Lousa Interativa - Cora Coralina

Parabéns pela iniciativa das implementadoras Andreza!
No decorrer do 1º Semestre a Implementadora de Informática Andreza participou do Grupo de Estudo com a Seção de Educação Infantil.
Nesses encontros, uma das temáticas abordada foi o Grafismo Infantil.
Na Discussão Pedagógica do dia 30/05/2014 foi dinamizado esse tema com as Professoras e Auxiliares de Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Cora Coralina.
Como foi utilizado a apresentação de slides como recurso na exposição e discussão do tema, foi realizado também o uso da Lousa Interativa.
As Implementadoras de Informática apresentaram aos profissionais a Lousa Interativa e se colocaram a disposição para orientação e ajuda ao planejar uma reunião ou apresentação utilizando esse recurso.



Saiu a I edição do Jornal do CMEI Cora Coralina


Conheçam o trabalho realizado na Educação Infantil. Parabéns a toda equipe pelo projeto! Segue o relato das Implementadoras de Informática Alessandra e Andreza.
"No mês de maio foi realizada a 1ª Edição do JORNAL CORA CORALINA.

Nessa edição destacamos o Projeto "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL... TEM, SIM SENHOR!", desenvolvido com os alunos das turmas de 2º Período.

Para conhecer o projeto acesse o portal da Unidade Educacional!





Estamos preparando a 2ª Edição.

Aguardem!"









Origami e ciência Moderna

http://wallpaperose.com/wp-content/uploads/2013/08/Playcolor-Paper-Origami.jpg


Passeando pela internet deparei com este vídeo! Espero que seja inspiração para nossos  alunos!!!
Basta ativar legenda!!!
http://www.ted.com/talks/robert_lang_folds_way_new_origami





Origami é a arte da dobradura de papel. "Ori" significa dobrar, e "Kami", papel. Quando ambas palavras se juntam, o "k" torna-se "g", sendo assim, "orikami" torna-se "origami". Clique aqui!

Áudio na Educação - Uma realidade - Bem Me Quer

O trabalho com áudio na educação é uma das propostas a serem implementadas nos laboratórios das Unidades Educacionais por todos implementadores.

O relato abaixo  comprova que áudio pode ser um aliado aos projetos desenvolvidos nas salas de aulas. Na Educação Infantil  o desenvolvimento da linguagem através da gravação de áudio pode ser percebido, incentivado e registrado.
Para os implementadores novatos, vale uma visita, pois é mais uma escola que vem desenvolvendo este trabalho.

Parabéns pelo trabalho realizado no CMEI Bem Me quer desde 2013 com áudio. Alguns programas são notícias a serem divulgadas na entrada de aula dos alunos aos pais.
Em breve estaremos disponibilizando aos áudios em nosso portal de Podcast!
Parabéns à  Direção e a toda equipe neste trabalho!
Relato da implementadora Simone:


"Dia 30/05 será divulgado o projeto Dentes da turma da Professora Isis na Rádio Bem-me-quer.



A professora, juntamente com os alunos e implementadora, montaram o programa, escolhendo a música e uma vinheta, assim como os alunos que relataram os conhecimentos adquiridos no projeto. Eles também cantaram uma música de "Bom dia" em inglês( professora Juliane).

Neste programa, também divulgaremos os cursos do CRAS - Santo Agostinho, Eleição do Conselho Tutelar e nossa Manhã recreativa que acontecerá no dia 16/06."







Integração sala e laboratório na Educação Infantil - Bem Me Quer




Estamos socializando o trabalho realizado pela implementadoras no CMEI Bem Me Quer com a integração sala de aula e laboratório de Informática, além do trabalho com áudio e vídeo na Educação Infantil.


Acompanhem o trabalho da Unidade Educacional realizado com Áudio e Jornal!!!

Veja o relato da Implementadora Simone!

"Neste bimestre, estamos trabalhando o jornal com as turmas de 2º período.

Iniciamos o trabalho na sala de aula com todos os alunos.

Levei o jornal e observamos as imagens, tipos de letras, as partes do jornal.

Realizei esta atividade em dupla. Cada aluno pôde escolher a sua notícia preferida e através da imagem, relatava seu conhecimento. Após este trabalho na roda, escolhemos uma notícia para montarmos o mural do laboratório que fica no pátio da escola.

No laboratório, pequisamos na Internet, vários vídeos sobre jornal e descobrimos que podemos assistir as notícias na TV, no rádio ou comprando o jornal na banca. Assim surgiu a ideia de visitarmos a banca de jornal do nosso bairro. Estamos solicitando a autorização dos pais para realizarmos esta visista.

