
Uma boa oportunidade de participar e apresentar trabalhos desenvolvidos em nossas escolas!

No dia 20 de julho de 2013, será realizado o V FSLDC – Fórum de Software Livre de Duque de Caxias, no hotel Mont Blanc, na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O evento apresentará a temática Tecnologia e Cultura Livre e contará com a presença de diversos palestrantes importantes no cenário nacional, considerados especialistas em suas áreas de atuação. Entre os assuntos em destaque no V FSLDC, estarão desenvolvimento de software, administração de sistemas, cloud computing, computação gráfica livre, negócios e cases de sucesso, mobile, educação, software livre no desktop, entre outros.
Em cinco edições, mais de duas mil pessoas já participaram, entre participantes, palestrantes e voluntários. Anualmente, Duque de Caxias, que está entre as cidades mais ricas do país, abre as portas para o Software Livre e torna-se ponto de encontro das comunidades para troca de ideias, discussão de projetos e debates em torno desse tema. Venha você também participar desse espetáculo do desenvolvimento colaborativo, seja como participante, palestrante ou voluntário.
Interessados em submeter propostas, acessem o site http://2013.fsldc.org
Ficha técnica
IV Fórum de Software Livre de Duque de Caxias
Data: 20 de Julho de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Mont Blanc – Duque de Caxias – Rio de Janeiro
Site: http://2013.fsldc.org
Fonte e Créditos: aqui
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Veja no vídeo abaixo o efeito que os alunos deveriam conseguir com o código.
Os 2 vídeos abaixo, são para recordação dos que já conheciam o seriado e para aqueles que nunca ouviram falar dessa tal Super Máquina, terem uma ideia do que ela era.
Um exemplo do esquema de ligação dos oito (8) LEDs ao Arduino
Código de programação para oito (8) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
Nossa aula de hoje foi bem produtiva:
1 - Fizemos a montagem de um simulador de "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Um exemplo do esquema de ligação do Semáforo no Arduino
Código de programação para o Semáforo na IDE do Arduino
Código fonte em formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa Semaforo Simples
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int verdecarro = 13;
int amarelocarro = 11;
int vermelhocarro = 9;
int amarelocarro = 11;
int vermelhocarro = 9;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(verdecarro, OUTPUT);
pinMode(amarelocarro, OUTPUT);
pinMode(vermelhocarro, OUTPUT);
pinMode(amarelocarro, OUTPUT);
pinMode(vermelhocarro, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(verdecarro, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13 luz verde
delay(5000); // Aqui diz esperar 1 segundo (5000=5s)
digitalWrite(verdecarro, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(amarelocarro, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
delay(3000); // Aqui diz esperar 1 segundo (3000=3s)
digitalWrite(amarelocarro, LOW); // aqui eu apago o pino 11
digitalWrite(vermelhocarro, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9
delay(5000); // Aqui diz esperar 1 segundo (5000=5s)
digitalWrite(vermelhocarro, LOW); // aqui eu apago o pino 9
digitalWrite(verdecarro, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13 luz verde
delay(5000); // Aqui diz esperar 1 segundo (5000=5s)
digitalWrite(verdecarro, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(amarelocarro, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
delay(3000); // Aqui diz esperar 1 segundo (3000=3s)
digitalWrite(amarelocarro, LOW); // aqui eu apago o pino 11
digitalWrite(vermelhocarro, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9
delay(5000); // Aqui diz esperar 1 segundo (5000=5s)
digitalWrite(vermelhocarro, LOW); // aqui eu apago o pino 9
}
// Fim do programa
Obs.: Vale ressaltar que a ideia principal do "SEMÁFORO" era fazer os alunos perceberem que eles podiam controlar os 3 LEDs de forma individual, desta forma após esse primeiro exemplo, eles foram desafiados a mudar a programação para fazer com que os LEDs acendessem ou apagassem de outra forma, sumulando alguns tipos de sinas que são encontrados em nossas ruas.
2 - Partimos para o controle de 8 LEDs, onde além da montagem dos componentes na Protoboard (LEDs, Resistor e Fios) os alunos deveriam escrever um código que nos desse como resultado o efeito do "Scanner" do K.I.T.T., carro famoso do Seriado Super Máquina (Anos 80).
