Projeto Piloto - Robótica Educacional com Software Livre - Aula 3


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;



Nossa aula de hoje foi uma revisão e conclusão do desafio lançado na aula anterior:


Partindo do código para acender 1 LED, os alunos teriam que construir, em primeiro momento, somente a digitação do código para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds.
Após o desenvolvimento do código, fazer a montagem do esquema na Protoboard e em seguida com a IDE do Arduino, transferir a programação para a Placa Arduino e corrigir os possíveis erros encontrados.

Um exemplo do esquema de ligação de cinco (5) LEDs ao Arduino

Código de programação para cinco (5) LEDs na IDE do Arduino

Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles

int luz13 = 13;
int luz11 = 11;
int luz9 = 9;
int luz7 = 7;
int luz5 = 5;

void setup() {                
  
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos são de saída
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);
pinMode(luz9, OUTPUT);
pinMode(luz7, OUTPUT);
pinMode(luz5, OUTPUT);

}

void loop() {

digitalWrite(luz13, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 11
digitalWrite(luz9, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 9
digitalWrite(luz7, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 7
digitalWrite(luz5, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 5

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

digitalWrite(luz13, LOW);    // aqui eu apago o pino 13 
digitalWrite(luz11, LOW);    // aqui eu apago o pino 11 
digitalWrite(luz9, LOW);    // aqui eu apago o pino 9 
digitalWrite(luz7, LOW);    // aqui eu apago o pino 7 
digitalWrite(luz5, LOW);    // aqui eu apago o pino 5 

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

}
// Fim do programa




Os alunos terão uma semana para criar uma programação que possa simular um "Sinal de Trânsito ou Semáforo", onde a ideia é que possamos ter 3 LEDs (Vermelho - Amarelo - Verde) e os mesmos deverão acender e apagar, simulando o funcionamento do Semáforo.

Dica: Comecem pelo LED verde (SIGA), depois passe pelo LED amarelo (ATENÇÃO) e finalize com o LED vermelho (PARE), agora continuem, tendo em vista que um Semáforo deve funcionar 24 por dia.

No sábado dia 04/05/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino de nosso 1º Semáforo e ainda a programação e integração com o 2º Semáforo (PEDESTRES).

Parabéns as Professoras Marília, Márcia e Elaine, que foram as responsáveis pela ministração desta aula. 

Veja as fotos que tiramos em nossa 3ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 3 professoras

Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que foi ministrado em nossa 3ª aula presencial que foi ministrada pelas professoras Marília, Márcia e Elaine, uma vez que a Coordenação se encontrava participando do FLISOL 2013 no Rio de Janeiro.

Sábado na Escola - Projeto - Robótica Educacional Com Software Livre - Aula 2


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;




Na aula de hoje ensinamos:

  • O que é e como usar uma Protoboard;
  • Como funcionam as ligações na vertical e na horizontal e suas conexões;
  • Ensinamos com fazer a ligação de um led na Protoboard;
  • O que faz um resistor (linha geral apenas);
  • Como ligar o Arduino (placa) na Protoboard;
  • Como ligar ou conectar o Arduino (placa) no computador;
  • Como verificar se ele foi reconhecido e configurar se for o caso;
  • Criamos um programa para acender um led, partindo do exemplo "Blink";
  • Ensinamos que se mudar o tempo do delay, pode-se aumentar ou reduzir a velocidade das piscadas nos leds;
  • Ensinamos o que é e para que servem os comentários (//);
  • Testamos a programação e transferimos a mesma para o Arduino;
  • Ensinamos a Ligação de dois leds na protoboard;
  • Criamos um programa para acender os 2 leds, partindo do primeiro.

Um exemplo do esquema de ligação de um (1) LED ao Arduino

Código de programação para um (1) LED na IDE do Arduino

Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles

int luz13 = 13;

void setup() {                
  
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);

}

void loop() {

digitalWrite(luz13, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 13

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

digitalWrite(luz13, LOW);    // aqui eu apago o pino 13 

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

}
// Fim do programa


Um exemplo do esquema de ligação de dois (2) LEDs ao Arduino

Código de programação para dois (2) LEDs na IDE do Arduino


Código fonte e m formato de texto para copiar e colar na IDE do Arduino


// Inicio do programa
// Aqui estou dizendo para o computador os pinos
// que vou usar e dando um nome a cada um deles

int luz13 = 13;
int luz11 = 11;

void setup() {                
  
// Aqui eu digo que os pinos escolhidos sao de saida
pinMode(luz13, OUTPUT);
pinMode(luz11, OUTPUT);

}

void loop() {

digitalWrite(luz13, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 13
digitalWrite(luz11, HIGH);   // aqui eu acendo o pino 11

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

digitalWrite(luz13, LOW);    // aqui eu apago o pino 13 
digitalWrite(luz11, LOW);    // aqui eu apago o pino 11

delay(1000);                 // Aqui diz esperar 1 segundo (1000=1s)

}
// Fim do programa






Os alunos terão uma semana para criar uma programação para acender 5 leds ao mesmo tempo e depois apagar os mesmos 5 leds, partindo da programação anterior, onde já deixamos pronta nessa aula, para dois leds.