Pesquisamos vídeos e os alunos escolheram a notícia de sua preferência. Mandei um pesquisa para os pais realizarem com os filhos. O título era: Assista algum jornal junto com seu filho, ouça e registre a notícia. Depois ilustre. No dia sequinte, os alunos comentaram a notícia e colocamos as pesquisas no mural.

Estamos escolhendo as notícias das turmas e escrevendo o jornal."...






Vejam que gracinha um dos trabalhos dos alunos do CMEI  Bem Me Quer!

Criação de fantoche de pinguim !


A turma do 2º período 05 está com o Projeto "O meu nome e o seu" e estamos trabalhando a importância do nome tanto na sala de aula como no laboratório e fazendo algumas atividades e como o nosso mascote é o Tux, o pinguim , os alunos criaram o seu próprio mascote, também um pinguim e deram um nome a ele.

Nossa Lousa em funcionamento - 19 de maio

Nossa Lousa em funcionamento na SME

Disponibilizamos nossa Lousa Interativa com Software Livre na apresentação SME.
Implementadores!
Auxiliem os professores para sua utilização em apresentações e/ou trabalho  com os alunos!


Projetor Proinfo pregão 42/2010


Fazendo algumas pesquisas, visitei o blog do NTE Santa Maria que explica o funcionamento do Projetor Proinfo Projetor Multimídia PROINFO - DIEBOLD.

Maiores informações: Projeto Proinfo - MEC.

Manuais: Descrição do Software - Projetor Proinfo (pdf) - Procedimentos Para Recuperação do Sistemado Projetor Proinfo (pdf).

Download da iso clique aqui.

De acordo com infomação do FNDE, em caso de problemas com o projetor Proinfo, o contato deve ser feito com DIEBOLD PROCOMP, através do telefone 0800 726 230.

Postado originalmente no Blog do NTEVR

Saiu no Portal do Professor Edição 100 - Novas Tecnologias na Escola


Parabéns a implementadora Ana Paula e Equipe do Monteiro Lobato!



Saiu no Portal do Professor

Edição 100 - Novas Tecnologias na Escola
Emissora de rádio faz sucesso com alunos da educação infantil

Uma rádio, que vai ao ar com participação ativa de crianças de 3 a 5 anos, faz sucesso entre os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, suas famílias e moradores do município fluminense de Volta Redonda. Implantada em 2013 pela professora Ana Paula Corrêa de Oliveira Coelho, a Rádio Monteiro Lobato tornou-se conhecida na cidade como Rádio Monteirinho.

“Desenvolver um projeto de rádio, com a participação ativa das crianças, foi meu maior desafio”, diz a pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, há 21 anos na área de educação infantil. Ana Paula, que trabalha como implementadora de informática desde 2007, explica que o projeto foi uma orientação da Coordenação de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda. Ele foi desenvolvido anteriormente por Patrícia Osório, implementadora de informática na Escola Municipal Rubens Machado, com alunos do ensino fundamental.

A grande referência de Ana Paula em seu trabalho é o educador Paulo Freire [1921-1977]. Para ele, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. Por isso, as atividades que ela promove no laboratório de informática visam a um trabalho integrado com a sala de aula, a fim de tornar a aprendizagem significativa para as crianças.

Com uma programação variada, a rádio divulga notícias, relata as atividades de destaque nas salas de aulas, transmite a troca de recados entre as crianças e presta homenagem a aniversariantes, com mensagens e oferecimento de músicas a estudantes, professores e funcionários.

A definição dos temas é feita durante as chamadas “reuniões de pauta”, quando Ana Paula reúne os representantes de cada turma. “Em conversa com os alunos, vou instigando e anotando as ideias que vão surgindo”, revela. O passo seguinte é a realização das entrevistas. Os estudantes percorrem as salas de aula para ouvir professores e demais colegas.

Difusão — Os programas, com duração total de 20 minutos, são gravados e podem ser ouvidos pelos estudantes nos horários de recreação. São apresentados também durante as reuniões com pais e responsáveis. Para que qualquer pessoa possa ouvir os programas, em qualquer lugar e a qualquer momento, arquivos de áudio (podcast), geralmente no formato MP3, são postados no blogue dos implementadores de informática de Volta Redonda.

“A experiência da Rádio Monteirinho foi maravilhosa. Os alunos ficaram empolgados, e a comunidade abraçou o projeto”, ressalta a pedagoga Tatiana da Silva Vicente, que em 2013 trabalhava com uma das turmas participantes. Com pós-graduação em psicopedagogia e experiência de 14 anos na área da educação, Tatiana salienta que o projeto foi bem-sucedido.

