download da Planilha de Frequência use o botão acessar como visitante. Salve o arquivo no formato padrão: 2014_2bim_frequencia_escola_implementador.ods
- Faça o download da Planejamento.Salve o arquivo no formato padrão: 014_3bim_planejamento_escola_implementador.ods
- Material produzido no Projeto de Áudio na Educação - Arquivos de áudio em formato mp3;
- Material produzido no Projeto de Jornal - Arquivos do jornal em formato pdf;
- Síntese da Produção dos alunos/ trabalho - Arquivo em vídeo ou apresentação em formato pdf;
Vale ressaltar que todos os arquivos enviados deverão ter o formato padrão:
- data_titulo_escola_implementador;
- arquivos da "rádio" deverão ser identificados; programa_x_nome_radio_escola_data.mp3;
- arquivos do "jornal" deverão ser identificados; edicao_x_nome_jornal_escola_data.pdf;
- arquivos da "síntese" deverão ser identificados; 1semestre_escola_implementador_data.mp4;
Parabéns a implementadores e equipe da E.M Professora Antonieta Motta Bastos pelo projeto desenvolvido pela Unidade Escolar.
Vejam o relato abaixo:
Na sexta-feira, dia 27 de junho de 2014, aconteceu em nossa escola a grande e belíssima exposição de trabalhos sobre o projeto "Viajando pelos Países da Copa do Mundo 2014". Durante o 1º semestre os alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo 2014.
Nossos alunos adquiriram conhecimentos que, talvez, jamais sejam esquecidos. Cada país com suas curiosidades e particularidades foi explorado e com a criatividade dos alunos, auxiliados por seus respectivos professores, deram um show! A abertura da exposição contou com apresentações dos alunos dos quartos e quintos anos.
PARABÉNS QUERIDOS ALUNOS. VOCÊS ARRASARAM!!! Abaixo vocês verão apenas uma pequena amostra do que foi exposto. Todas as demais fotos estarão disponíveis no facebook da escola.
No final da exposição os professores fizeram uma pose para marcar o momento.

Quem faz mais pela educação deve ser reconhecido!
Inscrições até 15/09/2014
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação. Acesse!
Prêmio extra no valor de 5 mil reais e muito mais. Quem faz mais pela educação deve ser reconhecido.
Inscrições até 15/09/2014
40 trabalhos premiados em todo Brasil.
Prêmio no valor de 6 mil reais.
Prêmio extra no valor de 5 mil reais e muito mais.
Parabéns a implementadora, alunos e Direção da E. M. Amazonas pelo trabalho que vem sendo desenvolvido!Vejam o relato abaixo:
"Rádio Amazonas - Copa do Mundo
A Escola Amazonas agora tem sua rádio! A Rádio Amazonas!
A rádio é um projeto do Laboratório de Informática e funciona internamente.
Os alunos, com a supervisão das implementadoras de informática, preparam os textos e fazem as gravações de áudio.
Nesta 1ª edição, a profª Elizangela com alguns alunos das turmas 404 e 503, fizeram tudo sobre a Copa do Mundo.
Os alunos amaram participar e com certeza todos querem mais!
Nosso objetivo é fazer uma edição a cada mês e manter nossos amigos bem informados sobre os acontecimentos da escola e de tudo que faz parte do nosso dia a dia.




Conheçam o nosso Portal Podcast, onde disponibilizaremos os arquivos de áudio criados pelos implementadores da Rede /Municipal de Ensino. Acesse aqui!
Os implementadores deverão enviar em formato mp3 os arquivos para a socialização do trabalho. As escolas que criaram a logo da " rádio" devem enviá-las para que sejam utilizadas no portal.
Confiram também o Novo Portal IAESMEVR onde disponibilizamos o nosso acervo criado:
- Tutoriais;
- HTML5;
- Áudio na Educação;
- Portifólios IAESMEVR;
- Canal de vídeos;
- Customização;
- Multiterminal;
Estivemos em visita aos laboratórios da E. M. Marizinha Félix, Oscar Cardoso, Bem Me Quer, Miguel Couto, João Pio, Paulo VI , onde configuramos todos os laboratórios e atualizamos o Sistema Operacional.
Da parte pedagógica orientamos aos implementadores das Escolas E. M. Marizinha Félix, Oscar Cardoso, sobre as orientações e funcionamento do laboratório, no Bem Me Quer, apresentação do material de áudio criado pela escola para apresentação dos pais e no Espírito Santo acompanhamento da Robótica .