Claro que após conseguir acender os 5 leds e apagar, eles poderão criar outras coisas com essa mesma programação, como por exemplo um sinal de transito, onde temos as luzes vermelha, amarela e verde que se acendem e se apagam em um determinado tempo, mas ai vamos deixar no ar para as próximas aulas.....

No sábado dia 27/04/2013 colocaremos a resposta do desafio, juntamente com esquema de montagem na Protoboard e a programação para o Arduino dos 5 LEDs. 

Veja as fotos que tiramos em nossa 2ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

Assista abaixo, a vídeo que montamos para apoio e revisão do conteúdo que passamos em nossa 2ª aula presencial que aconteceu hoje.

Introdução à Robótica Educacional - Montando circuito elétrico básico com GCompris


Nesta vídeo aula, usamos o GCompris como ferramenta de trabalho e simulação para ensinar os alunos que estão participando do Projeto Piloto de Robótica Educacional na Escola Municipal Paulo VI, como acender uma lâmpada, depois adicionamos um interruptor, em seguida mostramos uma ligação em série, uma paralela e por fim apresentamos um exemplo de ligação com 1 lâmpada e 2 interruptores (Clique para saber mais Tree-Way ou Paralelo).


Abaixo deixamos dois vídeos que mostram como fazer esse tipo de ligação usando materiais reais, ou seja, lâmpada, fios e interruptores reais e de quebra ainda usa um disjuntor para proteção.





Atenção: Os vídeos foram incorporados através do youtube e youtube, sendo assim os mesmo não foram produzidos por nós e todos os créditos devem ser dados aos autores dos mesmos, eles foram colocados aqui porque entendemos que a explicação dada pelos autores ficaram excelentes e de fácil entendimento pelos alunos.  

Resumo da 1ª aula de Róbotica Educacional


Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;

Resumo da 1ª aula de Robótica Educacional na E.M Paulo VI - 2013

Sábado na Escola - Projeto - Robótica Educacional Com Software Livre - Aula 1


Sábado na Escola - Projeto Piloto
Introdução à Robótica Educacional com Software e Hardware Livres no Sábado na Escola

A Robótica Educacional corresponde a uma aplicação da tecnologia na educação em que o ambiente de aprendizagem valoriza o planejamento, pesquisa, interesse, motivação e cooperação entre os alunos, através de uma rica experiência interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas de conhecimento e pessoas na resolução de problemas. A Robótica Educacional Livre, parte para soluções livres em substituição aos produtos comerciais, o que propomos e o uso de Hardware e Softwares Livres como base para a programação. Utilizaremos motores, componentes eletrônicos de baixo custo e algumas sucatas de equipamentos, para construção de KITS de robótica de acordo com a realidade de cada escola.

Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Local: Escola Municipal Paulo VI;
Horário: 08:00 às 11:30;


Veja as fotos que tiramos em nossa 1ª aula do Projeto, onde contamos com a participação de 18 alunos(as) e 5 professoras

Assista abaixo neste pequeno vídeo um pouco da ação e mobilização que aconteceu em nossa aula, quando nossos alunos e professores foram desafiados para execução de algumas tarefas.

Fórum Econômico Mundial divulga que o Brasil subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição no raking.


Vivemos um momento em que o Brasil cresce economicamente, mas precisa alcançar o desenvolvimento em educação. Desafio também do grupo chamado Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).Com a reportagem: "Qualidade do ensino freia adaptação do Brasil ao mundo digital - Fraco desempenho em Ciências e Matemática é barreira para País, diz Fórum Econômico Mundial", o Estadão analisa a situação da educação no Brasil e mostra como há a contradição entre a potência econômica mundial  com os resultados alcançados na educação. Entre os 144 países avaliados, o Brasil aparece no 116.º lugar.
RANKING -Segundo a capacidade de adaptação ao mundo digital
1. Finlândia
2. Cingapura
3. Suécia
4. Holanda
5. Noruega
6. Suíça
7. Reino Unido
8. Dinamarca
9. EUA
10. Taiwan
60. Brasil

Como anda a educação no Brasil?