Veja no vídeo abaixo o efeito que os alunos deveriam conseguir com o código.
Os 2 vídeos abaixo, são para recordação dos que já conheciam o seriado e para aqueles que nunca ouviram falar dessa tal Super Máquina, terem uma ideia do que ela era.
Um exemplo do esquema de ligação dos oito (8) LEDs ao Arduino
Código de programação para oito (8) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa Super Maquina
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int pin1 = 13;
int pin2 = 12;
int pin3 = 11;
int pin4 = 10;
int pin5 = 9;
int pin6 = 8;
int pin7 = 7;
int pin8 = 6;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(pin1, OUTPUT);
pinMode(pin2, OUTPUT);
pinMode(pin3, OUTPUT);
pinMode(pin4, OUTPUT);
pinMode(pin5, OUTPUT);
pinMode(pin6, OUTPUT);
pinMode(pin7, OUTPUT);
pinMode(pin8, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(pin1, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin1, LOW);
digitalWrite(pin2, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin2, LOW);
digitalWrite(pin3, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin3, LOW);
digitalWrite(pin4, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin4, LOW);
digitalWrite(pin5, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin5, LOW);
digitalWrite(pin6, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin6, LOW);
digitalWrite(pin7, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin7, LOW);
digitalWrite(pin8, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin8, LOW);
digitalWrite(pin7, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin7, LOW);
digitalWrite(pin6, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin6, LOW);
digitalWrite(pin5, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin5, LOW);
digitalWrite(pin4, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin4, LOW);
digitalWrite(pin3, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin3, LOW);
digitalWrite(pin2, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin2, LOW);
digitalWrite(pin1, HIGH);
digitalWrite(pin1, LOW);
}
// Fim do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int pin1 = 13;
int pin2 = 12;
int pin3 = 11;
int pin4 = 10;
int pin5 = 9;
int pin6 = 8;
int pin7 = 7;
int pin8 = 6;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(pin1, OUTPUT);
pinMode(pin2, OUTPUT);
pinMode(pin3, OUTPUT);
pinMode(pin4, OUTPUT);
pinMode(pin5, OUTPUT);
pinMode(pin6, OUTPUT);
pinMode(pin7, OUTPUT);
pinMode(pin8, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(pin1, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin1, LOW);
digitalWrite(pin2, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin2, LOW);
digitalWrite(pin3, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin3, LOW);
digitalWrite(pin4, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin4, LOW);
digitalWrite(pin5, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin5, LOW);
digitalWrite(pin6, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin6, LOW);
digitalWrite(pin7, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin7, LOW);
digitalWrite(pin8, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin8, LOW);
digitalWrite(pin7, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin7, LOW);
digitalWrite(pin6, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin6, LOW);
digitalWrite(pin5, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin5, LOW);
digitalWrite(pin4, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin4, LOW);
digitalWrite(pin3, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin3, LOW);
digitalWrite(pin2, HIGH);
delay(134);
digitalWrite(pin2, LOW);
digitalWrite(pin1, HIGH);
digitalWrite(pin1, LOW);
}
// Fim do programa
Parabéns a todos os 5 grupos e seus respectivos orientadores, pois todos conseguirão escrever o código e executar a montagem no Arduino.
Ressaltamos ainda que por se tratar de um trabalho inicial, utilizamos uma codificação simples partindo do raciocínio linear dos alunos, em que era só acender um LED, esperar um tempo, apagar o LED que estava aceso e acender o próximo, repetindo isso até terminar o processo, depois seria somente voltar com o código de traz para frente.
