- Crie um planejamento do seu projeto. Veja o que você deseja, quando e como;
- Ao criar o nome da rádio, faça uma pesquisa na web e verifique se não existe o nome sendo usado por outra rádio; Caso tenha acontecido, propor troca com os alunos explicando o motivo. Assim favorecerá o desenvolvimento da criatividade.
- Defina com os alunos a logomarca da rádio. Utilize o programa Inkscape para realizar o desenho;
- Crie vinhetas da rádio e das sessões. Veja as já produzidas pelos nossos alunos e parceiros;
- A rádio deverá ser um projeto da escola, embora possa ter alguma turma, ano ou grupo de alunos responsáveis pelos programas;
- Busque apoio dos professores para realização do trabalho. Ex.: Português criar as vinhetas, Artes trabalhar logomarca;
- Discuta com os alunos o conteúdo que será publicado, garantindo um espaço que favoreça o aprendizado e cultura dos alunos;
- Evite usar a rádio para divulgar "informações improdutivas" ou sensacionalistas, já existem rádios com este tipo de conteúdo;
- Utilize a rede de comunicadores do MEC, onde você terá spots, textos e materiais para serem usados, modificados etc;
- Utilizem músicas Creative Comuns;
- Alguns implementadores optaram por programas temáticos;
- Procure integrar a rádio com a proposta pedagógica da escola.
Várias "rádios" estão sendo criadas na nossa rede como proposta de utilização do Laboratório de Informática.
Algumas dicas:
Vale conferir o trabalho dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Franklin com a implementadora Heloísa.
Vejam o relato de experiência do Projeto da Rádio Franklin no portal dos implementadores, pois este registro é uma forma de ajudar quem ainda não iniciou o trabalho!
Ouçam o novo Programa Rádio Franklin "um show de alegria em seu rádio", feito com muito carinho após visita da Rádio UNIFOA. Parabéns pelo trabalho!
Programas da Rádio Web da Escola Municipal Prefeito José Fontes Torres de Volta Redonda
O Inkscape é um editor de Gráficos Vetoriais OpenSource com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, ou Xara X. Além disso ele usa os padrões do W3C Scalable Vector Graphics (SVG).
Sozi é uma extensão para o Inkscape que pode reproduzir apresentações animadas. É organizado como um cartaz onde o conteúdo de sua apresentação pode ser exibido através de zoom e rotações que permitem focar os elementos na ordem em que você deseja mostrar.
Quando juntamos os dois temos uma ferramenta poderosa para criação de apresentações, onde os arquivos gerados tem as seguintes características:
- Leves;
- Pequenos;
- Qualidade superior;
- Podem ser exibidos em qualquer computador ou Sistema Operacional com Browser atualizado;
- Facilidade de uso;
- E o melhor Foi feito em Software Livre.
O FBI e o Google vem avisando os internautas a alguns meses atrás sobre um vírus que “desconectaria” os usuários da internet à partir de 09 de julho deste ano. O vírus, conhecido como DNS Changer, é capaz de trocar o DNS das máquinas, direcionando-as para servidores DNS zumbis, ou seja, que não resolvem os IPs dos sites em nomes.
O funcionamento prático do vírus é simples (apesar de extremamente prejudicial): quando você digita na barra de endereços do seu navegar um domínio de um site, como o www.sejalivre.org por exemplo, a sua máquina busca em um servidor de nomes (DNS) qual IP se refere a este domínio. Uma máquina infectada com o DNS Changer iria buscar em um servidor DNS que não é capaz de resolver nomes, deixando o usuário “sem conexão com a internet”. É claro que se você digitar o IP do site que quer buscar na sua barra de endereços, o navegador será capaz de abri-lo, mas imagine “gravar” o IP dos sites que você usa? E o pior: hoje muitos sites, e principalmente as redes sociais, usam redirecionamentos de nomes e IP para abrirem suas páginas, ou seja, é totalmente impraticável isso.