Se você gravou um áudio e as vozes das crianças ficaram baixas siga esta dica:
- Abra o arquivo de áudio no Editor de Audacity;
- Selecione a parte do áudio que você necessita que seja amplificada;
- No menu escolha em Efeitos, selecione Amplificar;
- Dê ok na tela a seguir;
- Verifique o resultado;
- Exporte o arquivo para mp3;
O portal dos Implementadores está com novo endereço:
http://iaesmevr.net
Todos os usuários estão funcionando normalmente! Mantenha atualizado o espaço de sua escola!
O trabalho com o software de Autoria JClic, já é utilizado em nossa Rede há vários anos pela Educação Infantil e Anos Iniciais, porém é possível o trabalho nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para os implementadores novatos e ou interessados, temos vários tutorias de como utilizar vrios programas.
JClic Alfabeto Sonoro
JClic Associação ComplexaConheça, outros tutoriais criados pela nossa equipe!
Conheçam o trabalho realizado no site da Unidade Educacional.
Segue o relato da implementadora Ana Paula do C.M.E.I Monteiro Lobato:
"JClic - 2014
A turma do segundo período 01 da professora Cláudia está com o Projeto Identidade, com um trabalho mais voltado para a valorização da diversidade.
Por esse motivo, ela contou a história da Ana Maria Machado: Menina bonita do laço de fita.
Como houve um envolvimento muito grande das crianças e em conversa com a professora, combinamos realizar um trabalho de parceria, no qual eu prepararia no Jclic jogos para explorar mais com as crianças aspectos da história.
Ao inciarmos a aula de Informática apresentei a história em slides, recordamos os fatos da história e sua mensagem. Depois fomos para o computador realizar os jogos.
Ao retornarem para a sala de aula contaram para a professora as atividades que realizaram, dizendo que gostaram muito!
Para o início do jogo fiz uma capa com descrição!"
Relato da implementadora Graça Taborda e a integração do trabalho!
Conheçam o site da Unidade Educacional!
Números? Estou aprendendo a conceituá-los!
Com o objetivo de trabalhar leitura de numerais, relacionar objetos às suas respectivas quantidades, fazer pequenos cálculos, fizemos a seguinte atividade:
- Na roda apresentei fichas enumeradas de 1 a 10 aleatoriamente para que as lessem.
- Em seguida convidei algumas crianças para que as colocassem em sequencia.
- Brincamos de sortear as fichas e cada criança deveria pegar objetos na quantia equivalente.
Assim foi feito.
O interessante é o trabalho em grupo. As crianças se ajudam, trocam experiências trabalhando pelo princípio de que aprendemos uns com os outros. Quando algumas crianças não pegam a quantia sorteada, os outros falam quantos ainda faltam, fazendo assim cálculos de adição ou ainda de subtração quando um pega além do pedido. Sempre tem um que fala: - Tem que tirar. Algumas vezes não sabendo a quantia exata que se deve tirar. Eu faço a intermediação. -Mas tirar quantas? E na maioria das vezes vão tirando de uma a uma ou de duas a duas. Em alguns casos algumas crianças fazem cálculos com mais unidades.
Na máquina utilizamos dois jogos do Gcompris:
1- Números em ordem em que um helicóptero captura numerais em ordem crescente, usando as teclas para mover o helicóptero.
2- Pescaria no qual as crianças clicam nos peixes que se movem e a quantia vai aparecendo no canto inferior direito da tela.
O trabalho desenvolvido com o 2º ano de escolaridade pela implementadora Ana Paula da E. M. Damião Medeiros
Trabalhamos com a poesia das cores em parceria com a sala de leitura e os alunos foram convidados a criar a sua própria poesia das cores. Os alunos trabalharam no GCompris com o aplicativo cores descobrindo e misturando as cores com autonomia e em duplas foram chamadas e orientadas pela implementadora a criar no editor de apresentação seu slide colorido e poético. O trabalho ainda está em andamento.
A pedido da professora trabalhamos com o programa GCompris horas e demos continuidade ao trabalho realizado em sala de aula durante uma substituição. A implementadora trabalhou a poesia "O relógio" de Vinicius de Moraes. Os alunos trabalharam com autonomia no programa GCompris horas e em dupla sob orientação da implementadora criaram seu slide mostrando qual a hora era a esperada por ela no dia, além de inserir imagens relacionadas ao seu texto. O trabalho ainda está em andamento.
Fizemos a 1ª Edição do Jornal do Branca de Neve. Escolhemos como assunto o Dia da Família na Escola que aconteceu no dia 24/05.
Vejam só como ficou!
Vejam só como ficou!
Assinar:
Postagens (Atom)