“As crianças desenvolveram a linguagem oral, a percepção e a atenção auditiva, ampliaram o período de atenção e a concentração”, destaca. Além disso, ela cita a melhoria na socialização e no desenvolvimento da expressão corporal. “Os alunos sentavam-se juntos para ouvir os programas e, quando tocava alguma música agitada, logo criavam coreografias.”

Atual diretora-adjunta do Centro de Educação Monteiro Lobato, Tatiana está empolgada com as novidades previstas para este ano. “A implementadora Ana Paula pretende abrir um espaço na rádio para as famílias atuarem ativamente e divulgarem seus produtos artesanais”, afirma.

Repercussão — Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o projeto teve boa repercussão. “Recebemos cumprimentos até de pessoas de outros municípios da região”, ressalta.

Pedagoga, com pós-graduação em gestão escolar, há 22 anos no magistério, 12 dos quais na direção, Paula Cristina entende ser de fundamental importância o uso de novas tecnologias na escola. “O trabalho se torna mais dinâmico e instigante, contemplando assim todas as linguagens — visual, auditiva e cinestésica”, diz. Para ela, as tecnologias estão presentes no uso de jogos on-line e off-line, produção de fotos, vídeos, músicas, filmes e outros meios que contribuem para dinamização e enriquecimento de todo processo de ensino-aprendizagem. (Fátima Schenini)




Fonte e Créditos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=3290

Saiu no site da SME. http://www.portalvr.com/sme/index.php/13-noticias-destaque/318-radio-monteirinho-no-portal-do-professor-mec

Para ver a reportagem no RJTV

Mais uma vez o Projeto de áudio na Educação que faz parte do Programa de Informática Aplicada à Educação - VRlivre de Volta Redonda é apresentado.
Parabéns a toda equipe  do C.M.I.E. Monteiro Lobato e a implementadora Ana Paula pelo compromisso e dedicação ao projeto IAESMEVR.

Vejam a reportagem exibida no RJ 1º Edição!

"E o RJTV 1ª Edição desta quarta (03) mostrou que no último Paulinho da Escola antes das férias alunos do Centro Integrado de Educação Infantil Monteiro Lobato, que fica na zona rural de Volta Redonda, criaram uma rádio on line, junto com os professores e a direção.

Lá eles falaram sobre os principais projetos elaborados pelas turmas da escola, ofereceram música aos aniversariantes do dia. Além de programas de conscientização para cuidar do meio ambiente. Segundo a diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, o primeiro programa foi gravado e tem a duração de 23 minutos.

Trinta crianças com idade entre quatro e cinco anos, participaram do projeto. Os pais das crianças, que serão os principais ouvintes, receberão um link para ouvir. 
Assistam ao vídeo. Fonte: Clique aqui!

Atenção Implementadores! Arquivos de "Áudio e Jornal"


Estejam atentos aos projetos de áudio e Jornal que são obrigatórios nos laboratórios de Informática.
Estamos recebendo as Edições dos Jornais e a produção em áudio para disponibilizá-los, após análise.
Para aqueles implementadores que estão substituindo, favor realizarem o trabalho nas mesmas turmas da substituição!

Atenção implementadores! Resolvendo problemas para a criação de áudio.

O trabalho de áudio na educação é um projeto obrigatório a ser desenvolvido em todos os laboratórios. Em visitas de acompanhamento, estamos verificando que alguns implementadores estão com dificuldade para a gravação e por isso resolvemos republicar o tutorial criado por Sergio Graças ensinando como configurar o microfone, além de "retirar o vocal de algumas músicas.


Nesta vídeo aula, mostramos como configurar o microfone no sistema para ser usado no Audacity e dentro do Audacity, como deve ficar a configuração para que se possa usar para gravar a voz dos alunos para o Podcast ou a Rádio de nossas escolas.

Em sequência, mostramos de forma bem simples e eficaz, como retirar ou suprimir o vocal (voz) de arquivos mp3, para serem usados em Karaokê ou como Playback para montagens de paródias, etc...
Assista a vídeo-aula, quantas vezes for preciso, tenha paciência em executar os passos, uma vez que quanto mais atenção você tiver, maiores serão as chances de conseguir executar as tarefas e consequentemente chegar ao resultado esperado.
Como funciona?

A pergunta que você deve estar se fazendo é:
"Como isso funciona e, ainda, por que em algumas músicas a qualidade ficou muito boa e em outras, o macete praticamente não fez nada?"