Nós já havíamos comentado aqui no Seja Livre sobre o DNS Changer, porém na época o FBI ainda não tinha os dados suficientes para notificar quais os Sistemas Operacionais poderiam ser infectados com esta ameaça.
Se você é usuário Linux, MAC OS, iOS e /ou Android, pode ficar tranquilo. O DNS Changer, segundo o FBI, só afeta máquinas Windows. E para saber se eu fui infectado? O DCWG, DNS Changer Work Group, criou ferramentas para lhe ajudar a entender o DNS Changer e verificar se a sua máquina foi infectada. Este site http://www.dns-ok.us/ faz uma verificação da sua máquina e lhe mostra se está tudo ok ou se você foi infectado.
Segundo os especialistas, ocorre um tempo de “incubação” até que o vírus comece a funcionar plenamente, por isso é extremamente imprescindível a consulta ao site de verificação.
Fonte e Créditos: aqui
Ao contrário da maioria dos aplicativos de apresentação, um documento Sozi não é organizado como uma apresentação de slides, mas sim como um cartaz em que a sequência de apresentação de seu conteúdo pode ser livremente estabelecida. A apresentação consiste em uma série de translações, zoom e rotação que permitem focar os elementos que você deseja mostrar. Lembra o Prezi, sendo uma opção ao formato SWF (flash).
Sozi é baseado em padrões abertos. É software livre distribuído de acordo com os termos da GPL 3.0.
Se estiver enxergando a animação abaixo é porque teu navegador possui suporte ao formato SVG. Clicar sobre a figura também faz animá-la ou interromper. Se tiveres botão de rolagem no mouse, responderá com zoom.
Fonte e Créditos: alexrsoares@gmail.com e aqui
TUTORIAL
Antes de "decorar" as teclas de atalho, faça esse pequeno treino.
Exemplo de um pequeno "tour" pelo Sistema Solar
- Selecione Marte (mars) pressionando o "4" (já que Marte é o quarto planteta por ordem de distância ao Sol). Vá até lá pressionando "G".
- Com o "shift" do teclado pressionado, use as setas para fazer giros sobre Marte. Você poderá dar voltas completas, e ver seus pólos norte e sul. Use "home" para se aproximar da superfície de Marte, e "end" para se afastar.
- Vamos então para Deimos, um dos satélites naturais de Marte. Para isso, pressione "Enter". Um campo na parte inferior da tela abriu-se. Basta então digitar o nome: deimos. Tecle "Enter" mais uma vez para confirmar, e "G" para viajar até Deimos. Você pode usar as setas mantendo a tecla "shift" pressionada para ver Deimos de vários ângulos, como feito com Marte.
- Agora vamos para o complexo sistema de Saturno. Para isso, pressione "6" (já que Saturno é o sexto planteta por ordem de distância ao Sol). Podemos ver o belo e gigantesco planeta e seu conjunto de anéis. Em torno de Saturno gravitam muitos satélites naturais. Para vê-los, vamos ativar as órbitas, pressionando a letra "O". Afaste-se um pouco do planeta, usando "end" para ver as órbitas mais afastadas. Usando "M", os nomes das "luas" de Saturno são exibidos. Podemos acelerar a simulação do tempo usando a tecla "L" umas duas ou três vezes, para assim visualizarmos sua revolução sobre Saturno. Para retornar à simulação de tempo normal, pressione a barra invertida (\).
Lista de comandos básicos para se "navegar" no Celestia.
Mouse:
- Botão esquerdo - um clique: seleciona objeto clicado.
- Botão esquerdo - mantendo clicado e arrastando: move campo de visão.
- Botão direito - um clique: abre um "menu" com opções referentes ao objeto.
- Botão direito - mantendo clicado e arrastando: gira ao redor do objeto.
Teclado:
- Setas: movem o campo de visão na direção da seta pressionada.
- Shift+Setas: faz um "giro" em torno do objeto selecionado.
- G: viaja até o objeto selecionado.