Agora para os interessados e/ou mais experientes, podem usar o código abaixo, que vai produzir o mesmo efeito, porém ele usa "if" e "else".
boolean t = true;
int i = 13;
void setup()
{
pinMode(13, OUTPUT);
pinMode(12, OUTPUT);
pinMode(11, OUTPUT);
pinMode(10, OUTPUT);
pinMode(9, OUTPUT);
pinMode(8, OUTPUT);
pinMode(7, OUTPUT);
pinMode(6, OUTPUT);
}
void loop()
{
digitalWrite(i,HIGH);
delay(134);
digitalWrite(i,LOW);
if(t == true)
{
i = i - 1;
}
else
{
i = i + 1;
}
if(i < 6)
{
i = 7;
t = false;
}
if(i > 13)
{
i = 12;
t = true;
}
}
3 - Finalizando, fizemos a explicação e a montagem na Protoboard do projeto "Controlando o LED com Potenciômetro", que será abordado com maiores detalhes em nossa próxima aula, onde falaremos sobre o código e executaremos essa aplicação com os alunos.
Um exemplo do esquema de ligação do LED e Potenciômetro ao Arduino
Código de programação LED e o Potenciômetro na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa Controle de Led com Potenciometro
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
// e informando as possiveis variaveis que usarei
int led = 9;
int potenciometro = 2;
int tempo = 0;
void setup() {
// Aqui eu digo que o pino escolhido e de saida
pinMode(led, OUTPUT);
}
void loop() {
// Leitura do valor do potenciômetro que é usada como delay
tempo = analogRead(potenciometro);
digitalWrite(led, HIGH); // aqui eu acendo o pino
delay(tempo); // temporizo a piscada com potenciometro
digitalWrite(led, LOW); // aqui eu apago o pino
delay(tempo);
}
O desafio da semana foi para que os alunos juntassem carrinhos e outros brinquedos a pilha quebrados ou danificados e que os mesmos deveriam ser trazidos para a nossa aula, onde iriamos juntar essas doações ao nosso cantinho das peças recicláveis, pois poderiamos aproveitar Motores, Leds, fios e demais coisas destes brinquedos, que até então estavam sem utilidade.
Veja as fotos que tiramos em nossa 4ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 4ª aula presencial
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Um exemplo do esquema de ligação de cinco (5) LEDs ao Arduino
Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
Nossa aula de hoje foi uma revisão e conclusão do desafio lançado na aula anterior:
Partindo do código para acender 1 LED, os alunos teriam que construir, em primeiro momento, somente a digitação do código para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds.
Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.
Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.
Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
int luz11 = 11;
int luz9 = 9;
int luz7 = 7;
int luz5 = 5;
int luz11 = 11;
int luz9 = 9;
int luz7 = 7;
int luz5 = 5;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);
pinMode(luz9, OUTPUT);
pinMode(luz7, OUTPUT);
pinMode(luz5, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);
pinMode(luz9, OUTPUT);
pinMode(luz7, OUTPUT);
pinMode(luz5, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
digitalWrite(luz9, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9
digitalWrite(luz7, HIGH); // aqui eu acendo o pino 7
digitalWrite(luz5, HIGH); // aqui eu acendo o pino 5
digitalWrite(luz11, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
digitalWrite(luz9, HIGH); // aqui eu acendo o pino 9
digitalWrite(luz7, HIGH); // aqui eu acendo o pino 7
digitalWrite(luz5, HIGH); // aqui eu acendo o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(luz11, LOW); // aqui eu apago o pino 11
digitalWrite(luz9, LOW); // aqui eu apago o pino 9
digitalWrite(luz7, LOW); // aqui eu apago o pino 7
digitalWrite(luz5, LOW); // aqui eu apago o pino 5
digitalWrite(luz11, LOW); // aqui eu apago o pino 11
digitalWrite(luz9, LOW); // aqui eu apago o pino 9
digitalWrite(luz7, LOW); // aqui eu apago o pino 7
digitalWrite(luz5, LOW); // aqui eu apago o pino 5
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação que possa simular um "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.
Dica: Comecem pelo LED verde (SIGA), depois passe pelo LED amarelo (ATENÇÃO) e finalize com o LED vermelho (PARE), agora continuem, tendo em vista que um Semáforo deve funcionar 24 por dia.
No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES).
Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula.
No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES).
Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula.
Veja as fotos que tiramos em nossa 3ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 3 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial que foi ministrada pelas professoras Marília, Márcia e Elaine, uma vez que a Coordenação se encontrava participando do FLISOL 2013 no Rio de Janeiro.