A eliminação do vocal só é possível porque nas músicas gravadas em formato estéreo, na maioria das vezes, as vozes são gravadas no "canal central", entre os instrumentos, que ficam balanceados, com o baixo basicamente para a esquerda e a guitarra teoricamente para a direita.
Sendo assim, na teoria a voz fica no meio desta brincadeira, quando separamos os canais e invertemos o canal direito, estamos de certa forma, desativando a voz (vocal), enquanto que o restante da gravação permanece teoricamente sem modificações.
Não é possível fazer esse macete em todas as músicas, por vários motivos. 
Outro fator importante é que quanto mais alta for a qualidade da gravação original, que você vá utilizar, melhores serão os resultados da brincadeira.
Confira o vídeo!

Trabalho com Áudio na Educação

Estamos aguardando as produções para a publicação em nosso portal. Estamos disponibilizando nosso acervo num espaço destinado aos nossos podcast! entregue os áudios às segundas feiras o dia todo e na sexta pela manhã!
Portal de Podcast!


"A criança tem direito à liberdade de expressão.
Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."


Robótica Educacional - E. M. Paraíba


Conheçam o trabalho que vem sendo desenvolvido pela implementadora Márcia da E. M. Paraíba.


3ª aula
"Começamos o conhecimento prático do que foi feito no Fritizing... os alunos começaram a fazer as ligações concretas e passaram o código... iniciamos também o conhecimento mais apurado do "delay" no código."








Visita técnica e pedagógica E. M São Francisco e outras




Estivemos em visita aos laboratórios da E. M. Damião Medeiros, Juracy Varanda, Balãozinho Vermelho, Paulo VI, São Francisco,onde configuramos todos os laboratórios e atualizamos o Sistema Operacional.
Da parte pedagógica orientamos aos implementadores das Escolas Damião Medeiros, Juracy Varanda, Balãozinho Vermelho,  São Francisco sobre as orientações e funcionamento do laboratório:

Limpeza;
Organização;
Projetos jornal e áudio;
Planejamento diversificado;
Conteúdos de Informática.
Orientações sobre o uso dos Multiterminais.
Gravação no audacity (São Francisco).

Implementadora Mariana E. M. São Francisco 20/05/2014

E. M. São Francisco 20/05/2014

Teclado Musical


Lembram do trabalho do piano musical do Projeto Robótica Educacional da E.M. Paulo VI?
Resolvemos montar uma plaquinha para facilitar nossas capacitações. Vejam o resultado!


Projeto Robótica Sábado na Escola 2014


Estamos disponibilizando as aulas de Robótica Educacional Livre.
Acompanhem as aulas do Sábado na Escola para que vocês possam estudar e/ou implementar o trabalho!







Saiu a 1ª edição do jornal da E. M. Amazonas - Elizângela





A profª Elizangela desenvolve todos os anos o projeto "Jornal" com a turma 503 (5º ano de escolaridade).
O jornal é produzido bimestralmente pelos alunos da turma nas aulas de Informática e tem a colaboração da profª na formatação e impressão.
Nesta edição, a profª distribuiu o jornal impresso para os alunos da turma e confeccionou um jornal mural para que a escola toda tivesse acesso às notícias.
O jornal ajuda os alunos na leitura e escrita, e ainda trabalha senso crítico para analisar as notícias e socialização, já que é feito em equipe.

Curso HTML Progressivo - Como Criar Sites



É um site totalmente voltado para o ensino da criação de sites através do HTML e CSS, onde não é necessário se cadastrar ou baixar nada, apenas acessar e iniciar seus estudos.

Se você for iniciante no assunto, baste seguir o roteiro indicado no Índice, que indica os tutoriais numa sequência lógica, como se fosse um livro ou curso presencial. Caso já saiba HTML, CSS ou HTML5, você pode ir diretamente nas seções específicas do site e estudar, pois o material é dividido em assuntos específicos.

O curso inicia ensinando o antigo HTML 4.01, sem se preocupar (inicialmente) com o que caiu ou não em desuso, e ensina como criar um site em HTML "na mão", no código, usando ferramentas como Tabelas e Frames.

Em seguida o estudante é apresentado ao indispensável CSS, onde é mostrado como formatar um site e estilizá-lo, mostrando o que é usado pelos webmasters na criação de layouts profissionais e agradáveis, além de informar aos usuários as tags que caíram em desuso e o que é recomendável usar atualmente.