- ENTER: abre campo para se digitar nome do objeto que se quer selecionar (ex.: pressionar ENTER, digitar VENUS, e pressionar ENTER novamente para confirmação. Assim o planeta Vênus foi selecionado; para viajar até ele basta pressionar G).
- HOME: aproxima-se do objeto selecionado.
- END: afasta-se do objeto selecionado.
- 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 - De modo automático, seleciona respectivamente: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, sem necessidade de digitar seus nomes por extenso. Para sistemas extra-solares (outras estrelas que possuem planetas à sua órbita), a mesma lógica é válida. Ou seja, 0 seleciona a estrela, e 1, 2, 3, etc, selecionam os planetas que orbitam ao redor, por ordem de distância do centro do sistema.
- O: exibe a órbita/trajetória do objeto selecionado. Por padrão, exibe também as órbitas de todos os planetas e seus satélites naturais.
- L: acelera simulação do tempo num fator de 10 vezes por toque.
- K: retarda simulação do tempo num fator de 10 vezes por toque.
- Barra de Espaço: "congela" simulação do tempo.
- J: inverte direção da simulação do tempo.
- \: retorna à simulação de tempo real.
- !: configura para data e hora atual (ou a data do relógio do computador).
- &: habilita/desabilita nome de formações das superfícies das luas e planetas (no caso de Terra, exibe o nome das capitais dos países).
- Ctrl + U: divide tela verticalmente.
- Ctrl + R: divide tela horizontalmente.
- TAB: alterna entre telas criadas com Ctrl + U ou Ctrl + R.
- DELETE: elimina telas criadas com Ctrl + U ou Ctrl + R.
Menu:
- Navegation - Goto Object: viaja ao objeto especificado no campo correspondente, dando possibilidade de indicar-se também as coordenadas geográficas (latitude e longitude) e distância de observação (em km, radii ou unidades astronômicas).
- Navegation - Solar System Browser: lista todos os objetos do Sistema Solar catalogados.
- Navegation - Star Browser: lista, em número de 10 a 500, estrelas catalogadas por proximidade, brilho ou companhia planetária.
- Navegation - Eclipse Finder: calcula momento exato de eclipses solares e lunares de quaisquer planetas ou luas do sistema solar.
- Time - set time: permite configurar quaisquer data e hora exata para simulação.
- Render - View Options: permite habilitar ou desabilitar itens visuais como: atmosferas e nuvens dos planetas, órbitas de planetas, luas, naves, asteróides, exibição das caudas dos cometas, de constelações, de galáxias, etc...
- Render - Ambiente Light: regula luz ambiente entre médio (medium), baixo (low) e nenhum (none), este último sendo o que melhor corresponderia a realidade.
Nossa tradicional Festa Junina será no dia 07/07/2012!!!
Você não pode perder!
Quadrilha, comidas típicas, Concurso Rei/Rainha caipira...e muito mais!!!

Venha festejar com a gente!!!
Para facilitar a vida dos implementadores e/ou usuários foram criados vários scripts " automatização de tarefas".
Para quem já sabe dedique um tempo para ver as novidades e testá-los.
Para quem não conhece, eles aparecem como opção quando clicamos com o botão direito no gerenciador de arquivos em locais permitidos.
Hoje falaremos do script falar, como o próprio nome já diz, ele consegue ler qualquer arquivo .txt. Serve para que o aluno cego possa ter acesso a qualquer informação que esteja neste formato.
Para utilizar um scripts você deve seguir as seguintes orientações:
- Crie uma pasta na área de trabalho ou em outro lugar que quiser;
- Coloque nesta pasta o arquivo.txt que você usará o script;
- Com o botão direito em cima do arquivo, encontre scripts e localize a opção falar;
- Experimente e ouça o texto quantas vezes desejar;
- Todos os scripts têm o código disponível para estudo!
Quem testar o script, favor enviar comentários.