Você poderá ter informações rápidas sobre Como anda a Educação no Brasil? Conheça a plataforma QEdu.

O que é o QEdu?

É um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Queremos que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a educação no país

Explore o aprendizado de maneira única e interativa

Cada escola, município e estado do Brasil ganhou páginas com diversas informações e recursos inovadores, que permitem conhecer a fundo a educação brasileira

Saiu a versão 5.0 do Linux Educacional. Conheça!!!

O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal que busca o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Com a utilização do software livre, o LE potencializa o uso das tecnologias educacionais, garantindo melhoria de ensino, inserção tecnológica e, consequentemente, social. Conheça o site do projeto!

A versão 5.0 foi desenvolvida pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio de técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Possui novos aplicativos e novos recursos de interface e de interação totalmente desenvolvidos com base na experiência dos usuários.

Produzindo Animações com Softwares Livres

Vejam o primeiro episódio do projeto Minimarte do nosso amigo Ricardo Graça.
Aproveitem para ler seu livro e implementar o trabalho de animação em sua escola!

Conheça o projeto Minimarte!

Conheça o trabalho http://ricolandia.com





“Produzindo Animações com Softwares Livres”  é o primeiro livro que trata de produção de animações com softwares livres. Escrito por Ricardo Graça; tem por objetivo apresentar as soluções em softwares livres para a criação de uma animação.
O livro aborda conceitos técnicos como, composição de imagem, iluminação de cenas  e operação dos seguintes softwares livres: Libre Office, Celtx, Inkscape, Gimp, Synfig, Tupi, Audacity, Kdenlive, Blender.
O livro apresenta cada software e mostra como utilizá-lo no processo de produção de uma animação, abordando as técnicas de animação 2D e 3D. Tem 112 páginas e foi registrado sob o ISBN 978-85-66084-00-9

Este livro é o primeiro de uma série de livros voltados para o mundo da animação.

English Version is coming soon!

Os livros são disponibilizados no esquema “Pague o quanto puder”; porém, para a versão impressa,  o valor mínimo para o livro impresso é de R$ 12,00 para custear a gráfica. Acrescente a este valor (R$ 12,00) o valor do envio pelos correios, que pode ser calculado pelo link encontrado abaixo do formulário.

Dados para os correios
Peso: 150g
Dimensões: 14x21cm



Fonte e Créditos: aqui

Está chegando LE 5.0


Aguardem o lançamento do Linux Educacional 5.0

O uso de Software livre na Educação abriu possibilidades para que professores, alunos e toda comunidade em geral tenham acesso na escola de softwares que possuem código fonte aberto, podendo ser alterado, modificado, estudado e redistribuído.
É um exemplo de utilização da Universidade Pública - UFPR / C3SL a serviço do país! 
Parabéns a todos  que participam direta ou indiretamente da construção de uma nova história!
Parabéns em especial a Regiane Carvalho FNDE que sempre, incansavelmente, tem a filosofia do software livre como um principio de vida!!!

Novo endereço do Sistema de Atendimento da SME


Devido a problemas com a conexão do nosso servidor interno, no qual dependemos da empresa OI (BLE) para fazer os devidos reparos e/ou manutenção.

A EPD nos forneceu um endereço de acesso novo para acesso ao "Sistema de Atendimento da SME" (Abertura de Chamados), que antes era acessado pelo endereço:

http://200.149.211.210:8080 (desativado)

A partir de hoje (03/04/2013) será acessado pelo seguinte endereço:

Atenção: Os usuários e senhas que cada responsável continuam funcionando normalmente, o que mudou no sistema foi somente o endereço de acesso.

A importância do estudo de linguagem de programação na escola

A escola terá um papel importante na inclusão dos alunos no mundo digital, se optar pelo trabalho com linguagem de programação como base.
Assim nossos alunos deixarão de ser apenas usuários comuns para torná-los autores, trabalhando dentro da resolução de problemas.
Nossa proposta prevê estes conteúdos a serem desenvolvidos com nossos alunos.
Algumas escolas  tem realizado atividades com HTML SCRATCH e Robótica Educacional Livre, mas é preciso solidificar e ampliar este trabalho.
Clique nos links  HTML SCRATCH e Robotica Educacional Livre para acessar os nossos curso!

Para dar uma ajuda para começar a trilhar por este trabalho:Cursos simples online. Confirma algumas possibilidades gratuitas:
 

Codecademy — www.codecademy.com

O site, que apresenta algumas áreas em português, oferece uma série de cursos online baseadas em exercícios apresentados em sequência. O aluno vai completando tarefa e acumulando recompensas como distintivos virtuais.