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Um exemplo do esquema de ligação de um (1) LED ao Arduino
Código de programação para um (1) LED na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
Um exemplo do esquema de ligação de dois (2) LEDs ao Arduino
Código de programação para dois (2) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
Na aula de hoje ensinamos:
- O que é e como usar uma Protoboard;
- Como funcionam as ligações na vertical e na horizontal e suas conexões;
- Ensinamos com fazer a ligação de um led na Protoboard;
- O que faz um resistor (linha geral apenas);
- Como ligar o Arduino (placa) na Protoboard;
- Como ligar ou conectar o Arduino (placa) no computador;
- Como verificar se ele foi reconhecido e configurar se for o caso;
- Criamos um programa para acender um led, partindo do exemplo "Blink";
- Ensinamos que se mudar o tempo do delay, pode-se aumentar ou reduzir a velocidade das piscadas nos leds;
- Ensinamos o que é e para que servem os comentários (//);
- Testamos a programação e transferimos a mesma para o Arduino;
- Ensinamos a Ligação de dois leds na protoboard;
- Criamos um programa para acender os 2 leds, partindo do primeiro.
Um exemplo do esquema de ligação de um (1) LED ao Arduino
Código de programação para um (1) LED na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Um exemplo do esquema de ligação de dois (2) LEDs ao Arduino
Código de programação para dois (2) LEDs na IDE do Arduino
Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino
// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles
int luz13 = 13;
int luz11 = 11;
void setup() {
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(luz13, HIGH); // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11, HIGH); // aqui eu acendo o pino 11
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
digitalWrite(luz13, LOW); // aqui eu apago o pino 13
digitalWrite(luz11, LOW); // aqui eu apago o pino 11
delay(1000); // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)
}
// Fim do programa
Os alunos terão uma semana para criar uma programação para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds, partindo da programação anterior, onde já deixamos pronta nessa aula, para dois leds.
Claro que após conseguir acender os 5 leds e apagar, eles poderão criar outras coisas com essa mesma programação, como por exemplo um sinal de transito, onde temos as luzes vermelha, amarela e verde que se acendem e se apagam em um determinado tempo, mas ai vamos deixar no ar para as próximas aulas.....
No sábado dia 27/04/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino dos 5 LEDs.
No sábado dia 27/04/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino dos 5 LEDs.
Veja as fotos que tiramos em nossa 2ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras
Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que passamos em nossa 2ª aula presencial que aconteceu hoje.

Nesta vídeo aula, usamos o GCompris como ferramenta de trabalho e simulação para ensinar os alunos que estão participando do Projeto Piloto de Robótica Educacional na Escola Municipal Paulo VI, como acender uma lâmpada, depois adicionamos um interruptor, em seguida mostramos uma ligação em série, uma paralela e por fim apresentamos um exemplo de ligação com 1 lâmpada e 2 interruptores (Clique para saber mais Tree-Way ou Paralelo).
Abaixo deixamos dois vídeos que mostram como fazer esse tipo de ligação usando materiais reais, ou seja, lâmpada, fios e interruptores reais e de quebra ainda usa um disjuntor para proteção.
Atenção: Os vídeos foram incorporados através do youtube e youtube, sendo assim os mesmo não foram produzidos por nós e todos os créditos devem ser dados aos autores dos mesmos, eles foram colocados aqui porque entendemos que a explicação dada pelos autores ficaram excelentes e de fácil entendimento pelos alunos.
Atenção: Os vídeos foram incorporados através do youtube e youtube, sendo assim os mesmo não foram produzidos por nós e todos os créditos devem ser dados aos autores dos mesmos, eles foram colocados aqui porque entendemos que a explicação dada pelos autores ficaram excelentes e de fácil entendimento pelos alunos.
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola
A Robótica Educacional
corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente
de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e
cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência
interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e
pessoas na resolução de problemas.
A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em
substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware
e Softwares Livres como base para a programação.
Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas
sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo
com a realidade de cada escola.
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às
11:30;
Resumo da 1ª aula de Robótica Educacional na E.M Paulo VI - 2013
Assinar:
Postagens (Atom)