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Fonte: Diário do Vale 27/06/2012 |
Uma das proposta que devem ser desenvolvidas nos laboratórios da Rede Municipal é a criação de um Jornal Escolar, onde os alunos possam utilizar a escrita cumprindo sua função social e criando a cultura da produção , registro e socialização das informações de interesse da escola.
Mais um trabalho de criação de jornal vem sendo desenvolvido , agora pela implementadora de Informática Elizângela da Escola Amazonas com as turmas do 5º ano. O trabalho em parceria com a sala de aula, laboratório de Informática e direção da Escola.
Uma oportunidade de nossos alunos compararem as atividades desenvolvidas na escola e o trabalho de um jornal com maior circulação.Vejam o depoimento da diretora Silvana na reportagem completa que saiu no Diário do Vale do dia 27/06/2012.
Além do jornal,a escola mantém um blog. Parabéns a equipe pelo compromisso de uma educação de qualidade!
Physion é um software de simulações para a criação de experimentos educacionais e simuladores de Física, de maneira fácil e intuitiva. Physion pode ser usado por professores para criarem simulações para suas classes ou por alunos explorarem conceitos de Física através da criação de projetos que utilizem simulações e experimentos. As ferramentas permitem a criação de objetos físicos, incluindo engrenagens, juntas e barras que obedecem às leis da Física. É fácil e divertido de montar as engenhocas. O software tem que ser baixado. Tem versões Windows, Linux e, a MacOS será lançada em breve. Muito legal para a criação de laboratórios virtuais e investigações. Consulte o wiki para explorar todas as possibilidades de Physion.


Estivemos na Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes instalando o VRlivre 7.04 e adicionando memórias em 6 computadores do Pregão 47 do MEC.
A Coordenadora Giany, conversou com a implementadora de Informática Marilda, Supervisora Educacional e Direção, sobre as propostas para realização do trabalho no laboratório e avaliando os seguintes ítens:
Planejamento;
Registro digital do trabalho desenvolvido no portal;
Produção dos alunos;
Divulgação das orientações 2012;
Divulgação do blog e portal iaesmevr;
Projetos a serem desenvolvidos pelo implementador;
Limpeza e organização do laboratório;
A necessidade da realização de Backups periódicos dos arquivos salvos nos computadores.
Vejam o relato da implementadora Jerusa sobre o trabalho do 2º bimestre. Visitem a página da escola e vejam os outros trabalhos realizados também pela Cristiane.
Apreciem alguns trabalhos das turmas 301 e 302, realizados no Gimp no C.M.I.E. Wladir Telles. Fotografamos os alunos e aplicamos filtros & distorções.
Para decorar as crianças capricharam nas bordas. Os alunos se divertiram bastante!!






A Coordenação de Informática Aplicada à Educação realizará de 09 à 13 de julho de 2012, 5 dias de Formação Continuada para os Implementadores de Informática que atendem os alunos de 6º ao 9º anos. Essa formação terá por finalidade aprimorar os conhecimentos já adquiridos, apreender novas tecnologias e facilitar a troca de experiências entre os implementadores.
Os encontros acontecerão na Escola Municipal Pará, situada no bairro Reitro, nos seguintes horários:
Manhã: 7h30 às 11h30
Tarde: 13h30 às 17h30
Cronogramas dos encontros:
Segunda - 09/07 - Oficina de OpenShot
Terça - 10/07 - Oficina de Scribus
Quarta - 11/07 - Oficina de GeoGebra
Quinta - 12/07 - Oficina de Imagination
Sexta - 13/07 - Mostra de trabalhos do 1º semestre
OBS: Cada implementador deverá comparecer no seu respectivo turno, respeitando a pontualidade no horário, salvo aqueles que atuam nos dois turnos, que deverão comparecer no 2º turno.
Atenção: para a Oficina de Imagination, cada implementador deverá levar pelo menos 100 fotos e 2 músicas).