Code — www.code.org

A página da campanha, em inglês, oferece uma série de recursos específicos para estudantes e para professores e links para outras páginas de apoio. Apresenta material de apoio para educadores interessados em integrar a linguagem de programação a suas aulas.

Fundação Pensamento Digital — www.pensamentodigital.org.br

A ONG gaúcha tem uma página onde oferece informações sobre inclusão digital e uma seção de "oficinas" com várias informações sobre softwares que favorecem o ensino de programação.

Concurso SAFERNET inscrições até 30/04




O CONCURSO do Dia Mundial da Internet Segura 2013 organizado pela SaferNet Brasil com apoio da GVT tem como propósito incentivar a participação de adolescentes e jovens nas campanhas de promoção do uso responsável e seguro da Internet, debatendo a questão da Cidadania na internet brasileira para que possamos, todos juntos, aumentar ainda mais as oportunidades trazidas pelas novas Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC, em especial pela internet.

Seleção de Tutores à Distância

Notícia do IFRJ - Campus Nilo Peçanha
De 18 de março a 5 de abril estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Tutor a Distância para as disciplinas dos Cursos Técnicos em Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde e Lazer na modalidade à distância, dentro do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e do Ministério da Educação (MEC). A distribuição das vagas está detalhada no Edital Nº 08/2013.

Os candidatos poderão se inscrever no Processo de seleção...

FLISOL 2013 NO RIO DE JANEIRO


Este ano a edição carioca do FLISOL acontecerá no CEFET/RJ - Campus Maracanã no dia 27/04 das 09:00h às 18:00h. Traga seu computador para instalação gratuita de Linux e vários outros Software Livres. Aproveite para também assistir as palestra e light talks que acontecerão durante todo o dia. 

Para quem não conhece o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América-latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano. 

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento. 

FLISOL/RJ

Data: 27/04/2013
Horario: 09:00h às 18:00h
Local: CEFET/RJ - Campus Maracanã, Av. Maracanã, 229 Maracanã - Google Maps (Av. Maracanã, 229 Maracanã)

ENTRADA FRANCA

LibreLogo: programação gráfica com o LibreOffice

Com o lançamento da versão 4.0 do LibreOffice, um novo recurso foi incorporado ao conjunto de ferramentas do Writer: é o LibreLogo, um ambiente de programação que segue o estilo da linguagem Logo. No Logo, uma tartaruga é ensinada a fazer desenhos na tela do computador, como se estivesse caminhando pela tela com um lápis na sua “barriga”. Conforme ela se movimenta, o lápis “risca” a tela e monta desenhos.

Criado por Németh László e ainda oferecido como uma extensão do LibreOffice (nas versões 3.x), o LibreLogo permite comandar a tartaruga pela página de documento do Writer. A partir de comandos muito simples, a tartaruga pode fazer desenhos como se estivesse “riscando” a folha de papel mas, no Writer, os desenhos se transformam em gráficos vetoriais! Tudo ocorre como se estivéssemos utilizando as ferramentas de desenho para criar linhas, círculos, retângulos e outras formas.

Para utilizar a nova ferramenta, abra uma nova barra de ferramentas disponível no Writer (Exibir – Barras de ferramentas – Logo). Clique nas setas para mover e girar a tartaruga e experimente os outros botões!

O grande poder do LibreLogo está justamente na capacidade do usuário comandar a tartaruga de forma livre pela tela, e com recursos de programação, é possível criar desenhos muito mais sofisticados, que seriam muito difíceis de se fazer manualmente. Os comandos podem ser digitados como parágrafos do Writer, e depois executados pelo botão Iniciar.

Veja o exemplo a seguir. Copie e cole o texto abaixo exatamente como está, e clique no botão Iniciar da barra Logo:

aprender fazerUmQuad
mudarcordolápis qualquer
repita 4 [ parafrente 100 paradireita 90 ]
paraesquerda 15
fim
tartaruga 
paracentro
repita 24 [ fazerUmQuad mudarcordapintura qualquer pintar ]


Legal, não? O LibreLogo pode ser útil para ensinar programação e também criar desenhos em editoração eletrônica. Professores podem utilizar a ferramenta para trabalhar com conceitos de programação, e profissionais de editoração podem usar o LibreLogo para criar belas capas, bordas, cabeçalhos e muito mais!