Há também tutoriais sobre o novo HTML5, ferramenta poderosa e flexível, que nos permite criar sites de uma maneira bem mais simples e de maneira que só era conseguida, antes, através de programação web.

O curso se completa com aulas sobre SEO (otimização de sites para motores de busca, como o Google) e monetização de sites.

Há também a indicação das melhores vídeo-aulas disponibilizadas no Youtube, review de livros sobre o assunto, dicas de apostilas gratuitas, códigos comentados, exercícios e indicação de como obter certificados online para os que desejarem trabalhar profissionalmente na criação de sites.

O HTML Progressivo faz parte do projeto Programação Progressiva, que visa ensinar diversas linguagens de programação e computação de um modo geral, como o Curso Java Progressivo e o Curso C Progressivo.

Fonte e Créditos: aqui

Atenção implementadores! contamos com a participação de todos!


O compromisso e dedicação dos implementadores garantem o sucesso coletivo do trabalho! 
Recebemos os planejamentos, conferimos e estamos realizando visitas técnicas e pedagógicas. Os projetos jornal e áudio deverão acontecer permanentemente na escola! 
Ao analisarmos os planejamentos orientamos que:

  • Criem um arquivo por escola/implementador com todas as turmas e não um arquivo para cada ano de escolaridade;
  • Nomeie a pasta e todos os arquivos no formato padrão . Ex.: 2014_2bim_planejamento_escola_implementador.ods;
  • Os arquivos deverão ser feitos em formato aberto. Ex.:odt,odp,ods ou pdf.
  • O planejamento dos Anos escolares devem priorizar o desenvolvimento dos diversos conteúdos de informática;
  • Cada Ano de escolaridade deverá apresentar conteúdos diferentes e seu aprofundamento. Ex: Projeto Copa do Mundo atividades diversas e não a escola toda fazendo as mesmas atividades/conteúdos;
  • Verificar se os objetivos propostos no bimestre são aplicados no cronograma. Ex.: Objetivo:Trabalhar com vários recursos do Impress, porém no cronograma de 10 aulas apresenta apenas uma ou duas aulas com a utilização do Impress;
  • O planejamento é ferramenta de organização do trabalho do implementador, porém dentro das orientações do Projeto.



Está se aproximando o dia da entrega da Planilha de frequência e do Planejamento do 2º Bimestre, frequência e produção (áudio, jornal...) do 1º bimestre, conforme nossa reunião,  Segunda 2ª feira do mês de maio - 12/05/2014.
O implementador deverá entregar a Planilha de Frequência e Relatório dia a dia em formato ODF (PENDRIVE), sempre na 2ª segunda feira de cada mês no laboratório de informática da SME.

Horário 7h 30 às 11h00 e 13h30 às 17h com Coordenador Theodoro.

Obs.: Esta orientação são para os implementadores que não optaram pelo portal.

A pedido de alguns implementadores e SE, estamos
 disponibilizando os modelos das planilhas de 
frequência e do planejamento.



  • Faça o download da Planilha de Frequência;
  • Salve o arquivo no formato padrão: 2014_2bim_frequencia_escola_implementador.ods
  • Faça o download da Planejamento;
  • Salve o arquivo no formato padrão:  2014_2bim_planejamento_escola_implementador.ods

Fotos do Flisol e Apresentação - Resende 26 de abril

Apresentação sobre Automação Residencial realizada no FLISOL 2014 em Resende, acesse aqui ou clique na figura abaixo, para abrir os Slides da palestra.




O conteúdo deste blog/site pode e deve ser divulgado, conforme lei a 9.610/98 meus direitos estão assegurados, portanto eu permito a copia e reprodução gratuita, seja total ou parcial, não acarretando qualquer onûs financeiro aos interessados, porém, vedo o uso para fins lucrativos, toda reprodução para o público deve citar a fonte extraída, no caso o Técnico Linux - Espaço dos Implementadores de Informática e seja citada junto com um link para a postagem original, onde a referência deve estar numa fonte de tamanho igual ou maior a do texto, obviamente que os links citados não estão sujeitos ao mesmo termo. O conteúdo textual original desta página está disponível sob a licença GNU FDL 1.2.

Todas as marcas citadas pertencem aos seus respectivos proprietários. Os direitos autorais de todas as ilustrações pertencem aos respectivos autores, e elas são reproduzidas na intenção de atender ao disposto no art. 46 da Lei 9.610 - se ainda assim alguma delas infringe direito seu, entre em contato para que possamos removê-la imediatamente ou ainda lhe dar os devidos créditos.

Copyright © 2016 Espaço dos Implementadores de Informática