De acordo com o Memorando Circular nº 139/2012, as Unidades Educacionais que participarão deste trabalho, são:
C.M. Delce Horta
C.M. Getúlio Vargas
C.M. João XXIII
C.M. José Botelho de Athayde
C.M. Themis de Almeida
E.M. Espirito Santo
E.M. Jiulio Caruso
E.M. João Paulo Pio de Abreu
E.M. Juarez Antunes
E.M. Paulo VI
E.M. Maria Rosa Rodrigues
E.M. Marizinha Félix
E.M. Mato Grosso do Sul
E.M. Nilton Penna Botelho
E.M. Rubens Machado
E.M. Tocantins
E.M. Walmir de Freitas
E.M. Wandir de Carvalho

Implementadores e professores,
Estão abertas as inscrições para participação do processo seletivo de tutores à distância para o Instituto Federal Nilo Peçanha em Pinheiral.
São 31 vagas para atuação em diversas disciplinas dos cursos do programa Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), são bolsas oferecidas pelo FNDE.
A carga horária é de 16h, sendo 10 horas à distância e alguns trabalhos presenciais. Acesse o edital completo para maiores informações.
Ouçam o áudio criado pela UNICAMP que faz parte da coleção de Recursos Educacionais M3 Matemática Multimídia, abrangendo os conteúdos curriculares do Ensino Médio. A sugestão aqui é para que vocês possam utilizar a mesma estratégia criada pela equipe na produção dos programas da Rádio na escola.
Título da aula: Criação de logaritmos
Sinopse
Na aula de hoje a professora explica a Joãozinho e Sofia como ocorreu a criação dos logaritmos e sua importância no desenvolvimento de várias áreas do conhecimento. Na segunda parte da aula o destaque fica por conta do diálogo entre o professor Henry Briggs e o Lorde John Napier.

No dia 22 de junho de 2012, estaremos realizando mais uma formação continuada com nossos implementadores. O trabalho de Edição de Vídeo será realizado com os implementadores que foram convocados via memorando, exceto aqueles que receberam a ligação do setor de Educação Infantil cancelando a capacitação para que os mesmos pudessem participar do Seminário de Educação Infantil.
Esta é mais uma oportunidade para que os nossos professores utilizem este conhecimento em suas Unidades Educacionais. Conheça tutorial versão 1.3.0.

Entrevista para a Rádio Campus Party 2011 - Baixar esse Podcast

Momento Aniversariantes 2011 - Manhã - Baixar esse Podcast
Baixar esse Podcast
Dengue - Vamos Prevenir - Baixar esse Podcast

Programas da Rádio Web da Escola Municipal Maestro Franklin de Volta Redonda
Rádio Maneco - Baixar esse Podcast
No GeoGebra, vamos mostrar nesse tutorial a como criar atividade para ser executada pelo navegador web. O que popularmente é chamado de applet. A vantagem é poder utilizar o exercício em navegação offline, sem ter conexão com a internet. O implementador deverá fazer uma parceria com o professor de matemática da escola e mostrar o programa, pois o professor da disciplina poderá associar o seu conteúdo com as funcionalidades do sistema. Após a parceria criada basta utilizar a criatividade e incrementar as aulas no laboratório com o Geogebra. Conheça o Instituto GeoGebra-RJ.
"O projeto este ano acontece com as turmas 501 e 502.
Ambas as turmas estão no 1º turno, o que não quer dizer que à tarde não terá rádio.
Eu, professora Michelle e professora Gisele Tiago estamos trabalhando com os alunos em contra turnos: os alunos criam e gravam no 1º turno comigo e, à tarde, realizam os ensaios coma a professora Gisele.
Os alunos estão mostrando toda a criatividade nas composições das músicas, que estão ficando show. Este ano teremos sertanejo, funk e até axé...."
Vejam a postagem das implementadoras Michelle Rezende e Gisele da E.M. Mário Villani, numa retrospectiva dos três anos do projeto da Rádio! Parabéns mais uma vez pelo trabalho e compromisso com os alunos.
Aproveitem para troca de experiência.
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