Na tradução do LibreLogo para o português do Brasil, a linguagem dos comandos também foi traduzida, facilitando o uso por crianças e por aqueles que não dominam o inglês. Para os que já utilizaram outros softwares de programação em Logo, houve um esforço de padronização da tradução e compatibilização dos comandos. É possível ainda programar com os comandos originais em inglês, e depois traduzir tudo com o botão da varinha mágica!

As diferenças entre o Logo original e o LibreLogo estão mencionadas na tela de ajuda do LibreLogo, pressionando-se F1 na barra de ferramentas Logo. A Ajuda também mostra toda a lista de comandos possíveis na versão atual e inclui alguns exemplos para se brincar.

Agora é só brincar e trabalhar. Ou, quem sabe, juntar as duas coisas?

Essa postagem foi feita por Gilvan Vilarim neste endereço e todos os créditos devem ser dados ao mesmo.


Recadastramento dos profissionais da SME

A SME está fazendo o recadastramento dos seus funcionários de acordo com a letra inicial do nome.

Local: auditório da SME
Horário de atendimento: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30.

Comparecer com "Ficha de Cadastro", que cada funcionário recebeu em sua escola de origem, você preenchida e munido dos documentos originaisconforme cronograma abaixo, que foi enviado a todas as escolas: 


Letras  A - B   dias: 06, 07, 11 ou 12 de março;

Letras C - D   dias: 13, 14 ou 18 de março;
Letras E - F - G   dias: 19, 20 ou 21 de março;
Letras H - I - J - K   dias: 25, 26 ou 27 de março;
Letras L - M   dias: 28 de março, 01, 02, 03 ou 04 de abril;
Letras N - O - P - Q - R   dias: 05, 08  ou 09 de abril;
Letras S - T - U - V - X - W - Z   dias: 05, 08  ou 09 de abril;


Plantão aos sábados de 8h às 11h30 todas as letras.
Dias: 09, 16 ou 23 de março.


Atendimento aos profissionais que perderam a data correta.
Dias: 15, 16 ou 17 de abril.


Rádio novela no 2º Período....

Rádio Novela


Rádio Novela produzida pela Implementadora de Informática, Ana Paula do C.M.E.I. Monteiro Lobato com a turma do 2º Período da Professora Viviane e da Auxiliar Cida Pires que atuam no 1º turno.


Essa atividade foi apresentada na Exposição Pedagógica da escola.



Lousa Interativa usando Software Livre

Nossa Lousa Interativa!


O kit da lousa foi entregue na nossa IV Maratona de Software Livre de Volta Redonda. 
Você já apresentou a lousa interativa para os professores de sua escola? Então...
Faça o registro deste trabalho e socialize com os demais implementadores!
Já usou com aluno? Mostre seu trabalho!

Para saber mais: tutorial , vídeo1 e vídeo2.

Atenção implementadores ao Planejamento 2013

Publicação dos planejamentos do 1º bimestre 2013 e projetos  a serem desenvolvidos na escola. Vale lembrar que os Projetos de Podcast na Escola e Jornal na Escolar são obrigatórios.
Data limite do planejamento 28/02/2013

Chamada de trabalhos para FLISOLRJ



Já esta aberta a chamada de palestras para o FLISOLRJ o formulário de proposta se encontra neste link - https://docs.google.com/forms/d/1yj508G80t2BO5kzKE-K90_eFQBwJevq7j7FnsUV2tos/viewform

O FLISOL (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de difusão de software livre da América Latina. Acontecendo anualmente, ele é realizado simultaneamente em diversas cidades por toda a América Latina, organizado por grupos locais de expressão na área de Software Livre. Este ano, acontecerá no CEFET Maracanã, no horário de 10:00 às 18:30, caso não saiba como chegar no local, poderá dar uma olhada neste mapa.

O objetivo do FLISOL é promover o Software Livre e a filosofia por trás de seu uso e desenvolvimento: oferecendo gratuitamente neste dia a instalação de softwares livres (e orientação) nos computadores do público interessado. Desta maneira, o único esforço necessário será levar a sua máquina ao evento. Porém, mesmo aqueles que por qualquer motivo não estiverem com computadores pessoais, poderão conhecer softwares de destaque como o Linux, LibreOffice, Firefox, aplicações na área de computação gráfica e se aprofundar mais sobre a própria cultura livre através de palestras, mini-cursos e a troca de informação entre outros usuários.

Uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre os programas que estão com uma presença cada vez mais forte nos micros caseiros e empresariais. Acima de tudo, o FLISOL é um espaço aberto, fomentando o intercâmbio de informação entre todos os participantes.
Fonte e Créditos: Cadunico & Flisol2013

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